Embora os transportes públicos em Jacarta estejam a desenvolver-se rapidamente com a construção de duas linhas de metro, continuam a ser bastante complicados e pouco claros.
No entanto, é conveniente para os turistas irem a alguns sítios e, acima de tudo, os transportes públicos são muito baratos e seguros.
Os meios de transporte mais utilizados e convenientes são as aplicações móveis Grab e Gojek.
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Transportes públicos
Em Jacarta, os comboios, o metro, o metro ligeiro (que na realidade não passa de um metro elevado), os autocarros expresso BRT, os autocarros normais e os mini-autocarros funcionam para se deslocar na cidade.
Os autocarros e os mini-autocarros são abrangidos pelo sistema TransJakarta.
O melhor de tudo é que pode utilizar os mesmos cartões electrónicos de transporte para todos os meios de transporte. Além disso, alguns deles são válidos noutras cidades da Indonésia.
Tarifas - cartão JakLingko e outros
Ao viajar em qualquer tipo de transporte público em Jacarta , é necessário comprar um cartão eletrónico para carregar o montante que escolher.
Este valor é cobrado gradualmente de acordo com o número de viagens efectuadas. O crédito não utilizado não pode ser reembolsado.
Pode pagar e carregar o seu cartão com dinheiro, mas a tarifa é sempre deduzida apenas do cartão e não existem bilhetes tradicionais em papel em Jacarta.
Os cartões emitidos nos pontos de venda em Jacarta são coletivamente designados por JakLingko, mas são sempre emitidos por um banco e, na prática, é possível encontrar estes tipos de cartões:
- JakLingko - válidos apenas em Jacarta e arredores
- Comprado em máquinas nas estações de autocarros e comboios TransJakarta
- Custo de 30 000 idr, dos quais 20 000 idr são o custo do cartão propriamente dito e 10 000 idr é o crédito mínimo utilizável para as tarifas
- BNI Tapcash - válido noutras cidades indonésias (por exemplo, Yogyakarta, Bandung, Medan, Surabaya)
- Compra na bilheteira das estações de comboios do aeroporto (apenas nas estações de Manggarai e Sudirman/BNI City) ou nos minimercados Indomaret e Alfa Mart/Alfa Express
- Preço 40 000 idr, dos quais 20 000 idr são o custo do cartão e 10 000 idr é o crédito mínimo utilizável para as tarifas
- E-money Mandiri - válido também noutras cidades indonésias (por exemplo, Yogyakarta, Bandung, Medan, Surabaya)
- Compra na bilheteira das estações de comboios do aeroporto (apenas nas estações de Manggarai e Sudirman/BNI City) ou nos minimercados Indomaret e Alfa Mart/Alfa Express
- Preço 40 000 idr, dos quais 20 000 idr são o custo do cartão e 10 000 idr é o crédito mínimo utilizável para as tarifas
- BRIZZI - válido também noutras cidades da Indonésia (por exemplo, Yogyakarta, Bandung, Medan, Surabaya)
- Compra nos mini-mercados Indomaret e Alfa Mart / Alfa Express
- Preço 40 000 idr, dos quais 20 000 idr correspondem ao custo do cartão e 10 000 idr ao crédito mínimo utilizável para os bilhetes
- BCA Flazz - válido noutras cidades da Indonésia (por exemplo, Yogyakarta, Bandung, Medan, Surabaya)
- Compra nos mini-mercados Indomaret e Alfa Mart / Alfa Express
- Preço 40 000 idr, dos quais 20 000 idr correspondem ao custo do cartão e 10 000 idr ao crédito mínimo utilizável para os bilhetes
Como carregar o crédito do cartão?
Pode carregar o seu cartão JakLingko em todas as máquinas das estações de comboios e autocarros da TransJakarta. Só se pode pagar com cartão.
Os outros cartões (E-money, BNI Tapcash, BRIZZI, BCA Flazz) só podem ser carregados nos mini-mercados Alfa Mart e Indomaret, mas estes estão literalmente em cada esquina. Neste caso, pode pagar em dinheiro e com cartão.
É possível carregar estes cartões em qualquer cidade da Indonésia, não apenas em Jacarta.
Autocarros TransJakarta
Os autocarros continuam a ser, por enquanto, o principal meio de transporte, alguns dos quais circulam em corredores especiais separados dos automóveis. O metro e os comboios pendulares ainda não servem todas as atracções turísticas.
A TransJakarta tem três tipos de carreiras de autocarros.
O preço do bilhete para todas as linhas (BRT, autocarros regulares e mini-autocarros) é o mesmo - 3 500 idr para uma viagem.
Se fizer o transbordo entre duas linhas de BRT e não sair da estação (ou seja, não passar pelo torniquete), paga o preço de 3.500 rupias apenas uma vez. No entanto, se fizer a transferência entre estações ou entre tipos de autocarros, terá sempre de pagar novamente.
O horário de funcionamento da maioria das linhas é aproximadamente das 5:00 às 22:00 horas.
BRT
O Bus Rapid Transit evita parcialmente os engarrafamentos de trânsito, no entanto, os autocarros não podem evitar a paragem nos semáforos dos cruzamentos.
As linhasBRT são servidas por grandes autocarros azuis e brancos e as suas paragens são acessíveis apenas através de torniquetes. Para entrar e sair da estação, é necessário colocar um cartão eletrónico no torniquete.
Os corredores mais úteis para os turistas são os seguintes:
- Rota 1 - liga a cidade velha de Kota Tua ao Monumento Monas e depois para sul em direção ao Bloco M.
- Rota 2, 2A, 5C - liga Senen Sentral ao Monumento Monas e à estação de comboios de Gambir
- As linhas 5, 5D - ligam a parte oriental do centro (Senen Sentral, Pasar Baru) ao parque temático Ancol
- Rotas 6A, 6B - vão até ao jardim zoológico de Ragunan
Os autocarros nos corredores principais circulam com muita frequência, em média a cada 5-10 minutos, mas, por exemplo, as carreiras 1 ou 6 circulam aproximadamente a cada 2 minutos.
Alguns autocarros tendem a estar sobrelotados, mas normalmente é possível esperar pelo próximo autocarro, que estará bastante mais vazio.
Viajar nos autocarros BRT é seguro, embora seja aconselhável ter uma mochila ou mala de mão à mão (não às costas), pois pode haver carteiristas.
Alguns autocarros têm uma secção frontal reservada apenas para mulheres!
Os autocarros BRT estão representados no mapa de transportes TransJakarta juntamente com os comboios e o metro.
Autocarros regulares
Como suplemento para o transporte local em distâncias mais curtas, os autocarros cor de laranja e brancos circulam nas ruas normais ao lado dos carros, com as suas paragens nas extremidades da rua, no passeio.
No entanto, não existe um mapa dos percursos destes autocarros, mas as paragens e o número do percurso são apresentados no Google Maps, por exemplo.
Muitas vezes, a aplicação Moovit apresenta incorretamente os mapas de percursos destas linhas.
Depois de embarcar, coloque o cartão eletrónico no leitor que se encontra do lado do condutor. De forma algo ilógica, também é necessário colocar o cartão ao sair do autocarro (o preço de 3 500 idr é fixo para 1 viagem, independentemente da distância percorrida).
O leitor de cartões só se encontra na porta do condutor e não na segunda porta, pelo que também é necessário utilizar a primeira porta para sair.
Mini-autocarros (angkot)
Os pequenos microautocarros na Indonésia, conhecidos como "angkot", costumavam ser um meio de transporte extremamente popular e também extremamente confuso, especialmente nos arredores de Jacarta.
No entanto, houve uma consolidação no sistema TransJakarta e agora todos os microautocarros têm um número de linha (sempre com as letras "JAK", por exemplo JAK89) e rotas fixas.
As paragens destas rotas também podem ser encontradas no Google Maps.
Ao embarcar e desembarcar, é necessário colocar um cartão de bilhete eletrónico no leitor.
Comboios suburbanos
Os comboios suburbanos constituem a principal rede ferroviária e de deslocação da cidade. O horário de funcionamento dos comboios é aproximadamente das 5:00 às 22:00, sendo que alguns serviços das linhas B e C funcionam até às 23:00.
Os preços são calculados de forma ligeiramente diferente dos autocarros e dependem sempre da distância percorrida. No entanto, as tarifas são muito baixas.
- 3 000 idr - Preço em qualquer ponto de Jacarta, por exemplo, do centro da cidade para a cidade velha de Kota Tua
- para 6 000 idr - o preço mais elevado para os destinos mais longínquos
Ao entrar e sair da plataforma, passa-se sempre por um torniquete com um cartão eletrónico de transporte acoplado.
Em alternativa, pode comprar o cartão em todas as estações de comboio.
Em Jacarta, pode utilizar as seguintes linhas de comboio.
- A (Airport Rail Link) - A linha que liga o centro da cidade ao aeroporto CGKA de Jacartatem uma tarifa especial de 70 000 idr, que não pode ser paga com cartões electrónicos. É necessário comprar um bilhete normal em papel na máquina de venda automática.
- Frequência 30 minutos
- B - linha frequente que liga a estação de Kota de Jacarta (antiga cidade de Kota Tua) ao centro da cidade (estação de Juanda - Mesquita e Catedral) e, mais a sul, a Bogor
- Frequência 8-15 minutos
- C - linha frequente que liga Cikarang e Bekasi ao centro da cidade, onde o comboio faz um percurso circular largo à volta do centro
- Frequência 8-15 minutos
- TP - linha curta que vai da estação de Kota de Jacarta (antiga cidade de Kota Tua), passando pelo parque temático Ancol, até ao cais de Tanjung Priok
- Frequência 30 minutos
- T - vai da estação de Duri, no extremo ocidental do centro da cidade, até Tangerang e tem pouca utilização turística
- R - vai da estação de Tanah Abang até à cidade de Rangkasbitung, onde a linha suburbana LM faz a ligação à cidade de Merak (ferries para a ilha de Sumatra)
- Frequência da linha R: cerca de 15-30 minutos
- Frequência da linha LM: cerca de 6 vezes por dia
Sítio Web oficial do comboio suburbano: commuterline.id. No entanto, várias linhas não constam dos horários deste sítio, apesar de estarem normalmente em serviço.
No entanto, os horários de partida são apresentados com exatidão pelo Google Maps quando se clica no ícone de uma determinada estação.
Metro MRT + metro de superfície LRT
A rede de metro convencional tem apenas 3 linhas até à data.
- MRT - o metro clássico tem apenas a linha vermelha até agora, que é parcialmente subterrânea (no centro) e fora do centro, acima do solo
- Dukuh Atas (transferência para a estação BNI City / Sudirman) - Bloco M - Lebak Bulus
- LRT - metro subterrâneo dividido em duas linhas
- Linha verde "BK" - vai da estação de Dukuh Atas, passando pelas estações de Cikoko, Cawang e Halim (transferência para o comboio de alta velocidade) até Jati Mulya
- Linha azul "CB" - vai de Dukuh Atas, passando pelas estações de Cikoko, Cawang e TMII (mudança para comboio de alta velocidade), até Haryamukti
A frequência de todas as linhas é de aproximadamente 8 minutos e o horário de funcionamento é das 5:00 às 22:30 horas.
As tarifas são relativamente elevadas em comparação com outros meios de transporte e são calculadas de acordo com a distância percorrida.
Para o MRT, as tarifas variam entre 5 000 idr e 13 000 idr.
Nas linhas do LRT, a tarifa é de 5 000 idr para os primeiros 23 km e de 700 idr por cada 1 km adicional.
- Sítio Web oficial do MRT: jakartamrt.co.id
- Sítio Web oficial do LRT: lrtjakarta.co.id/informasi-tiket
Grab / Gojek
Para os turistas, os táxis através das aplicações móveis Grab ou Gojek são o meio de transporte mais claro e conveniente.
Vale sempre a pena comparar os preços em ambas as plataformas, uma vez que podem variar em dezenas de por cento.
Pode escolher entre carros e motas, bastante mais baratas, mas em termos de segurança, fumos não respiráveis e conforto geral, os carros, quase sempre com ar condicionado, são o melhor meio de transporte, apesar dos engarrafamentos omnipresentes.
Os preços normais para conduzir dentro de Jacarta (por exemplo, do centro da cidade até à cidade velha de Kota Tua) rondam os 30 000 idr.
Em comparação com os táxis convencionais, esta é uma poupança considerável, além de que se pode seguir a localização do carro na aplicação no momento em que ele chega e telefonar-lhe ou enviar-lhe uma mensagem de texto se ele se perder e seguir o caminho errado, o que acontece muito frequentemente.
Pagamento de portagens
A rede de auto-estradas de Jacarta está dividida em estradas com portagem e ruas livres.
É frequente o condutor perguntar-lhe se quer apanhar a "estrada com portagem" ou não, à medida que se vai afastando do centro. Recomendamos sempre que aceite, pois pode poupar até 30 minutos de condução.
A portagem custa normalmente 10 000 idr e a aplicação inclui-a automaticamente no preço final cobrado no seu cartão. Não pague nada em dinheiro ao condutor.
Táxis normais
Os táxis em Jacarta são operados por várias empresas, a maior das quais é a Bluebird.
Encontrará os seus táxis azuis claros ou cinzentos em todas as esquinas e poderá fazer-lhes sinal com um simples aceno.
Os táxis em Jacarta têm de funcionar de acordo com o taxímetro. As portagens não estão incluídas no taxímetro e são pagas como complemento da tarifa.
Os taxistas só aceitam pagamentos em dinheiro e os preços são geralmente 15% a 20% mais altos do que os das aplicações móveis Grab/Gojek.
A pé
Jacarta é uma das piores cidades do mundo para se andar a pé.
Embora existam passeios ao longo das ruas do centro da cidade, os peões não têm direito de passagem sobre os carros nas passadeiras e os cruzamentos com semáforos tornam a vida desconfortável, com intervalos muito longos.
Mesmo nos semáforos, é preciso ter muito cuidado, porque os motociclos, em particular, passam regularmente os sinais vermelhos.