A Indonésia é um país enorme, com vários milhares de ilhas, mas tem um serviço aéreo doméstico muito desenvolvido e extremamente movimentado.
Normalmente, há sempre um grande número de ferries entre duas ilhas vizinhas.
Os modernos autocarros interurbanos de longa distância operam nas ilhas maiores e existe mesmo uma rede ferroviária bem desenvolvida em Java.
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Viagens de avião
As viagens de avião são a escolha número um para as viagens inter-ilhas, mas também para percursos mais longos dentro de uma ilha.
Há um grande número de aeroportos regulares na Indonésia, e as rotas entre as principais ilhas e cidades são muito movimentadas.
Há um grande número de companhias aéreas a operar na Indonésia. Embora a sua reputação em matéria de segurança não seja muito boa, a situação está a melhorar significativamente e a aviação indonésia está a atingir rapidamente os padrões internacionais.
Preços dos bilhetes e quando comprar
Os bilhetes domésticos de ida podem ser adquiridos a partir de 30 dólares nos trajectos mais curtos.
No entanto, os bilhetes para as rotas mais longas em toda a Indonésia são bastante caros e podem custar muito mais de 250 usd por trajeto.
O preço habitual na rota mais movimentada entre Jacarta e Bali situa-se entre 70 e 100 usd para um voo de ida.
Os bilhetes mais baratos estão normalmente disponíveis 1 a 3 meses antes da partida.
Companhias aéreas na Indonésia
Há um grande número de companhias aéreas a operar no país. Embora a maior parte delas se apresente como transportadoras de baixo custo, a bagagem registada até 20 kg está normalmente incluída no preço de base do bilhete.
Pesquisa de bilhetes em airasia.com
Pode comprar voos dentro da Indonésia com as seguintes companhias aéreas.
- Garuda Indonesia - Vasta carteira de rotas, mas uma das companhias aéreas mais caras, voando principalmente a partir de Jacarta e Bali
- AirAsia - voos muito baratos de Jacarta para as principais cidades indonésias
- Lion Air - a maior companhia aérea da Indonésia, que liga quase todas as ilhas
- Batik Air - grande companhia aérea com voos frequentes a partir de Jacarta, Surabaya e outras cidades
- Citilink - companhia aérea de baixo custo com muitos voos a partir de Java, Sumatra e Bornéu
- Super Air Jet - companhia aérea ultra-baixa com voos frequentes de baixo custo a partir de Jacarta, Bali, Balikpapan e outras cidades
- TransNusa - uma pequena companhia aérea que efectua voos a partir de Jacarta e Yogyakarta, por exemplo
- NAM Air - pequena companhia aérea que voa principalmente a partir de Jacarta e Bali
Ferries entre ilhas
Os ferries operam entre as ilhas e podem transportar motas e carros.
Há também barcos rápidos entre algumas ilhas, que custam muito mais caro, mas o tempo de travessia é mais curto do que o do ferry e os barcos estão em melhores condições.
Normalmente, os barcos rápidos mais caros são os primeiros a ser oferecidos aos turistas, na esperança de que estes não procurem o ferry. Não se deixe desencorajar e peça que lhe expliquem todas as opções em pormenor.
Também pode reservar bilhetes para as melhores companhias de cruzeiros em linha, por exemplo, através destes sítios Web:
Exemplos de rotas movimentadas
Estas são as rotas em que os turistas utilizam mais frequentemente os ferries:
- Ketapang (Java) - Gilimanuk (Bali)
- Os barcos partem 24/7 a cada 15-30 minutos
- Preço: cerca de 10 500 idr, bilhete a comprar no quiosque do cais
- Tempo de viagem 45 minutos
- Merak (Java) - Bakauheni (Sumatra)
- Os barcos partem 24 horas por dia, 7 dias por semana, de 30 a 120 minutos aproximadamente.
- Preço aprox. 25 000 idr
- Tempo de cruzeiro 60 minutos
- Bali - Lombok
- Os barcos navegam em várias rotas diferentes entre aprox. 5:30 e 16:00 em média 1-2 vezes por hora
- Preço a partir de 400 000 idr para barcos rápidos, alguns cruzeiros podem ser reservados, por exemplo, através de Directferries.com
- Duração do cruzeiro 3,5 horas
Caminhos-de-ferro - comboios regulares
Os comboios de longa distância só circulam em Java e Sumatra, mas só em Java a rede ferroviária é densa e serve todas as grandes cidades.
A rede de Sumatra está dividida em três troços relativamente curtos e sem ligação entre si.
Não existem comboios de passageiros nas outras ilhas.
Todos os comboios convencionais de longa distância são explorados pela KAI - Kereta Api Indonesia.
Horários e bilhetes online
O sítio Web oficial dos caminhos-de-ferro é kai.id. Aqui pode consultar os horários e comprar bilhetes depois de se registar.
Se não conseguir comprar bilhetes através do sítio Web dos caminhos-de-ferro (muitas vezes os pagamentos com cartão estrangeiro não são efectuados), por uma pequena taxa adicional (cerca de 10 000 idr) pode facilmente comprá-los em 12go.asia ou traveloka.com.
Não é necessário imprimir os bilhetes, basta digitalizar o código QR do seu telemóvel quando passar pelo torniquete.
É altamente recomendável reservar os bilhetes para as rotas mais movimentadas em Java com pelo menos 3 semanas de antecedência, especialmente se planear viajar a uma sexta-feira, sábado ou domingo.
Pode acontecer facilmente que o comboio esteja completamente esgotado 14 dias antes da partida ou que só estejam disponíveis bilhetes caros nas melhores classes.
Preços dos bilhetes e itinerários
A maioria dos comboios é utilizada em Java, onde são igualmente rápidos ou mais rápidos do que os autocarros e incomparavelmente mais confortáveis.
Para além disso, os percursos passam por locais lindíssimos sobre as montanhas. No entanto, os bilhetes são normalmente mais caros do que os autocarros.
Eis alguns exemplos das rotas mais populares:
Percurso | Preço a partir de | Frequência |
---|---|---|
Jacarta - Yogyakarta | 410 000 idr | 3-4 vezes por dia |
Jacarta - Surabaya | 690 000 idr | 4-5 vezes por dia |
Yogyakarta - Malang | 240 000 idr | 6x por dia |
Bandung - Yogyakarta | 225 000 idr | 7-10x por dia |
No entanto, os comboios servem a maior parte das grandes cidades de Java, como Semarang, Surakarta (Solo), Cirebon, Cilacap e outras.
Em Sumatra, os comboios de longa distância só circulam regularmente nos seguintes locais
- Tanjung Karang - Kertapati (Palembang)
- Kertapati (Palembang) - Lubuk Linggau (Kota Padang)
- Comboios suburbanos nas imediações de Padang
- Medan - Rantau Prapat
Comboios rápidos
Até à data, existe uma linha de alta velocidade relativamente curta a operar na ilha de Java, que liga as cidades de Jacarta e Bandung, operada pela Whoosh.
Os modernos comboios chineses circulam a uma velocidade máxima de 350 km/h e fazem o percurso em cerca de 30 minutos.
Os bilhetes podem ser convenientemente adquiridos em linha em tickets.kcic.co.id.
Os comboios de alta velocidade param na estação de Halim, a cerca de 15 km a sudeste do centro da cidade, que pode ser alcançada por LRT a partir da estação de Dukuh Atas por cerca de 10 000 idr ou via Grab / Gojek por cerca de 50 000 idr.
Em Bandung, o comboio pára na estação de Padalarang, de onde parte um comboio suburbano de ligação gratuita ao centro, ou na estação de Tegalluar, onde não há transportes públicos.
Autocarros de longo curso
Em muitas ilhas (Java, Sumatra, Sulawesi, Bornéu) é possível percorrer longas distâncias em autocarros modernos, de maiores dimensões e com ar condicionado.
Estes autocarros são geralmente muito mais baratos do que os comboios e a frequência pode ser maior. Por outro lado, as estações de autocarros são muitas vezes difíceis de percorrer.
Muitas vezes, diferentes empresas param em diferentes estações dentro da mesma cidade.
Para obter os melhores horários, reservas de bilhetes e localização das estações, visite traveloka.com.
Através deste sítio Web, pode comprar bilhetes para muitas transportadoras diferentes em todo o país. Não precisa de imprimir o bilhete, basta mostrar o código QR no seu telemóvel.
Mini-autocarros (angkots)
Nas zonas rurais e nas pequenas ilhas, só circulam pequenos autocarros ou miniautocarros chamados "angkot".
Embora os mini-autocarros tenham uma rota designada, o destino está sempre escrito atrás do para-brisas ou na parte lateral da viatura.
Normalmente, não há horários e o "angkot" só parte para a sua rota quando está cheio.
O pagamento é sempre efectuado em dinheiro, apenas ao condutor ou ao motorista, antes do embarque.
Algumas das empresas mais modernas, em zonas turísticas como Bali ou Yogyakarta, podem até ter um horário fixo.
Transportes públicos
Nas grandes cidades, como Jacarta, Yogyakarta, Surabaya, Medan, Surakarta e Bandung, operam autocarros urbanos regulares e, em Jacarta, o metro e o comboio suburbano.
Nas cidades mais pequenas, os transportes públicos convencionais não funcionam e só é possível deslocar-se em carrinhas (angkots) com percursos fixos mas sem horários. Nestas carrinhas, paga-se sempre em dinheiro ao motorista ou ao condutor, que recolhe o dinheiro antes do embarque.
Cartões de transporte pré-carregados
Se utilizar os transportes públicos nas grandes cidades, quase nunca poderá pagar o bilhete em dinheiro.
No entanto, todos os sistemas de transportes públicos do país funcionam com cartões de transporte pré-carregados, que podem ser adquiridos em muitos locais.
Os cartões mais vendidos são
- E-money Mandiri
- BNI Tapcash
- BRIZZI
- BCA Flazz
- Cartão Multiviagens (KMT)
Estes cartões podem ser adquiridos, por exemplo, nas bilheteiras das estações de caminho de ferro ou nos mini-mercados Indomaret ou Alfa Mart.
O preço de cada cartão é normalmente de 40 000 idr, dos quais 10 000 idr já podem ser utilizados para pagar o bilhete.
Pode voltar a carregar o seu cartão com qualquer quantia nos minimercados Indomaret ou Alfa Mart, que se encontram nas mais pequenas aldeias do país.
É aconselhável manter alguma reserva no seu cartão, pois por vezes o sistema de recarga do cartão tem uma falha e não funciona durante algumas horas.
Táxi / Grab / Gojek
Muitas vezes mais cómodos (embora talvez nem sempre mais rápidos em Jacarta) são os omnipresentes táxis, muito utilizados pelos próprios indonésios.
Para os turistas, recomendamos a utilização das conhecidas aplicações móveis Grab ou Gojek, onde se sabe sempre o preço antecipadamente e também se pode pagar com um cartão introduzido na aplicação.
Estas aplicações funcionam segundo o mesmo princípio que a Uber, Bolt ou Lyft (que não operam na Indonésia).
Os preços são dinâmicos e calculados com base na procura atual, mas sabe-se sempre o preço antes da viagem. Não precisa de ter dinheiro nem de regatear com o condutor - o montante correspondente é automaticamente debitado no cartão introduzido na aplicação quando a viagem termina.
Recomendamos sempre que compare os preços em ambas as aplicações (Grab e GoJek), uma vez que utilizam algoritmos diferentes e o preço pode variar 20-30%.
A rede de auto-estradas em Jacarta e noutras grandes cidades como Medan e Surabaya está dividida em estradas com portagem e ruas livres.
Quando se viaja para fora do centro, é frequente o condutor perguntar-lhe se quer apanhar a "estrada com portagem" ou não. Recomendamos sempre que aceite, pois pode poupar até 30 minutos de condução.
A portagem custa normalmente 10 000 idr e a aplicação inclui-a automaticamente no preço final cobrado no seu cartão. Não pague nada em dinheiro ao condutor.
Alugar um carro ou uma mota
A condução na Indonésia faz-se pela esquerda.
O trânsito é intenso nas cidades, os indonésios são maioritariamente transportados em motas (muitas vezes famílias inteiras ao mesmo tempo) e não respeitam muito as leis de trânsito.
Há pouca consideração pelos outros no trânsito, todos estão a tentar chegar onde precisam de ir o mais rapidamente possível.
Além disso, é permitido conduzir uma mota em quase todo o lado, por isso não espere que a mota o evite se estiver no passeio. Os habitantes locais conduzem à vontade, mesmo na direção oposta.
Carros alugados
Se quiser alugar um carro, recomendamos que leve um condutor, pois tem muitas vantagens. Ele navega no frenético tráfego local, leva-o onde precisa de ir, não vagueia e muitas vezes dá-lhe algumas dicas. Além disso, não tem de se preocupar com a devolução do carro. Esta é frequentemente a melhor solução se quiser ver o maior número possível de pontos turísticos num curto espaço de tempo e se puder partilhar os custos com outros viajantes.
Para as empresas de aluguer de automóveis indonésias, alugar um carro com um condutor é uma opção significativamente mais comum do que alugar um carro por conta própria, e todas as empresas de aluguer o oferecem normalmente.
No entanto, se quiser conduzir sozinho, em locais turísticos como Bali, não há qualquer problema em alugar um carro sem condutor.
Os preços rondam os 330 000 idr por dia.
Comparar preços de aluguer de automóveis na Indonésia
Alugar uma mota
Alugar uma motocicleta não é um problema, há um grande número de agências de aluguer em destinos turísticos (especialmente nas ilhas de Bali ou Lombok).
Os preços de aluguer por dia dependem do destino, da procura e da concorrência. Em Java, por exemplo, é possível alugar uma mota por cerca de 60 000 idr por dia.
Em Bali, que é mais cara em geral, pode paradoxalmente conseguir uma mais barata, porque a concorrência entre as empresas de aluguer faz baixar os preços. Em Bali, pode comprar uma mota a partir de 50 000 idr.
Por outro lado, nas ilhas mais remotas, os preços são mais elevados.
Não se esqueça do capacete! O capacete é obrigatório tanto para o condutor como para o passageiro, embora estes últimos raramente o respeitem. Se alugar uma mota e tiver dúvidas sobre as regras de trânsito locais, informe-se também sobre as mesmas.