Seul - qual é a melhor forma de viajar

Noite de Seul

Seul é uma cidade enorme, com outras que se acumulam para formar uma conurbação de 25 milhões de pessoas. É por isso que os transportes em Seul são um tema que todos os visitantes da cidade têm de abordar, mesmo para viagens curtas de algumas horas, quando fazem o transbordo no aeroporto de Incheon.

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Qual é a melhor forma de se deslocar em Seul? Quanto custam os bilhetes de metro ou de autocarro e onde comprá-los? Continue a ler neste capítulo.

Bilhetes, cartão T-money e Mpass

Foram criados cartões de transporte especiais, Tmoney e Cashbee, para todo o sistema de transportes públicos de Seul e de outras cidades.

O cartão Tmoney (por vezes designado por T-money) foi originalmente criado para Seul, enquanto o Cashbee foi criado para a segunda maior cidade, Busan. No entanto, com o tempo, a validade de ambos os cartões foi alargada a praticamente todos os sistemas de transportes públicos da Coreia.

Assim, um cartão Tmoney comprado em Seul pode ser utilizado para viajar e efetuar recargas em qualquer cidade coreana, tal como um cartão Cashbee comprado em Busan pode ser utilizado para viajar em Seul.

É possível pagar os bilhetes de metro e de autocarro através dos seguintes métodos

  • Por cartão de transporte (T-money ou Cashbee).
  • Cartão Mpass
  • Dinheiro
  • Passe Discover Seoul
  • Por cartão de crédito (atualmente esta opção só existe para cartões emitidos na Coreia)

Cartão T-money

A forma mais comum e, na maioria dos casos, a mais conveniente de pagar os bilhetes é o cartão T-money. Se vier a Seul a partir de Busan ou da Coreia do Sul, também pode utilizar o cartão Cashbee local exatamente nas mesmas condições.

Informações oficiais sobre o Korea Tour Card: koreatourcard.kr

Onde comprar o Tmoney Card e quanto custa?

O T-money Card custa 4 000 krw. No aeroporto de Incheon, utilizar a máquina denominada "Korea Tour Card". Este preço não é reembolsável e não inclui qualquer tarifa. É necessário carregá-lo numa máquina separada e depois em qualquer máquina em todas as estações de metro da Coreia, bem como em todas as mini-mercearias do país (7-Eleven, emart24, por exemplo).

O T-money ou Korea Tour Card não é apenas um cartão de transporte, mas também oferece descontos em muitas lojas em todo o país, ver a lista de vantagens.

O recarregamento e a compra do T-money Card na máquina de venda automática só é possível com dinheiro; no entanto, nas lojas 7-Eleven ou emart24 e noutros retalhistas, pode pagar o recarregamento com o seu cartão de crédito.

Como é que o Tmoney Card funciona?

Depois de comprar o cartão, é necessário carregar um crédito na máquina, que pode ser utilizado para viajar. O montante depende inteiramente de si e pode carregar o crédito em qualquer um dos locais acima indicados. Se viajar apenas nos arredores de Seul, cerca de 5 000 a 8 000 krw por dia devem ser suficientes. No entanto, no dia da viagem de/para o aeroporto, pagará mais, pois só a paragem de metro AREX custa 4 750 krw.

A partir daí, basta colocar o cartão nos torniquetes das estações de metro (à entrada e à saída) ou nos leitores dos autocarros (à entrada e à saída).

Especialmente quando se viaja de autocarro, é importante não esquecer de colocar o cartão no leitor ao sair do autocarro. Só assim é possível calcular o preço correto do bilhete.

Se fizer uma transferência entre o metro e os autocarros, a viagem seguinte é calculada com um desconto significativo. O transbordo significa viagens de menos de 15 minutos.

Quanto custa a tarifa com T-money?

As tarifas com T-money são sempre mais baratas do que se pagasse em dinheiro, entre 100 e 200 won.

Uma viagem de metro no centro de Seul custa 1 250 krw com T-money. Quanto mais longe for, mais se paga (no máximo 3 500 krw, depois 4 750 krw) até ao aeroporto de Incheon.

Uma viagem de autocarro público, dependendo do tipo de autocarro, custa entre 900 krw e 1 200 krw.

Onde posso pagar com T-money?

A resposta curta é que pode utilizar o cartão Tmoney (ou Cashbee) para pagar em todos os meios de transporte na Coreia. As excepções são os autocarros de longa distância e os comboios expresso, onde o T-money não é válido. Também não pode utilizar o cartão no comboio expresso de/para o aeroporto de Incheon, mas pode utilizá-lo na paragem de metro AREX.

Mpass

Este cartão funciona como um passe de dia inteiro e de vários dias sem ter de calcular as tarifas efectivas de viagem. Permite um máximo de 20 viagens por dia, o que, como turista regular, não tem praticamente nenhuma hipótese de utilizar.

O cartão só é válido nos dias de calendário a partir da primeira utilização. Assim, se utilizar o Mpass às 12h30, por exemplo, só é válido até à meia-noite do dia de calendário e não até às 12h30 do dia seguinte.

  • 1 dia - 15 000 krw (5 000 de caução + 10 000 de crédito de transporte)
  • 2 dias - 23 000 krw (5 000 de depósito + 18 000 de crédito de envio)
  • 3 dias - 30 500 krw (5 000 de depósito + 25 500 de crédito de envio)
  • 5 dias - 47 500 krw (5 000 de depósito + 42 500 de crédito de envio)

O preço inclui um depósito de 5 000 won. Quando devolver o cartão, receberá um reembolso de 4 500 krw. O Mpass também pode ser adquirido com um cartão de crédito.

Só é possível adquirir o cartão Mpass em 4 locais em Seul:

  • Aeroporto de Incheon - Terminal 1 (7:00-22:00): Balcão de informações do aeroporto no saguão de desembarque (área pública) no portão 5 e no portão 10.
  • Estação Central de Seul (9:00-18:00 apenas nos dias úteis): na loja Tmoney Town na Porta 10
  • Centro de Informação Turística de Myeongdong, mapa de vistos (9:00-20:00)

O Mpass pode ser utilizado em toda a rede de metro de Seul, nas paragens do comboio AREX do aeroporto (ou seja, mesmo nas secções fora de Seul propriamente ditas) e nos autocarros azuis/verdes/amarelos (não turísticos de dois andares). Não é válido nos autocarros expresso vermelhos/brancos/vermelhos e no comboio expresso de/para o aeroporto. O Mpass só pode ser utilizado em Seul.

Informações oficiais sobre o Mpass: www.t-money.co.kr

Bilhetes individuais em dinheiro

É claro que também é possível comprar bilhetes individuais para todos os meios de transporte. No entanto, só se pode pagar em dinheiro e mesmo assim apenas o montante exato quando se viaja de autocarro, o que constitui uma desvantagem significativa.

Os preços dos bilhetes são apenas 100 krw mais caros do que com um cartão Tmoney, pelo que, financeiramente, vale provavelmente a pena para todos viajar com bilhetes individuais. Tendo em conta que um cartão Tmoney custa 4000 won, seria necessário efetuar mais de 40 viagens para que valesse a pena.

Passe Discover Seoul

A última opção é comprar o cartão turístico da cidade, o Seoul Discovery Pass. No entanto, seja qual for o cálculo, a compra de um vale a pena para muito poucas pessoas.

Para além do transporte, também pode usufruir de entradas gratuitas nos principais pontos de interesse de Seul, mas teria de visitar pelo menos 7 pontos de interesse num dia e estar constantemente a deslocar-se entre eles no metro ou nos autocarros.

O passe de um dia custa 50 000 krw...

Informações oficiais: discoverseoulpass.com

Qual é a melhor oferta?

Há muitas opções e muitos de vós podem estar confusos quanto à melhor opção. Infelizmente, nunca é possível dizer com certeza qual será a melhor opção para si, pois tudo depende do número total de viagens de transporte que fizer durante a sua estadia. É muito difícil fazer uma estimativa.

Preparámos 3 opções de modelos básicos para os viajantes:

1. Vou visitar a Coreia durante mais de 3 dias e tenciono sair de Seul.

Na nossa opinião, a compra de um cartão Tmoney (ou Korea Tour) é claramente a melhor opção. Devido ao preço de compra de 4 000 krw, pode não valer a pena em comparação com os bilhetes individuais, mas é sem dúvida a opção mais conveniente.

Com o cartão T-money, não tem de andar à procura de trocos sempre que viaja, não tem de calcular a quantidade exacta de dinheiro para as viagens de autocarro e não tem de se preocupar com o local e a forma de comprar bilhetes locais quando viaja para outras cidades. O T-money é válido em todo o lado e pode ser carregado literalmente em qualquer esquina...

2. Tenciono utilizar pelo menos os transportes públicos

Se sabe de antemão que vai apanhar o metro 3 a 4 vezes, no máximo, em Seul, e que depois talvez alugue um carro e vá embora, provavelmente vale a pena pagar bilhetes individuais de cada vez.

O grande inconveniente é o facto de não poder pagar com cartão, apenas com dinheiro.

3. Tenho uma longa escala no aeroporto de Incheon e visito Seul durante um dia

Se a sua viagem a Seul se processar de forma a chegar de manhã e partir ao fim da tarde ou no início da manhã seguinte, e se planear fazer turismo, vale a pena comprar um Mpass. É válido mesmo no metro do aeroporto, que é relativamente caro (comboio com todas as paragens) e, se conseguir fazê-lo num só dia, vale definitivamente a pena o preço em comparação com o T-money e o dinheiro...

Metro e comboios

Toda a área metropolitana de Seul dispõe de um sistema unificado de metro, comboios ou comboios automáticos, coletivamente designado por Seoul Subway. Todo o sistema está interligado, com a mesma tarifa em todos os percursos, é possível fazer transferências livremente entre todas as linhas e tudo pode ser consultado num único sítio Web oficial , seoulmetro.co.kr.

Devido à complexidade de todo o sistema, criámos um capítulo separado para este meio de transporte, o Metro de Seul.

Autocarros de transporte público em Seul

O sistema de autocarros em Seul é muito bom e pode literalmente chegar a todos os cantos da cidade de autocarro. Os autocarros circulam com muita frequência, têm ar condicionado e, sempre que possível, são rápidos. De facto, têm faixas especiais em longos troços do centro e das auto-estradas.

No entanto, os autocarros em Seul têm uma desvantagem (mas bastante significativa): como turista, não tem praticamente nenhuma forma de saber onde um determinado autocarro o levará.

Não existem mapas das rotas dos autocarros em Seul e também não os encontrará nas paragens. Em cada paragem de autocarro, há um itinerário de uma determinada linha, mas apenas em coreano. Em inglês, no entanto, pelo menos as estações de metro por onde a linha passa são indicadas na listagem das paragens.

No entanto, é possível planear o seu percurso de autocarro com alguma antecedência, de preferência utilizando o Google Transit, que conhece a maioria dos percursos de autocarro em Seul.

Tipos de autocarros

Existem quatro tipos de linhas de autocarro em Seul, que na prática diferem apenas no preço das passagens e no número de paragens:

  • Autocarros azuis - a maioria das linhas em Seul, as rotas de comprimento médio param na maioria das estações ao longo do percurso. Tarifa de 1 300 krw / com o cartão T-money de 1 200 krw.
  • Autocarros verdes (linha de 4 dígitos) - linhas de menor distância, param em todas as estações. Tarifa de 1 300 krw / com o T-money Card de 1 200 krw.
  • Autocarros verdes (linha de 2 dígitos) - linhas locais de curta distância, paragem em todas as estações. Tarifa de 1 000 krw / com o T-money Card de 900 krw.
  • Autocarros amarelos - linhas circulares principalmente no centro da cidade, param em todas as paragens. Tarifa de 1 200 krw / com o T-money Card de 1 100 krw. Não confundir com os autocarros turísticos amarelos de dois andares, que não fazem parte dos transportes públicos.
  • Autocarros vermelhos ou branco-vermelhos - linhas expresso de longa distância, que param apenas nas estações principais. Tarifas a partir de 2 400 krw / com o cartão T-money a partir de 2 300 krw.

Como comprar um bilhete?

Se estiver a utilizar um cartão de transporte T-money, Cashbee ou Mpass, basta colocar o seu cartão no leitor quando embarcar. O leitor indicará quanto dinheiro lhe será cobrado pela viagem. Só pode entrar em todos os autocarros pela porta da frente.

Quando sair (apenas na porta traseira), terá de voltar a colocar o cartão no leitor. O saldo de crédito do seu cartão será apresentado. É importante colocar o cartão também à saída, para que a tarifa seja calculada corretamente.

Se tenciona pagar em dinheiro, deposite a quantia exacta no cofre que se encontra no balcão do condutor.

Paragens e intervalos

Todas as paragens de autocarro em Seul estão claramente assinaladas, infelizmente apenas em coreano. No entanto, como turista, pode pelo menos ler quais as linhas que passam numa determinada paragem.

Cada paragem está assinalada com um sinal. Se estiver parado numa paragem à espera de um autocarro, este tem de parar de qualquer forma, mas é melhor fazer sinal com o braço de que está prestes a embarcar. Se quiser sair, deve premir o botão "STOP" nos puxadores das portas ou no poste entre as janelas sempre que for anunciada a próxima paragem (os anúncios são também em inglês).

A maioria das paragens tem painéis electrónicos que indicam quanto tempo demorará uma determinada linha a chegar.

Os autocarros em Seul têm intervalos muito curtos. As linhas azul e verde circulam, em média, a cada 5-10 minutos, enquanto as linhas amarela e vermelha circulam entre 10 e 20 minutos.

Táxi em Seul

Os táxis são um meio de transporte muito popular e relativamente barato na cidade. Não é difícil apanhar um táxi em praticamente qualquer bairro de Seul. Normalmente, basta parar em qualquer rua, mesmo que ligeiramente principal, e em 10 minutos conseguirá apanhar um táxi nas zonas mais afastadas de Seul. Depois, não terá de esperar nem um minuto no centro.

Todos os táxis em Seul utilizam um taxímetro e as práticas desleais são bastante raras. Os preços variam consoante o tipo de veículo, mas a maior parte é designada por Táxi Regular para um preço básico.

A taxa básica de embarque é de 3 800 krw e calculada em 100 krw por cada 132 metros percorridos ou 100 krw por cada 31 segundos de espera. Assim, o montante exato nunca pode ser totalmente calculado com antecedência.

Em Seul, existem também as aplicações Uber ou Grab, mas, na realidade, só lhe chamarão um táxi normal por um preço normal.

Pode pagar os táxis com dinheiro, cartão de crédito e cartão T-money.

Transporte para o aeroporto

Seul tem dois aeroportos internacionais, ambos acessíveis por metro e muitas linhas de autocarro. Informações pormenorizadas não só sobre os transportes mas também sobre os serviços nos terminais podem ser encontradas em páginas separadas:

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