O Japão possui uma rede ferroviária muito avançada e extremamente densa. Os mundialmente famosos comboios de alta velocidade shinkansen são complementados por comboios convencionais que levam os passageiros até às mais pequenas aldeias.
Nas rotas mais distantes, as viagens aéreas muito frequentes oferecem frequentemente a melhor relação qualidade/preço. Se comprado com bastante antecedência, um bilhete com bagagem pode ser até 30% mais barato do que um bilhete de shinkansen.
Uma alternativa barata aos comboios e aos aviões são os autocarros de longo curso, que também funcionam durante a noite, em comparação com os comboios.
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Passe de comboio do Japão
O Japan Rail Pass, abreviadamente designado por JR Pass, é um bilhete para viagens de comboio ilimitadas nos 6 ramais dos Caminhos-de-Ferro do Japão. É vendido em opções semanais e de 14 dias.
Para além do passe nacional, está também disponível uma grande variedade de passes JR regionais.
Preço do passe JR
O Japan Rail Pass nacional é vendido em três variantes diferentes - 7 dias, 14 dias e 21 dias.
Os bilhetes são vendidos para carruagens normais e para a chamada Green Car, que é o equivalente a uma carruagem de 1.ª classe.
As crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos beneficiam de um desconto de 50%.
7 dias | 14 dias | 21 dias | |
---|---|---|---|
Ordinary Car | 50 000 jpy | 80 000 jpy | 100 000 jpy |
Green Car | 70 000 jpy | 110 000 jpy | 140 000 jpy |
O Japan Rail Pass vale a pena?
Antes de comprar um JR Pass, é aconselhável calcular aproximadamente quantas vezes vai viajar e quanto vai pagar por cada viagem. Pode encontrar abaixo ligações para cada uma das companhias ferroviárias, incluindo os preços dos bilhetes.
O Japan Rail Pass é bastante caro e vale a pena se viajar frequentemente longas distâncias (pelo menos 3-4 vezes em 7 dias) e também se fizer várias viagens mais curtas.
Lembre-se também que o JR Pass não é válido nos transportes públicos, linhas de metro, eléctricos ou autocarros.
Como comprar um JR Pass?
O Japan Rail Pass só está disponível para estrangeiros e não pode ser adquirido no Japão.
Pode comprar o JR Pass no estrangeiro em retalhistas acreditados (ver lista), mas é muito mais fácil comprar online.
Existem muitos sítios Web e agências de viagens que vendem o JR Pass, mas o único sítio Web oficial dos caminhos-de-ferro japoneses onde pode adquirir o Japan Rail Pass sem custos adicionais é este:
À chegada ao Japão, deve levantar um JR Pass físico em papel.
Pode levantar um Japan Rail Pass na maioria dos aeroportos internacionais, em todas as estações de shinkansen e nos principais centros ferroviários, bem como em várias outras agências de turismo.
A lista de todos os locais onde se pode levantar um passe JR está disponível nesta página: japanrailpass.net/exchange.
Reserva de lugares - tarifa dos comboios Mizuho e Nozomi
Para viajar em qualquer tipo de shinkansen ou comboio convencional como o Limited Express, não basta ter o JR Pass, é necessário reservar um lugar na carruagem.
É possível reservar lugares nas carruagens "Reservadas", onde é sempre garantido um lugar, mas também nas carruagens "Não Reservadas", onde isso pode acontecer.
Estas reservas são gratuitas para os titulares do JR Pass. As excepções são os comboios de alta velocidade marcados como Nozomi ou Mizuho, os serviços mais rápidos que circulam entre Tóquio - Nagoya - Quioto - Osaka - Hiroshima - Fukuoka - Kagoshima.
Para viajar nestes comboios, é necessário pagar uma sobretaxa especial, ver pormenores em: japanrailpass.net/special-ticket. No entanto, existem muitos comboios ligeiramente mais lentos na rota (como os do tipo Sakura ou Kodama), nos quais pode viajar sem qualquer custo adicional.
Exceto em alguns dias muito concorridos do ano (especialmente feriados, Natal, Ano Novo, etc.), não há problemas com a disponibilidade de lugares no tipo Reserved.
Como reservar um lugar?
Pode reservar um lugar online juntamente com a compra de um Japan Rail Pass em japanrailpass.net/en/purchase/online. Todas as reservas serão depois levantadas à chegada, juntamente com o JR Pass.
Também é possível efetuar uma reserva imediatamente antes da partida em qualquer estação, na bilheteira ou mesmo numa máquina de venda automática (para o shinkansen, as máquinas estão assinaladas a verde).
Informações pormenorizadas e instruções com um vídeo podem ser encontradas aqui: japanrailpass.net/reserved-seat-reservation
Onde é que o JR Pass é válido em todo o lado?
O Japan Rail Pass abrange todos os caminhos-de-ferro de todos os ramos da empresa pública JR Railway e algumas outras linhas, incluindo alguns autocarros ou ferries.
Em contrapartida, o JR Pass não é válido em nenhuma companhia ferroviária privada.
Pode utilizar o JR Pass nos seguintes serviços:
- Todos os comboios Shinkansen no Japão, exceto os comboios Nozomi e Mizuho, aos quais se aplica uma sobretaxa
- Todos os comboios convencionais da JR Central, JR West, JR East, JR Kyushu, JR Hokkaido, JR Shikoku
- Todas as linhas de autocarros locais JR (não disponíveis para utilização com os autocarros highway )
- Ferry JR WEST para a ilha de Miyajima
- Monocarril para o aeroporto de Haneda
Bilhetes de conveniência regionais
Se não estiver a viajar por todo o Japão, os vários JR Passes regionais podem ser úteis.
Os preços são significativamente mais baixos do que o Japan Rail Pass nacional e variam entre os 12 000 jpy.
Estes passes podem ser encontrados nos sítios Web de cada uma das linhas ferroviárias JR e, normalmente, só podem ser adquiridos online, tal como o JR Pass nacional. Pode levantar o seu bilhete à chegada ao Japão nos mesmos locais que o JR Pass: japanrailpass.net/exchange.
- JR West - para Osaka, Hiroshima, Quioto, Okayama, Himeji, Tottori, Kanazawa, Toyama, Miyajima
- Lista de bilhetes baratos: westjr.co.jp/global
- JR East - para Tóquio, Aomori, Niigata, Sendai e todo o norte de Honshu
- Lista de bilhetes de conveniência: jreast.co.jp/pass
- JR Central - para a área entre Tóquio e Quioto (Nagoya, Fuji, Hammamatsu)
- Lista de bilhetes de conveniência: touristpass.jp
- JR Kyushu - para a área da ilha de Kyushu
- Lista de bilhetes vantajosos: jrkyushu.co.jp/railpass
- JR Hokkaido - para a zona da ilha de Hokkaido
- Lista de bilhetes vantajosos: jrhokkaido.co.jp/railpass
Shinkansen - tipos de comboios e bilhetes
Os comboios de alta velocidade Shinkansen podem viajar a velocidades até 320 km/h e foram os primeiros comboios de alta velocidade do mundo a funcionar em serviço regular.
Atualmente, a rede de shinkansen inclui um total de 9 linhas. Na realidade, existe uma linha principal que vai de Hakodate, no sul de Hokkaido, a Kagoshima, no sul de Kyushu, que está dividida em 5 secções que cada ramo regional da empresa pública JR Railway dá o seu nome.
A partir desta linha, existem 4 ramais mais curtos para a outra costa de Honshu.
A designação das linhas individuais é bastante simbólica e não tem grande significado para os passageiros, mas ocasionalmente estes nomes aparecem nos sítios Web das transportadoras.
Os comboios circulam frequentemente entre as linhas sem mudar de comboio.
A exceção é Tóquio, onde todos os serviços têm sempre início ou fim. Assim, nenhum shinkansen circula sem mudança em todo o Japão e há sempre pelo menos uma mudança em Tóquio.
- Tokaido Shinkansen - circula entre Tóquio e Shin-Osakastations
- Operado pela JR Central, bilhetes e horários em global.jr-central.co.jp
- A velocidade máxima é de 285 km/h
- Sany'o Shinkansen - circula entre as estações de Shin-Osaka e Hakata (Fukuoka)
- Operado pela JR WEST, bilhetes e horários em westjr.co.jp
- A velocidade máxima é de 300 km/h
- Tohoku Shinkansen - circula entre as estações de Toyko e Shin-Aomorista
- Explorado pela JR East, bilhetes e horários em jreast.co.jp
- A velocidade máxima é de 320 km/h
- Kyushu Shinkansen - circula entre as estações de Kagoshima-Chuo e Hakata (Fukuoka)
- Operado pela JR Kyushu, bilhetes e horários em jrkyushu.co.jp
- A velocidade máxima é de 260 km/h
- Hokkaido Shinkansen - circula entre as estações de Shin-Aomori e Shin-Hakodate-Hokuto (está a ser construída uma linha para Sapporo, com data de abertura prevista para cerca de 2031)
- Operado pela JR Hokkaido, bilhetes e horários em jrhokkaido.co.jp
- A velocidade máxima é de 260 km/h
- Hokuriku Shinkansen - circula entre Tóquio e Tsurugastations
- Operado pela JR East e JR WEST, bilhetes e horários em jreast.co.jp ou westjr.co.jp
- A velocidade máxima é de 260 km/h
- Joetsu Shinkansen - circula entre Tóquio e Niigatastations
- Operado pela JR East, bilhetes e horários em jreast.co.jp
- A velocidade máxima é de 275 km/h
- Nishi-Kuyshu Shinkansen - um troço muito curto entre Nagasaki e as estações de Takeo-Onsens
- Operado pela JR Kyushu, bilhetes e horários em jrkyushu.co.jp
- A velocidade máxima é de 260 km/h
- Akita Shinkansen - circula entre Morioka e Akitastations
- Operado pela JR East, bilhetes e horários em jreast.co.jp
- A velocidade máxima é de 130 km/h
- Yamagata Shinkansen - faz a ligação entre Fukushima e Shinjostations
- Operado pela JR East, bilhetes e horários em jreast.co.jp
- A velocidade máxima é de 130 km/h
Tipos de shinkansen
Existem vários tipos de shinkansen nas linhas principais. Nos serviços mais rápidos, os preços das reservas obrigatórias de lugares (mesmo para as carruagens "não reservadas") são ligeiramente mais elevados do que nos comboios mais lentos, mas a diferença é normalmente de centenas de ienes.
A tarifa básica é a mesma para todos os comboios.
As reservas de lugares ligeiramente mais caras estão disponíveis nestes tipos de comboios:
- Nozomi e Mizuho - linhas Tokaido e Sany'o
- Hayabusa - linhas Tohoku e Hokkaido
- Kagayaki - linha Hokuriku
Todos os outros comboios (como o Kodama, Sakura, Toki, Hikari, Hayate, Yamabiko, Hakutaka e outros) têm preços ligeiramente inferiores.
Carruagens Reserved / Non-reserved
Todos os conjuntos de shinkansen estão divididos em dois tipos de carruagens.
Para ambos os tipos de carruagem, é sempre necessário pagar uma reserva para além da tarifa básica. Por conseguinte, não é possível viajar em shinkans apenas com um bilhete "Shinkansen Fare", mas é sempre necessário ter um segundo bilhete com uma reserva.
- Reserved - Nestas carruagens, compra-se uma reserva para um lugar específico e garante-se um lugar, mas é sempre necessário viajar num comboio específico.
- Non-Reserved - A reserva nestas carruagens é sempre mais barata, mas não lhe é garantido um lugar e poderá ter de ficar de pé durante a viagem. Não tem de viajar num comboio específico, mas pode utilizar qualquer ligação no dia indicado no seu bilhete.
Com que frequência é que não há lugares sentados na carruagem Non-Reserved? É muito mais provável que consiga um lugar se o comboio iniciar a viagem na estação onde vai embarcar.
Por exemplo, quando viaja da estação de Tóquio, é este o caso na maioria dos comboios. No entanto, se embarcar na estação de "Shinagawa" a caminho de Osaka, por exemplo, as hipóteses de encontrar um lugar vago serão significativamente menores.
Como reservar os bilhetes
Os preços dos bilhetes e as reservas de lugares são fixos, e pode pagar o mesmo preço se comprar pouco antes da partida ou meses antes da partida através de reservas online.
Nas bilheteiras
Cada estação tem bilheteiras dedicadas à venda de bilhetes para o shinkansen (assinaladas a verde) e, normalmente, tem balcões especiais para turistas, onde os funcionários falam sempre inglês.
Os bilhetes podem ser pagos aqui com um cartão de crédito normal ou em dinheiro.
Receberá sempre dois bilhetes em papel. Um é o preço do bilhete propriamente dito e o outro indica uma reserva de lugar.
Só o bilhete com o preço do bilhete é introduzido no torniquete. Guarde sempre o bilhete, pois também é introduzido no torniquete à saída.
Na máquina
As filas de espera nas máquinas de venda automática podem ser mais curtas do que nas bilheteiras convencionais. Existem máquinas de venda automática em todas as estações e as que vendem bilhetes para o shinknsen estão novamente assinaladas a verde.
- Primeiro, tem de pagar a tarifa básica (um pequeno botão no ecrã tátil diz "Shinkansen Fare").
- Recebe um bilhete em papel
- Em seguida, tem de pagar a reserva de lugar, mesmo para as carruagens "não reservadas", em que não lhe é garantido um lugar, mas em que também é cobrado um suplemento
- Receberá um bilhete adicional em papel com uma reserva de lugar
Passa depois por um torniquete, no qual introduz apenas o bilhete, não a reserva de lugar. Guarde sempre o bilhete, pois também é introduzido no torniquete à saída.
Em linha
As reservas online estão disponíveis através dos sítios Web de todas as agências da JR no Japão (ver ligações abaixo). No entanto, ao comprar nos sítios Web oficiais, deve sempre levantar um bilhete físico em papel na estação, numa máquina de venda automática ou numa bilheteira.
As excepções são as linhas Tokaido, San'yo e Kyushu, ou seja, a secção Tóquio - Nagoya - Osaka - Hiroshima - Kitakyushu - Fukuoka - Kagoshima, onde é possível comprar bilhetes através da aplicação móvel Smart-Ex.
- Smart-Ex no Google Play / App Store
Depois de comprar um bilhete, basta anexar o código QR no torniquete e não é necessário levantar um bilhete em papel.
Horários
Os shinkansen são muito movimentados nas rotas principais. Por exemplo, no troço Osaka-Kyoto-Nagoya-Tóquio, o shinkansen circula, em média, uma vez a cada 3 a 10 minutos.
Mesmo nas rotas menos frequentes, há normalmente pelo menos 2 shinkansen por hora.
Os horários e as ligações podem ser consultados nos sítios Web das várias sucursais da Japan Railways.
Se os comboios se cruzarem entre zonas (por exemplo, Tóquio - Hiroshima), os horários serão apresentados nos sítios Web de ambas as zonas vizinhas.
- JR Central - global.jr-central.co.jp
- JR Oeste - westjr.co.jp
- JR Leste - jreast.co.jp
- JR Kyushu - jrkyushu.co.jp
- JR Hokkaido - jrhokkaido.co.jp
Comboios convencionais
Os comboios convencionais circulam em todas as zonas do Japão e, para além das grandes cidades, servem frequentemente destinos turísticos em parques nacionais, atracções naturais interessantes e pequenas aldeias.
Ao contrário dos shinkansen, que são operados por uma única empresa, a JR (ou as suas ramificações), os comboios convencionais são operados por dezenas de transportadoras diferentes no Japão.
A JR é uma das maiores transportadoras, mas existem várias pequenas transportadoras, especialmente nas rotas mais curtas à volta das grandes cidades e nas zonas rurais.
As informações sobre os horários e os preços podem normalmente ser consultadas diretamente nos sítios Web de cada uma das transportadoras.
Bilhetes e tarifas
Normalmente, os bilhetes não podem ser comprados em linha. Pode pagar facilmente os seus bilhetes antes da partida.
Existem máquinas de venda automática em todas as estações e as grandes estações dispõem sempre de uma bilheteira com pessoal.
Pode sempre encontrar o preço do bilhete no grande mapa por cima das máquinas, onde pode encontrar a sua estação de destino e selecionar o preço adequado no ecrã da máquina, de acordo com o valor escrito junto à estação. Para comprar um bilhete na bilheteira, basta indicar o destino.
Normalmente, as máquinas de venda automática só aceitam dinheiro, mas os cartões de crédito também são aceites nas bilheteiras das grandes estações.
A grande maioria das transportadoras também aceita cartões de transporte japoneses para pagamento de tarifas:
- Suica
- Pasmo
- Icoca
- Pitapa
- Toica
- Manacá
- Kitaca
- Sugoca
- Nimoca
- Hayakaken
As tarifas entre transportadoras não são normalmente compatíveis e terá de pagar um novo bilhete quando mudar de transportadora.
Sobretaxas para Limited Express
Muitas transportadoras ferroviárias operam diferentes tipos de comboios. Normalmente, diferem no número de paragens e nas melhores composições.
Os comboios mais rápidos são normalmente os que a maioria das transportadoras designa por Limited Express e é sempre necessário comprar uma reserva de lugar com o bilhete para estes comboios.
À semelhança dos shinkansen, também podem estar disponíveis as chamadas carruagens Non-Reserved, onde, embora não seja garantido um lugar, é necessário comprar uma reserva para esta carruagem.
Nos percursos em que existem comboios do tipo Limited ExpressNo entanto, existe sempre a possibilidade de apanhar comboios mais lentos de outros tipos sem ter de pagar mais por uma reserva.
Principais transportadoras ferroviárias
As maiores transportadoras ferroviárias são:
- JR Central (shinkansen e comboios regulares na área de Tóquio, Yokohama, Nagoya, Fuji, Hammatsu) - global.jr-central.co.jp
- JR West (shinkansen e comboios regulares em Osaka, Quioto, Hiroshima, Okayama, Toyama, Matsue, Tottori, Hagi, Shirahama) - westjr.co.jp
- JR East (shinkansen e comboios regulares em Tóquio, Nagano, Niigata, Sendai, Aomori, área de Akita) - jreast.co.jp
- JR Kyushu (shinkansen e comboios regulares na ilha de Kyushu) - jrkyushu.co.jp
- JR Hokkaido (shinkansen e comboios regulares em Hokkaido) - jrhokkaido.co.jp
- Kintetsu Railway (comboios em Osaka, Nara, Quioto, Parque Nacional de Yoshino, Parque Nacional de Ise-Shima, Tsu, Suzuka, Nagoya) - kintetsu.co.jp
- Meitetsu Nagoya Railroad (comboios numa vasta área à volta de Nagoya) - meitetsu.co.jp
- Keikyu (zona suburbana a sul de Tóquio, Yokohama, Yokosuka, Aeroporto de Haneda ) - haneda-tokyo-access.com
- Keio (zona suburbana a oeste de Tóquio) - keio.co.jp
- Keisei (zona suburbana a leste de Tóquio, Aeroporto de Narita ) - keisei.co.jp
- Odakyu Railway (zona suburbana a sudoeste de Tóquio, Odawara) - odakyu.jp
- Sotetsu Railway (zona suburbana a oeste de Yokohama) - sotetsu.co.jp
- Linha Ferroviária de Seibu (zona suburbana a noroeste de Tóquio) - seiburailway.jp
- Tobu Railway (zona suburbana a norte de Tóquio) - tobu.co.jp
- Caminhos-de-Ferro de Tokyu (zona suburbana a oeste de Tóquio) - tokyu.co.jp
- Hankyu (zona suburbana a norte de Osaka, Kobe e Quioto) - hankyu.co.jp
- Linha férrea de Hanshin (área entre Osaka e Kobe) - hanshin.co.jp
- Linha férreade Keihan (linha alternativa entre Osaka e Quioto) - keihan.co.jp
- Caminho de ferrode Nankai (zona suburbana a sul de Osaka, Wakayama) - howto-osaka.com
- Nishitetsu (zona suburbana em redor de Fukuoka) - nishitetsu.co.jp
Cartões de transporte japoneses
Se vai viajar muito pelo Japão em transportes públicos, o que provavelmente acontecerá, uma vez que os comboios ou autocarros podem levá-lo literalmente a todo o lado, poderá achar útil comprar um cartão de recarga de transportes.
Estes cartões são muito convenientes se não quiser pagar constantemente os bilhetes em dinheiro.
Nas linhas de longa distância e nas bilheteiras das principais estações, pode pagar os bilhetes com um cartão normal, mas nos autocarros ou em várias companhias ferroviárias privadas, muitas vezes só pode pagar em dinheiro ou com cartões japoneses.
Estes cartões podem ser carregados gratuitamente nas máquinas de venda automática ou nas bilheteiras de todas as estações de comboio e das principais estações de autocarros. Estes cartões são depois utilizados para pagar as tarifas, ligando-os sem contacto a um leitor.
Estes são os principais cartões de transporte no Japão:
- Suica
- Pasmo
- Icoca
- Pitapa
- Toica
- Manacá
- Kitaca
- Sugoca
- Nimoca
- Hayakaken
Preço dos cartões
Todos os 10 cartões de transporte japoneses têm o mesmo preço 500 jpy. Este é o preço de compra do cartão e o montante não pode ser utilizado para pagar as tarifas.
É possível carregar qualquer montante de dinheiro no cartão.
Áreas de utilização dos cartões
Cada cartão é emitido numa zona específica do Japão. Por exemplo, em Tóquio pode comprar cartões Suica ou Pasmo, em Osaka pode comprar cartões Icoca, etc.
No entanto, todos os sistemas são compatíveis entre si.
Independentemente do cartão que comprar e do local onde o comprar, pode recarregar e pagar com ele em qualquer parte do Japão.
Para além dos transportes, estes cartões também podem ser utilizados para pagamentos diários, por exemplo, em mini-mercados ou mesmo em máquinas de venda automática de bebidas.
Quanto dinheiro posso carregar no meu cartão?
Os cartões só podem ser carregados com dinheiro e há um grande número de pontos de carregamento no Japão.
Geralmente, uma viagem de transportes públicos na cidade ou numa curta distância custa cerca de 230 jpy e para distâncias mais longas (por exemplo, uma hora a uma hora e meia de viagem) paga-se entre 500 jpy e 700 jpy.
De avião no Japão
As viagens de avião no Japão têm um nível muito elevado e, para distâncias mais longas, são mais baratas do que os shinkansen se forem reservadas com antecedência (normalmente com pelo menos 3 meses de antecedência).
Os serviços entre as principais cidades e para as ilhas periféricas são extremamente frequentes e, muitas vezes, voam várias vezes por hora.
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Existem várias companhias aéreas a operar no Japão:
- All Nippon Airways - A segunda maior companhia aérea, que oferece bagagem registada até 20 kg na tarifa de base.
- Japan Airlines - a maior companhia aérea, oferece bagagem registada até 20 kg na tarifa básica
- Jetstar - transportadora de baixo custo com bilhetes muito baratos mas sem bagagem registada
- Peach - transportadora de baixo custo com bilhetes muito baratos mas sem bagagem registada
- Skymark Airlines - transportadora de baixo custo, que oferece bagagem registada até 20 kg na tarifa de base
No Japão, os aeroportos seguintes são os maiores aeroportos centrais a partir dos quais opera a maioria das rotas domésticas:
- Tóquio Haneda HND
- Osaka Itami ITM
- Sapporo CTS
- Okinawa OKA
- Nagoya Chubu Centrair NGO
- Tóquio Narita NRT
- Fukuoka FUK
Autocarros
Uma alternativa ao relativamente dispendioso shinkansen são os autocarros de longa distância, significativamente mais baratos mas também significativamente mais caros.
Estes autocarros são referidos no Japão como "Highway Buses".
A maior empresa é a Willer Travel, cujo motor de busca de bilhetes também permite encontrar ligações com outras transportadoras.
Os preços dos bilhetes são mais baixos quando reservados cerca de 1 a 2 meses antes da partida.
Pode procurar ligações e comprar bilhetes em willer-travel.com.
Aluguer de automóveis
Há muitas empresas locais e grandes multinacionais de aluguer de automóveis a operar no Japão.
O aluguer de automóveis é aconselhável se quiser viajar para as zonas mais remotas do Japão, para as montanhas e pequenas aldeias. No entanto, em geral, o Japão está bem coberto de transportes públicos e a grande maioria dos locais de interesse são acessíveis por comboio ou autocarro.
Os turistas estrangeiros podem facilmente alugar um carro no Japão. Tudo o que precisam é de uma carta de condução internacional e de uma carta de condução nacional.
O problema nas estradas japonesas é a falta de sinalização em inglês (exceto os sinais de direção).
No Japão, conduz-se pela esquerda.