O metropolitano de Londres é lendário, tanto pela sua extensa e eficiente rede como pelo facto de ser o caminho de ferro subterrâneo mais antigo do mundo.
Os primeiros comboios a vapor circularam no metropolitano de Londres, na linha Metropolitan, já em 1863.
Reservar um hotel perto de uma estação de metro
O metropolitano de Londres é tão popular que a maior percentagem de lembranças e artigos turísticos ostenta elementos do metropolitano de Londres. Algumas das lembranças mais famosas incluem o emblema típico do metro (um círculo vermelho com uma linha transversal azul com o nome da estação) ou o icónico anúncio "Please Mind the Gap Between the Train and the Platform" que alerta os passageiros em cada estação para o intervalo entre o comboio e a plataforma.
Em inglês, a expressão mais utilizada é The Tube, menos frequente e mais formal, London Underground.
A rede de 11 linhas de metro é complementada por várias rotas do metro automático DLR, do London Overground e de comboios regulares, que também podem ser utilizados para viajar pela cidade.
Linhas de metro e interfaces
O metropolitano de Londres (e, nos arredores da cidade, a superfície) é atravessado por 11 linhas de metro, que o levam a todos os pontos turísticos e atracções.
Se quiser fazer transferências rápidas no centro da cidade, pode deslocar-se muito bem no Tube sem precisar de autocarros. Há uma estação literalmente em cada esquina do centro.
Em Londres, encontrará 2 tipos de percursos: subterrâneos, com comboios mais baixos e mais apertados, e subterrâneos, com comboios bastante mais espaçosos.
As linhas de metro em Londres distinguem-se pela cor e pelo nome histórico:
- Bakerloo Line (castanho) - atravessa Londres de sudeste a noroeste, tem uma extensão de 23 km e foi inaugurada em 1906, é uma linha subterrânea. London Eye, Trafalgar Square, Piccadilly Circus, Oxford Street, Regent's Park
- Central Line (vermelho) - Direção Este-Oeste, a segunda via mais movimentada de Londres, tem 74 km de comprimento e ramifica-se em ambas as extremidades. É uma via subterrânea e está em funcionamento desde 1900. Pontos de interesse ao longo do percurso: Oxford Street, Hyde Park, Museu Britânico, Palácio de Kensington, Catedral de S. Paulo
- Circle Line (Amarela) - uma linha semi-circular que circunda o centro da cidade, passando pelas principais estações, tem 27 km de comprimento e é subterrânea, estando em funcionamento desde 1884. Palácio de Westminster, Abadia de Westminster, Big Ben, Downing Street, Palácio de Buckingham, Palácio de Kensington, Catedral de S. Paulo, Torre de Londres, Tower Bridge, London Eye, Sky Garden, Barbican
- District Line (verde) - atravessa o centro de Londres junto ao Tamisa, divide-se em vários ramais a oeste, tem uma extensão de 64 km e está em funcionamento desde 1868. Trata-se de um percurso subterrâneo com comboios mais espaçosos. Pontos de interesse ao longo do percurso.
- Elizabeth Line (Roxo) - O mais recente projeto "Crossrail" traz efetivamente uma nova linha de metro que incorpora o comboio original do aeroporto de Heathrow, uma nova ligação subterrânea através do centro de Londres e outra linha de comboio original para leste, para Shenfield e a zona de Canary Wharf. Pontos de interesse ao longo do percurso: Museu Britânico
- Hammersmith & City Line (cor-de-rosa) - a segunda linha menos utilizada corre de oeste para leste através do centro norte, cobrindo 25 km e funcionando desde 1863. Trata-se de uma linha subterrânea. Pontos de interesse ao longo do percurso: Barbacã
- Jubilee Line (cinzento) - a mais recente linha de metro, inaugurada em 1979, é uma linha subterrânea e tem uma extensão de 36 km. Greenwich, Tate Modern, The Shard, Globe Theatre, Palácio de Westminster, Abadia de Westminster, Big Ben, Downing Street, London Eye
- Metropolitan Line (Púrpura) - a linha mais antiga que vai do centro até muito para além de Londres, a via subterrânea foi inaugurada em 1863, mede 63 km e tem ramificações no extremo norte. Pontos de interesse ao longo do percurso: Barbican
- Northern Line (preto) - a linha norte-sul com as ramificações mais complexas é a mais movimentada de sempre. Trata-se de uma linha subterrânea com uma extensão de 58 km, inaugurada em 1890. Palácio de Westminster, Abadia de Westminster, Big Ben, Downing Street, London Eye, Museu Britânico, Camden Market, Sky Garden, The Shard, Oxford Street
- Piccadilly Line (Azul escuro) - A terceira linha de metro mais movimentada e mais profunda do centro, tem 71 km de comprimento e ramifica-se para oeste. Tem ligação ao aeroporto de Heathrow, entre outros, e foi inaugurada em 1906. Pontos de interesse ao longo do percurso: Piccadily Circus, Hyde Park, Palácio de Buckingham
- Victoria Line (Azul claro) - A segunda linha mais recente e a segunda mais curta, inaugurada em 1968, é uma linha de metro com 21 km. Pontos de interesse ao longo do percurso: Oxford Street, Palácio de Buckingham
- Waterloo & City Line (Turquesa) - a linha mais curta tem apenas 2 km de comprimento, é um percurso subterrâneo e não tem outras estações para além dos terminais de Waterloo e Bank. Está em serviço desde 1898
Os transbordos podem parecer caóticos ao princípio, especialmente com os espaços frequentemente apertados das estações de metro históricas e os corredores mais longos que serpenteiam de várias formas com muitas escadas e escadas rolantes.
Mas se ler os sinais de forma consistente, não se pode perder.
A sinalização é muito clara e leva-o exatamente para onde quer ir. É importante saber sempre o nome da última estação na direção em que se vai. Assim, nunca se perderá.
Preços dos bilhetes e como comprar?
Londres e a área circundante estão divididas em 6 zonas tarifárias, o preço do seu bilhete também se baseia nisto.
A forma mais fácil e mais barata de pagar os bilhetes é com o seu próprio cartão de crédito (sem contacto).
A entrada em cada estação de metro faz-se através de torniquetes, onde coloca o seu cartão num leitor amarelo e passa. Ao sair da estação, passa novamente pelo torniquete, onde tem de voltar a colocar o seu cartão no leitor para que o preço seja calculado corretamente.
O sistema também funciona quando se paga com um telemóvel, relógio ou outro dispositivo que possa ser carregado com o seu próprio cartão.
O sistema de bilhetes diários é substituído pelo chamado "bilhete para todo o dia". Daily Caps, O montante máximo que pode ser debitado no seu cartão por dia de calendário é substituído por um montante máximo por dia. Se o utilizador atingir este limite, terá de continuar a colocar o cartão no torniquete, mas não será debitado mais nada no seu cartão. Devido ao elevado custo dos bilhetes simples em Londres, o limite máximo por dia será sempre atingido.
Também pode utilizar bilhetes em papel, mas estes são mais caros do que o pagamento com cartão. Por outro lado, os mesmos preços aplicam-se ao pagamento com um Oyster Card, que não vale a pena para os turistas, uma vez que o seu valor de compra é de 5 libras esterlinas e não há qualquer vantagem em utilizá-lo em vez do seu próprio cartão.
- Zona 1 ou 1+2: sem contacto 8,90 gbp / 16,60 gbp com um bilhete em papel, tarifa máxima semanal de 44,70 gbp
- Zonas 1 a 3: sem contacto 10,50 gbp / 16,60 gbp com bilhete em papel, tarifa máxima semanal de 52,50 gbp
- Zonas 1 a 4: sem contacto 12,80 gbp / 16,60 gbp com bilhete de papel, tarifa máxima semanal de 64,20 gbp
- Zonas 1 a 5: sem contacto 15,30 gbp / 23,60 gbp com bilhete em papel, tarifa máxima semanal de 76,40 gbp
- Zonas 1 a 6: sem contacto 16,30 gbp / 23,60 gbp com bilhete em papel, tarifa máxima semanal de 81,60 gbp
- Lista completa de preços: tfl.gov.uk/fares
A tarifa máxima semanal é calculada para cada semana de calendário, de segunda-feira a domingo. Assim, se estiver em Londres de quarta a quarta, por exemplo, o seu limite semanal começará a contar duas vezes - de quarta a domingo e de segunda a quarta.
As tarifas simples no centro de Londres baseiam-se em 2,50 gbp a 6 gbp.
Mapa das linhas do metropolitano de Londres
Produzimos um mapa interativo do Tube, da Elizabeth Line, do tubo automático DLR e dos comboios London Overground aqui:
Os mapas oficiais do metro e dos comboios em Londres estão disponíveis para transferência no sítio Web Transport for London: tfl.gov.uk/maps/track/national-rail
Perturbações e sinais no metro
Devido à idade e à complexidade do sistema do metropolitano de Londres, é de esperar que haja encerramentos muito frequentes, geralmente aos fins-de-semana. No entanto, há também emergências ocasionais e, por vezes, até algumas estações são encerradas por falta de pessoal.
É sempre uma boa ideia consultar o sítio Web da empresa de transportes na secção sobre encerramentos para ver se a sua linha de metro está a funcionar em pleno.
Também é uma boa ideia ter um mapa do metro offline descarregado no seu telemóvel, uma vez que não há sinal nas secções subterrâneas do metro.
DLR: Docklands Light Railway
A zona leste de Londres, na moderna área de Canary Wharf, é servida por várias linhas de metro automáticas sem condutor DLR.
As linhas DLR diretas percorrem os seguintes itinerários:
- Bank - Limehouse - Canary Wharf - Cutty Sark - Greenwich - Lewisham
- Bank - Limehouse - Poplar - Canning Town - Aeroporto da Cidade de Londres - Woolwich Arsenal
- Tower Gateway - Limehouse - Poplar - Canning Town - Royal Victoria - Beckton
- Stratford International - Stratford - West Ham - Canning Town - Aeroporto da Cidade de Londres - Woolwich Arsenal
- Stratford - West Ham - Poplar - Canary Wharf - Cutty Sark - Greenwich - Lewisham
O sistema de venda de bilhetes é o mesmo que o do metro. O utilizador entra e sai da estação através de torniquetes com leitores de cartões.
Comboios Overground e National Rail
A rede de linhas do metropolitano e do DLR é complementada por comboios subterrâneos convencionais operados em parte pela London Transport (London Overground e Elizabeth Line) e em parte por várias companhias ferroviárias que operam a partir de Londres para outros destinos ingleses sob a marca National Rail.
Todos os serviços de comboios locais dentro das zonas 1-9 de Londres podem ser utilizados com as tarifas acima indicadas. O pagamento dos bilhetes com o seu próprio cartão de crédito através dos torniquetes que atravessa em cada estação funciona da mesma forma.