Coreia do Sul - tudo sobre aluguer de automóveis

Coreia do Sul

Descubra o campo coreano e a costa acidentada repleta de paisagens cénicas. Embora seja possível chegar às pequenas aldeias de autocarro, os serviços rurais funcionam muitas vezes apenas algumas vezes por dia.

Se viajar com mais do que uma pessoa, alugar um carro também pode ser financeiramente vantajoso, uma vez que os transportes públicos são relativamente caros.

Conduzir na Coreia do Sul tem as suas especificidades, mas a rede rodoviária é muito boa e está bem organizada. Pode ler sobre os aspectos mais complicados das estradas sul-coreanas neste artigo.

Reservar um automóvel na Coreia do Sul

Com que antecedência se deve reservar um carro na Coreia do Sul? E que empresas de aluguer de automóveis operam aqui?

A Coreia do Sul é um país um pouco peculiar, com relativamente poucas empresas de aluguer de automóveis. Entre as empresas estrangeiras, encontrará a Avis ou a Hertz, que operam aqui através da maior empresa de aluguer de automóveis da Coreia, a Lotte Rent a Car. A segunda maior empresa de aluguer local é a SK Rent a Car. Todas as empresas mencionadas são conceituadas e não há necessidade de se preocupar com negociações desleais.

Para fazer uma reserva, recomendamos que utilize um motor de comparação que compare os preços de todas as empresas de aluguer de automóveis de acordo com os critérios que especificar.

Os preços de aluguer de automóveis na Coreia do Sul não são tão susceptíveis às estações do ano como noutros países e, normalmente, para obter o preço mais baixo, basta reservar pelo menos 2 a 3 semanas antes da sua viagem.

Comparar preços - reservar um automóvel

Preços de aluguer de automóveis na Coreia

Mesmo com pouca concorrência, os preços de aluguer de automóveis na Coreia do Sul são bastante elevados. Em média, pagará aproximadamente o mesmo preço por uma semana de aluguer , 715 000 krw, independentemente da época do ano. Os preços são muito elevados para o aluguer de grandes SUV ou de limusinas mais luxuosas.

No entanto, normalmente não precisa deles quando viaja na Coreia. Não se deparará com estradas em mau estado ou colinas extremamente longas que os carros convencionais não consigam suportar.

Os preços são mais baixos na ilha de Jeju, onde se pode alugar um carro a partir de 515 000 krw por uma semana na época baixa. Os viajantes costumam alugar carros nos aeroportos internacionais, onde as auto-estradas são sempre o meio de transporte mais fácil.

Carta de condução internacional e outros documentos

Para alugar um carro na Coreia do Sul, tudo o que precisa é de uma Carta de Condução Internacional (abreviada "IDP"), que só é válida em combinação com uma carta de condução nacional. Por isso, certifique-se de que leva ambas as cartas quando viajar.

As empresas coreanas de aluguer de automóveis continuam a exigir estritamente um cartão de crédito para a reserva, não sendo possível utilizar um cartão de débito normal.

Ao reservar o seu automóvel, pode escolher o seu seguro de acordo com as suas preferências. O artigo Como alugar um automóvel no estrangeiro contém informações gerais pormenorizadas não só sobre o seguro.

As empresas coreanas de aluguer de automóveis exigem uma idade mínima de 21 anos e uma carta de condução com pelo menos 12 meses.

Regras de trânsito na Coreia do Sul

As regras de trânsito na Coreia são semelhantes às de outros países civilizados. Os condutores locais não são dos mais atenciosos e infringem frequentemente as regras, especialmente no que se refere ao excesso de velocidade e à passagem frequente dos sinais vermelhos.

Regras e princípios básicos do trânsito:

  • Conduzir pela direita (como nos EUA ou na Europa continental)
  • Velocidade máxima na aldeia - 60 km/h
  • Velocidade máxima fora da aldeia - 80 km/h
  • Velocidade máxima nas auto-estradas - sempre determinada por sinais, entre 80 e 120 km/h

Não compensa acelerar porque há radares de trânsito literalmente em todas as esquinas da Coreia. Em caso de multa, a empresa de aluguer debitará automaticamente o montante no cartão de crédito que introduziu.

Outras regras:

  • Teor de álcool no sangue permitido - 0,05%
  • Os veículos que circulam nas rotundas têm prioridade de passagem.
  • É obrigatório o uso do cinto de segurança
  • Não utilizar o telemóvel durante a condução, exceto com as mãos livres
  • As viragens à esquerda em cruzamentos com semáforos só são possíveis se existir um semáforo separado com uma seta para a esquerda
  • É legal virar à direita num semáforo vermelho, mas é necessário parar completamente o veículo antes de entrar no cruzamento

As sanções mais elevadas são aplicadas em caso de condução sob o efeito do álcool, excesso de velocidade, desrespeito dos sinais vermelhos, utilização do telemóvel durante a condução ou circulação na faixa de rodagem dos autocarros.

Oficialmente, os peões têm o direito de passagem nas passadeiras, mas apenas um mínimo de condutores segue esta regra. Mas o facto é que a maior parte das passadeiras estão equipadas com semáforos.

Sinais de trânsito

Os sinais de trânsito coreanos são praticamente idênticos aos europeus. Os sinais direccionais são sempre acompanhados por sinais em inglês, enquanto o texto adicional nos outros sinais é inteiramente em coreano.

Os semáforos estão normalmente localizados depois do cruzamento e não à frente deste.

O que procurar?

Na Coreia do Sul, encontrará nas estradas muitas coisas marotas que podem ser um incómodo.

Motas. São omnipresentes nas grandes cidades e nas aldeias e desrespeitam fundamentalmente todos os regulamentos. Especialmente nos engarrafamentos, mantenha os olhos bem abertos: uma mota pode aparecer da esquerda, da direita, em suma, de qualquer lado.

Mudar de faixa derodagem. Embora seja obrigatório utilizar o sinal de mudança de direção quando se muda de faixa, nem toda a gente segue esta regra. Além disso, é frequente os condutores mudarem de faixa literalmente no último minuto.

Portagens

Todas as auto-estradas e vias rápidas com várias faixas são estradas com portagem. Na Coreia, não existem vinhetas de autoestrada, mas as portagens são pagas nas portagens, localizadas a intervalos regulares, quer diretamente nas auto-estradas, quer nas saídas ou nas rampas de acesso.

Os preços das portagens variam. Algumas portagens cobram por distância percorrida, outras têm um preço fixo por passagem. Se pagar por distância, levanta um bilhete na máquina quando entra na autoestrada, que volta a inserir na máquina quando sai e paga o montante.

Todas as portagens têm vias azuis rápidas especiais para pagamento do Hi-Pass sem paragem. No entanto, os veículos de aluguer não dispõem normalmente deste sistema, pelo que é necessário entrar numa via com cobrança física de portagens. Abrande antes de se aproximar da portagem e evite a faixa pintada de azul com a indicação "Hi-Pass".

As faixas de pagamento com dinheiro ou cartão estão assinaladas com"현금 ".

O pagamento pode sempre ser feito em dinheiro e cartões de crédito estrangeiros. O pagamento com cartão é possível automaticamente sem ter que se comunicar com o atendente, enquanto o dinheiro geralmente é dado diretamente ao atendente ao vivo. Para além dos cartões de crédito normais, também é possível pagar com o cartão de transporte T-Money, que deve ser adquirido no aeroporto para viajar nos transportes públicos.

A tarifa habitual situa-se entre 1 800 krw e 5 000 krw.

Preços da gasolina e estações de serviço

A gasolina e o gasóleo são geralmente mais baratos na Coreia do Sul do que na Europa, mas mais caros do que nos Estados Unidos. O preço por litro varia entre 1 600 krw.

As estações de serviço são omnipresentes, tanto nas cidades como nas zonas rurais. A grande maioria das bombas é self-service e o sistema funciona de forma semelhante ao dos EUA. Descreveremos passo a passo como abastecer-se de gasolina sem ajuda. Infelizmente, a grande maioria das máquinas de pagamento está apenas em coreano, mas, mesmo assim, não é difícil abastecer.

  1. Encoste à bomba como faria em qualquer parte do mundo.
  2. Saia do carro, caminhe até ao stand e no ecrã tátil clique em start = a caixa marcada 시작하기
  3. Aparecerá um pedido para utilizar uma almofada anti-estática no suporte para reduzir o risco de acumulação de eletricidade estática. Normalmente, há uma área verde em algum lugar perto da tela com uma imagem de uma palma que você toca e, em seguida, clica em continuar = caixa marcada com 계속하기 na tela. Se seguir outros condutores, 99% deles clicarão no botão sem tocar na superfície anti-estática.
  4. Selecione o tipo de combustível que deseja recuperar e:
    • VERDE = DIESEL (경유) (também marcado a azul nos painéis de preços).
    • AMARELO (LARANJA) = BENZIN (휘발유) (também marcado a vermelho nas tabelas de preços)
  5. Seleccione o tipo de pagamento. Bombas diferentes terão uma ordem diferente de campos, mas o texto é sempre o mesmo:
    • 현금 = dinheiro
    • 신용카드 = cartão de crédito
    • outras variações referem-se a cartões de fidelidade ou cupões móveis e não precisam de ser discutidas para os visitantes estrangeiros
  6. Seleccione a quantidade de gasolina:
    • verá vários números nas linhas, o que significa sempre o montante em dezenas de milhares de won (1 = 10 000 krw, 2 = 20 000 krw e assim por diante), se escolher esta opção, a bomba parará por si só depois de esgotado o montante selecionado
    • os outros campos destinam-se à introdução de um montante específico que não seja múltiplo de dez mil
    • se selecionar um montante superior ao que pode efetivamente colocar no seu reservatório, a diferença será imediatamente reembolsada ou não será contabilizada (se pagar com cartão de crédito)
  7. Insira o seu cartão no leitor.
  8. Agora pode colocar a pistola no depósito e começar a encher. Mais uma vez, recordamos-lhe que:
    • VERDE = GASÓLEO (경유)
    • AMARELO (LARANJA) = GASOLINA (휘발유)
  9. Após o reabastecimento, basta colocar a arma de volta no suporte e não esquecer o cartão no leitor.

Qualidade das estradas e trânsito

As estradas coreanas são extremamente bem conservadas, mesmo em áreas rurais remotas. Dir-se-ia mesmo que a qualidade das estradas na Coreia do Sul é das mais elevadas do mundo.

O trânsito nas grandes cidades é muito intenso, mas as estradas têm muitas vezes várias faixas e, mesmo que fique preso num engarrafamento, é raro ficar parado no mesmo sítio durante muitos minutos. Pode ir devagar, mas estará a andar.

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