Coreia do Sul - qual é a melhor forma de viajar

Coreia do Sul

A Coreia do Sul dispõe de um sistema de transportes públicos sofisticado e de alta qualidade, bem como de estradas e auto-estradas. Apesar das pequenas diferenças em relação aos transportes na Europa ou na América, habituar-se-á rapidamente ao sistema coreano e descobrirá que viajar aqui é muito fácil, mesmo para os turistas estrangeiros.

Comparar preços de aluguer de automóveis

Na Coreia do Sul, pode tirar partido das viagens aéreas domésticas, dos comboios de alta velocidade e dos caminhos-de-ferro locais, dos modernos autocarros de longa distância e dos transportes públicos.

De carro na Coreia do Sul

Apesar de o sistema de transportes públicos na Coreia ser sofisticado e estar muito difundido para além das grandes cidades, se quiser explorar o campo, as zonas montanhosas e a costa da Coreia, alugar um carro continua a ser a opção mais eficiente e conveniente.

Mesmo os visitantes estrangeiros podem alugar um carro na Coreia do Sul sem muita burocracia.

Para informações pormenorizadas sobre como viajar de automóvel, consulte o capítulo Aluguer de automóveis na Coreia do Sul.

Transportes aéreos nacionais

Apesar da dimensão relativamente pequena da Coreia do Sul e dos bons transportes terrestres, existe também um serviço aéreo doméstico muito ativo. No total, existem 15 aeroportos na Coreia do Sul com serviços regulares.

Viajar de avião dentro do continente raramente vale a pena, mas o custo é totalmente competitivo em relação aos comboios e autocarros em algumas rotas, especialmente se viajar com bagagem de mão.

De avião no interior do continente

O aeroporto deSeul-Gimpo GMP funciona como o principal centro de voos domésticos, sendo a ilha de Jeju e Busan os destinos mais comuns. Esta rota é percorrida 2 a 3 vezes por hora e os bilhetes de ida, quando comprados com pelo menos um mês de antecedência, custam a partir de 25 usd.

A partir de destinos no continente, há também voos para Ulsan, Gwangju, Muan e Pohang.

Procurar voos na Coreia

As rotas do continente são maioritariamente servidas pela Air Busan, Korean Air, Jin Air e Jeju Air. A Hi Air efectua voos para cidades mais pequenas.

A rota Seul - Jeju mais movimentada do mundo

A aviação doméstica coreana é a número um do mundo há vários anos. A rota do aeroporto de Gimpo, em Seul, para a popular ilha de férias de Jeju é a mais movimentada do mundo.

A rota, com cerca de uma hora de duração, regista até 200 voos por dia na época alta. Isto significa que a rota tem, sem exagero, intervalos mais curtos do que, por exemplo, o metro de Seul.

O preço médio de um bilhete de ida e volta de Seul para Jeju situa-se entre 100 e 180 dólares americanos.

Os bilhetes mais baratos são normalmente oferecidos pelas companhias T'Way Airlines, Air Busan, Jeju Air e Jin Air, sendo que a Korean Air, a Asiana Airlines e a Air Seoul oferecem o maior número de ligações.

Comboios e comboios expresso

A Coreia do Sul tem mais de 5000 km de linhas ferroviárias que ligam a maior parte das grandes cidades. No entanto, as linhas locais para as zonas rurais são mínimas, pelo que os caminhos-de-ferro na Coreia funcionam sobretudo como um meio de transporte rápido e de longa distância.

O sistema ferroviário coreano é muito moderno, com comboios novos, limpos e muito fiáveis. A rede ferroviária divide-se em linhas convencionais e linhas de alta velocidade.

Os comboios de alta velocidade na República da Coreia podem ser utilizados nos seguintes troços

  • Seul - Cheonan - Daejeon - Daegu - Ulsan - Busan (velocidade máxima de 305 km/h)
  • Seul - Cheonan - Iksan - Gwangju (velocidade máx. 305 km/h)
  • Seul - Manjong - Pyeongchang - Gangneung (velocidade máx. 260 km/h)
  • Seul - Wonju - Yeongju - Gyeongju - Busan (velocidade máx. 260 km/h)

Existem duas transportadoras ferroviárias a operar na Coreia do Sul.

Korail com os comboios de alta velocidade KTX

A empresa estatal opera tanto os comboios de alta velocidade KTX como os serviços convencionais de "stop-and-go" em todas as linhas do país.

A Korail divide os comboios em vários grupos e, ao reservar o seu bilhete, já pode deduzir a rapidez e a qualidade do serviço:

  • KTX-Sancheon - comboios de alta velocidade de última geração para velocidades superiores a 300 km/h
  • KTX-I - comboios de alta velocidade mais antigos, baseados nas unidades francesas do TGV, para velocidades superiores a 300 km/h
  • KTX-Eum - comboios modernos de alta velocidade para linhas secundárias de alta velocidade com velocidades até 260 km/h
  • ITX - comboios modernos de grande capacidade para velocidades até 200 km/h
  • Saemaul - um comboio convencional com carruagens puxadas por locomotivas, os comboios mais rápidos até à entrada em funcionamento dos comboios de alta velocidade; atualmente circulam em linhas secundárias como comboios expresso
  • Mugunghwa - comboio convencional com carruagens puxadas por locomotivas, serviços de paragem mais lentos, parando na maioria das estações ao longo do percurso
  • Nuriro - comboios igualmente lentos que o Mugunghwa, nos quais são utilizadas unidades mais modernas

Bilhetes e preços

Os bilhetes para o comboio podem ser comprados online no sítio Web oficial letskorail.co.kr ou na estação antes da partida.

Existem em todo o lado balcões de venda de bilhetes tradicionais com pessoal e máquinas de venda automática em inglês. Algumas máquinas funcionam apenas para cartões de crédito coreanos, enquanto outras funcionam apenas para cartões de crédito estrangeiros, mas estão sempre claramente assinaladas.

Os preços dos bilhetes são igualmente caros, tanto online como no local. No entanto, se viajar de comboio expresso em horários de grande movimento (manhã, tarde, sexta-feira, domingo) e precisar de apanhar o comboio à hora exacta, recomendamos que compre online. Acontece que alguns comboios esgotam com vários dias de antecedência. No entanto, isso não é um grande problema, uma vez que há muitos comboios nas linhas principais.

Também pode utilizar a aplicação Korail (Google Play / App Store).

Não é necessário imprimir um bilhete comprado online. Basta ter um código QR guardado no telemóvel, mas, na maioria dos casos, nem sequer é necessário. Terá sempre o número da carruagem e o número do lugar marcados no seu bilhete. O revisor apenas percorre o comboio e verifica se os lugares que comprou estão ocupados. Os bilhetes só são verificados se houver discrepâncias.

Além disso, todos os comboios estão equipados com wi-fi gratuito, pelo que o acesso ao bilhete no seu telemóvel está assegurado mesmo sem um cartão SIM coreano.

Exemplos de preços de bilhetes e tempos de viagem:

  • Seul - Busan
    • O comboio expresso KTX tem uma duração de 2h40 e custa 59 800 krw
    • O comboio expresso ITX tem a duração de 4h45 e custa 42 600 krw
    • O comboio com paragem em Mugunghwa tem a duração de 5:50 e custa 28 600 krw
  • Seul - Mokpo: apenas circulam comboios expresso KTX, com uma duração de viagem de cerca de 2h40 e um preço de 53 100 krw
  • Seul -Yeosu: apenas circulam comboios expresso KTX, com uma duração de viagem de cerca de 3:15 e um preço de 47 500 krw
  • Seul -Gangneung: apenas circulam comboios de alta velocidade KTX-EUM, com uma duração de viagem de cerca de 2:00 horas e um preço de 27 600 krw
  • Seul - Pyeongchang: apenas circulam comboios de alta velocidade KTX-EUM, com uma duração de viagem de cerca de 1h30 e um preço de 19 700 krw
  • Busan (Bujeon) - Mokpo: apenas circulam comboios Mugunghwa, com uma duração de viagem de cerca de 6:40 e um preço de 24 500 krw

SRT

A Super Rapid Train (abreviadamente SRT) é uma transportadora privada que opera apenas comboios de alta velocidade de/para Seul nas principais rotas coreanas.

Ao contrário da transportadora estatal Korail, em Seul, não pára na principal estação de Seul, no centro da cidade, mas sim na estação de Suseo, na periferia sudeste da cidade. Os comboios SRT operam nas seguintes rotas:

  • Suseo (Seul) - Cheonan - Daejeon - Daegu - Ulsan - Busan
  • Suseo (Seul) - Cheonan - Iksan - Gwangju - Mokpo

Na rota de Seul para Busan, há até 40 comboios por dia, enquanto que para Mokpo há 20 comboios por dia.

Bilhetes e preços

Tal como acontece com o Korail, os bilhetes podem ser adquiridos online em etk.srail. kr e nas estações, nas bilheteiras ou nas máquinas de venda automática. O preço é o mesmo para compras online e no local.

As estações mais distantes de Seul compensam o facto de os preços dos bilhetes serem mais baixos do que os do Korail:

  • SeoulSuseo - Busan: 52 300 krw
  • Seul Suseo - Mokpo: 46 100 krw

Autocarros de longo curso

É possível apanhar um autocarro para praticamente qualquer lugar. Os autocarros circulam em 15 minutos para as grandes cidades e em uma hora para as pequenas cidades e aldeias.

Os autocarros de longo curso são muito confortáveis e, ao contrário dos autocarros europeus ou americanos, têm menos um lugar na fila (disposição 2+1), o que cria muito mais espaço.

Nas rotas onde também circulam comboios expresso, os autocarros competem em termos de preço. No entanto, especialmente nas atracções turísticas ao longo da costa, mas também nas montanhas, os autocarros são o único meio de transporte possível.

Os autocarros de longa distância na Coreia do Sul dividem-se em dois tipos: ExpressBus e InterCityBus. Existem sempre várias estações de autocarros nas principais cidades, que descrevemos no nosso guia de Seul ou no nosso guia de Busan, por exemplo.

Os autocarros InterCity competem mesmo com os ExpressBus em algumas rotas, pelo que vale sempre a pena comparar os horários e os preços nos dois sítios Web abaixo indicados.

Autocarros expresso

Os autocarros expresso circulam nas principais rotas entre as maiores cidades da Coreia (mas especialmente a partir de Seul) e competem frequentemente com os comboios. Na sua maioria, circulam em auto-estradas e têm um número mínimo de paragens.

Os bilhetes podem ser comprados antes da partida na estação de autocarros ou no sítio Web kobus.co.kr. Apesar de várias empresas operarem em diferentes rotas, não é necessário visitar diferentes sítios Web ou quiosques. Tudo está integrado numa única bilheteira ou num único sítio Web kobus.co.kr.

Nos itinerários principais, não é necessário comprar bilhetes com antecedência. Existe um grande número de ligações e é praticamente impossível encontrar todas elas ocupadas.

Os preços são sempre fixados por percurso e são os mesmos para todas as empresas. Apenas são classificados de acordo com a qualidade dos autocarros, que se dividem em Económicos, Excelentes e Premium. Na prática, porém, as diferenças são pequenas e os autocarros Económicos já são excelentes em termos de conforto e estão muito longe, por exemplo, das ligações europeias ou americanas de longo curso.

Exemplos de preços (classe económica mais barata) e de duração das viagens:

  • Seul - Busan: 4 horas, preço 25 400 krw
  • Seul -Mokpo: 4 horas, preço 23 100 krw
  • Seul -Sokcho: 2h20, preço 16 400 krw
  • Seul -Pohang: 3:40, preço 22 100 krw

Autocarro InterCityBus

Os autocarros de longa distância da InterCity, igualmente confortáveis, circulam para cidades mais pequenas, mas continuam a estar acima do nível dos transportes suburbanos e são especializados em percursos mais longos, tal como os autocarros expresso. Na vida real, o passageiro não conseguirá distinguir muito entre um autocarro InterCity e um Expresso.

Os bilhetes podem ser comprados antes da partida na estação de autocarros ou online em intercitybuse.tmoney.co.kr. Apesar de várias empresas efectuarem rotas diferentes, não é necessário visitar diferentes sítios Web ou quiosques. Tudo está integrado numa única bilheteira ou num único sítio Web intercitybuse.tmoney.co.kr.

Os autocarros InterCity são frequentemente muito frequentes.

Exemplos de preços e tempos de viagem:

  • Seul - Sokcho: 2:20, preço 20 600 krw
  • Seul - Donghae: 2:50, preço 25 600 krw
  • Busan - Wando: 3:40, preço 36 900 krw
  • Busan - Mokpo: 3h40, preço 34 600 krw
  • Busan - Gangneung: 5:00, preço 39 900 krw

Ao contrário dos autocarros expresso, os autocarros InterCity não partem apenas de Seul, mas de todas as grandes cidades coreanas, a qualquer hora, em todo o país.

Os autocarros InterCity partem de todo o mundo, de todo o mundo para todo o mundo.

As cidades coreanas têm um sistema de transportes públicos bem desenvolvido. Existem metropolitanos em 6 cidades (Seul, Busan, Daejeon, Daegu, Gwangju e Incheon). Centenas de milhares de linhas de autocarros asseguram o resto dos transportes urbanos e suburbanos.

Os serviços de elétrico não funcionam em nenhuma cidade da Coreia.

Cartões de transporte

Se sabe de antemão que vai deslocar-se por várias cidades e que tenciona utilizar mais os transportes públicos, recomendamos vivamente que compre um cartão de transporte T-Money (Seul) ou Cashbee (Busan e sul do país) logo no aeroporto.

Ambos os cartões são compatíveis entre si e funcionam em todos os sistemas de transporte coreanos.

Em primeiro lugar, é necessário adquirir um cartão T-Money (ou a versão turística do Korea Tour Card) ou Cashbee em branco por 4 000 krw. Em seguida, carrega-se o cartão com o montante escolhido em qualquer máquina de venda automática de bilhetes em todo o país ou em qualquer ponto de venda 7-Eleven ou emart24, que se encontram em todo o lado, incluindo nas mais pequenas aldeias.

Se prevê fazer, pelo menos, 4 viagens de transportes públicos por dia, deverá gastar cerca de 6.000 a 7.000 krw por dia.

Em seguida, utiliza o cartão para pagar nos torniquetes do metro (sempre à entrada e à saída da estação) e em todos os autocarros do país. Nos serviços urbanos e suburbanos, embarca-se sempre pela porta da frente e "bate-se" com o cartão no validador que se encontra junto do condutor. Não se esqueça de apitar o seu cartão no validador junto à porta traseira quando sair. Só assim a tarifa será calculada corretamente.

Ferries

A rede de ferries e barcos que ligam as ilhas costeiras e exteriores ao continente e entre si é muito extensa na Coreia.

Normalmente, as companhias de navegação e os portos não têm os seus próprios sítios na Internet, pelo que descobrir os horários com antecedência é uma tarefa bastante difícil. No entanto, o facto é que os bilhetes de ferry nunca precisam de ser comprados com antecedência, sendo sempre suficiente comprá-los no local antes do cruzeiro.

Os preços são subsidiados e, por conseguinte, baixos. Em geral e de forma muito aproximada, uma viagem de ferry de 1 hora custa cerca de 5 500 krw.

Os portos mais importantes são Mokpo, Incheon, Donghae, Pohang e Wando. Mas olhando para o mapa, é evidente que existem centenas de rotas de barco ao longo de toda a península.

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