Se quiser passear honestamente por Londres, é inevitável comprar um bilhete para os transportes públicos. Não só os vários pontos de interesse estão espalhados pela cidade a grandes distâncias, como o alojamento no centro também não é dos mais baratos.
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Quais são as melhores formas de pagar os transportes públicos de Londres? Quanto custam os bilhetes diários e onde comprar bilhetes para os transportes públicos em Londres?
Preços dos bilhetes e pagamento
Existem várias formas de pagar o seu bilhete em Londres.
O seu próprio cartão de pagamento (sem contacto)
A forma mais fácil de pagar os transportes públicos em Londres é com o seu próprio cartão de pagamento sem contacto. Naturalmente, também é possível utilizar um telemóvel, um relógio e outros dispositivos que possam ser carregados com um cartão de pagamento para pagar.
Basta colocar o cartão no sensor ao passar pelos torniquetes ou ao entrar no autocarro, e depois novamente ao sair. A viagem fica assim registada.
O sistema é seguro e está coberto pela chamada "passagem de cartão". daily capsO sistema é seguro e está coberto pelo chamado "cartão de passagem", que pode ser descrito como o equivalente a um bilhete diário. Por outras palavras, mesmo que passe o dia inteiro nos transportes públicos e passe o seu cartão repetidamente no leitor, não lhe será cobrado mais do que o preço do "limite diário" para essa zona específica nesse dia de calendário.
Os limites diários são diferentes para:
- Tube, Rail, London Overground e DLR
- Autocarros e eléctricos
Se viajar apenas de comboio (excluindo os eléctricos), pagará um pouco menos pelo limite diário do que se viajar também de autocarro.
Se viajar apenas de autocarro, pagará significativamente menos pelo limite diário do que se viajar de metro, mas os autocarros são inutilizáveis para viagens longas devido à sua lentidão, pelo que provavelmente não conseguirá evitar o metro.
Para mais informações, incluindo a forma de registar o seu cartão (que lhe permite seguir os seus movimentos na cidade), visite o sítio Web oficial dos Transportes de Londres.
Onde e como posso utilizar o meu próprio cartão?
Pode utilizar o seu próprio cartão para pagar os bilhetes em todos os transportes em Londres:
- Tube (Metro) - coloque o seu cartão/mobile no torniquete ao entrar e sair da estação.
- Autocarros vermelhos da TfL - basta colocar o seu cartão no leitor dentro do autocarro quando entrar. O cartão já não "apita" à saída
- DLR Docklands Light Railway (metro automatizado) - basta colocar o cartão no leitor azul-amarelo-cinzento à entrada e à saída da estação, não passar pelos torniquetes como no metro, procurar o sinal "Card reader" (leitor de cartões)
- Comboios Overground de Londres
- Comboios Elizabeth Line (efetivamente uma nova linha de metro a partir de 2022)
- Comboios National Rail (apenas nas zonas tarifárias dos transportes públicos de Londres)
- Elétrico - o cartão é ligado ao leitor no interior do elétrico apenas no momento do embarque
O sistema é o mesmo para todos os tipos de comboios. Mais uma vez, as grandes estações têm torniquetes à entrada e à saída da plataforma; nas pequenas estações nos arredores de Londres, poderá encontrar apenas leitores localizados nas plataformas.
Oyster card
Carrega-se um cartão de crédito em Oyster card e, durante a viagem, coloca-se o cartão nos leitores amarelos, sendo-lhe deduzida a tarifa. O sistema funciona, portanto, exatamente da mesma forma que quando se paga com o próprio cartão de crédito. A tarifa é a mesma e paga-se 5 libras esterlinas para adquirir um Oyster Card.
Quando compra um Oyster Card (ver lista dos pontos de venda), carrega o cartão com o crédito que desejar, que será debitado progressivamente em função das deslocações.
Em comparação com um cartão de crédito normal, o Oyster Card não tem qualquer vantagem para o turista. Pelo contrário, pagará mais devido ao preço de compra do próprio cartão de 5 libras.
Travelcard (bilhete em papel)
Os transportes públicos de Londres também oferecem uma opção conservadora para aqueles que, por alguma razão, não querem usar os seus cartões de crédito. Pode comprar bilhetes tradicionais em papel nas máquinas existentes em todas as estações de metro e comboio, mas estes são mais caros do que pagar com cartão de crédito/débito.
Preços dos bilhetes e zonas
Londres e os seus arredores estão divididos num total de 9 zonas tarifárias. Quanto mais zonas atravessar, mais cara será a tarifa. A maior parte das atracções situa-se nas zonas 1 e 2, pelo que, no máximo, viajará de/para o seu hotel nas zonas mais altas.
Uma vez que as tarifas simples são muitas vezes tão caras como as tarifas com limite diário, segue-se um exemplo do preço do limite diário que será cobrado no seu cartão, independentemente do número de viagens.
Daily caps para metro, DLR, comboio
- Zona 1 ou 1+2: sem contacto 8,90 gbp / 16,60 gbp com um bilhete em papel, tarifa máxima semanal de 44,70 gbp
- Zonas 1 a 3: sem contacto 10,50 gbp / 16,60 gbp com bilhete em papel, tarifa máxima semanal de 52,50 gbp
- Zonas 1 a 4: sem contacto 12,80 gbp / 16,60 gbp com bilhete em papel, tarifa máxima semanal de 64,20 gbp
- Zonas 1 a 5: sem contacto 15,30 gbp / 23,60 gbp com bilhete em papel, tarifa máxima semanal de 76,40 gbp
- Zonas 1 a 6: sem contacto 16,30 gbp / 23,60 gbp com bilhete em papel, tarifa máxima semanal de 81,60 gbp
- Lista completa de preços: tfl.gov.uk/fares
A tarifa máxima semanal é calculada para cada semana de calendário, de segunda-feira a domingo. Assim, se estiver em Londres de quarta a quarta, por exemplo, o seu limite máximo semanal começará a contar duas vezes - de quarta a domingo e de segunda a quarta.
Tarifas individuais e Daily caps para autocarros e eléctricos
- 1,75 gbp - tarifas para 60 minutos
- 5,25 gbp - limite diário
- 24,70 libras esterlinas - limite de 7 dias (conta 7 dias a partir da viagem inicial, e não apenas de segunda a domingo como no metro)
Os descontos para crianças, estudantes e idosos não estão disponíveis, exceto se for titular de um cartão Oyster de longa duração.
Metro
O Tube e o Overground são os principais meios de transporte para viajar em Londres e arredores e, para a grande maioria das viagens, só precisará de os utilizar.
Navegar no metro parece um desafio no início, mas não é, tudo está claramente descrito e só precisa de saber o nome do terminal da linha que pretende utilizar e a transferência correta está garantida.
Como o metro e os comboios são um sistema muito complexo em Londres, preparámos um capítulo separado para este tipo de transporte:
Autocarros e autocarros de dois andares
Toda a cidade de Londres pode ser percorrida a bordo de um típico autocarro vermelho de dois andares. A viagem de autocarro é lenta, mas é um passeio turístico com todos os ingredientes. Basta apanhar um autocarro que tenha lugares vagos na primeira fila do convés superior e depois é só desfrutar.
Embora nem todas as rotas tenham os autocarros vermelhos de dois andares tão típicos de Londres, não tem de se preocupar com esperas. A grande maioria das rotas no centro é servida por autocarros de dois andares, que são literalmente omnipresentes.
Mesmo nos autocarros, é possível utilizar um cartão de crédito. O embarque só é feito pela porta da frente, onde se "apita" para o leitor. À saída, o cartão já não está preso ao leitor.
Todas as paragens de Londres estão sinalizadas. Se estiver à espera de um autocarro, deve acenar ao motorista, mas se quiser sair, deve premir um dos botões "stop", que estão colocados por toda a carruagem, com bastante antecedência.
Linhas turísticas para entrar:
- Autocarro 9 (os antigos autocarros de dois andares circulam aqui) Piccadilly Circus -> Albert Hall
- Autocarro12 Parlamento -> Piccadilly Circus
- Autocarro 15 (os antigos autocarros de dois andares circulam aqui) Strand (ou Trafalgar Square) -> Torre de Londres
- Autocarro 49 Palácio de Kensington -> Estação de Gloucester Road
- Autocarro 74 Thurloe Place -> Baker Street
- Autocarro 453 Baker Street -> Trafalgar Square
Para obter mapas das rotas de autocarro por bairro, visite tfl.gov.uk/maps/bus, e para obter os horários, visite tfl.gov.uk/travel-information/timetables.
Caminho de ferro ligeiro de Docklands
Um bairro moderno que surgiu nas antigas docas na zona oeste de Londres, é servido por um sistema de metro automático sem condutor chamado DLR: o Docklands Light Railway.
As linhas individuais não são distinguidas por números ou cores, mas as transferências são claramente sinalizadas e simples, sempre numa única plataforma de cada vez, sem necessidade de mudar.
O sistema funciona da mesma forma que um metro convencional. Passa-se por torniquetes à entrada e à saída da estação e é sempre necessário colocar um cartão de crédito ou um bilhete em papel no leitor.
Comboios em Londres
Dentro da chamada "Grande Londres", ou seja, nas zonas 1-9, também pode utilizar todos os comboios locais que circulam exclusivamente dentro de Londres (London Overground) ou companhias individuais de Londres para os arredores (National Rail), pagando as tarifas de Londres.
Os comboios são uma forma ideal de se deslocar de destinos mais afastados do centro, onde são sempre um meio de transporte significativamente mais rápido do que o Tube. Entretanto, a frequência dos serviços ferroviários é semelhante à do metro nos subúrbios, funcionando normalmente uma vez a cada 6 a 10 minutos. Para informações mais detalhadas, consulte o capítulo O metro e os comboios em Londres.
Táxi / Uber / Bolt
Uma opção de transporte elegante é o tradicional „cabbie“ ou táxi preto de Londres. Não é barato.
Uma viagem de curta distância (1 milha) custa cerca de 4 a 7 libras esterlinas, e para distâncias mais longas dentro da cidade custa cerca de 3-4 libras esterlinas por milha. Pode pagar com cartão em todos os táxis, e a desonestidade dos taxistas londrinos para com os turistas é bastante rara.
As aplicações de táxi alternativas, como a Uber e a Bolt, são muito populares em Londres, operando a todas as horas do dia e da noite e são normalmente bastante mais baratas do que os táxis tradicionais. Podem até ser mais baratos do que os transportes públicos para viagens mais longas e com mais pessoas.
Transporte por barco - River Bus
Para além dos navios de cruzeiro, os ferries de transporte público chamados River Bus percorrem as águas do Tamisa em várias rotas. Não existem tarifas diárias regulares ou limites máximos diários, mas, mais uma vez, os bilhetes podem ser pagos com um cartão, bastando passar num leitor.
As tarifas são discriminadas por zona e variam entre 5,60 gbp e 9,60 gbp.
Também pode pagar a sua viagem através da aplicação Uber.
Elétrico
Para muitos turistas, é uma surpresa saber que também se pode andar de elétrico em Londres. É certo que apenas na periferia da cidade e para fins turísticos praticamente não se usa o elétrico, mas esta informação pode ser útil.
Duas linhas de elétrico partem da estação de comboios de West Croydon, nos subúrbios do sul de Londres, para Wimbledon e, mais a sul, para os bairros de Beckenham e New Addington.
As tarifas do elétrico funcionam da mesma forma que as dos autocarros. Ao embarcar e desembarcar, passa o seu cartão no leitor que se encontra na carruagem. Ao contrário dos autocarros, o embarque é feito por todas as portas.
Teleférico IFS Cloud
Na zona leste de Londres, pode atravessar o rio Tamisa em grande estilo no teleférico IFS Cloud, um teleférico suspenso que serve simultaneamente para atravessar rapidamente o rio e como atração turística com excelentes vistas.
A tarifa do teleférico é separada dos outros meios de transporte e não está sujeita aos "Daily Caps", os limites máximos diários. Uma viagem custa 6 libras esterlinas, ida e volta 12 libras esterlinas.
Informações e horários podem ser encontrados em tfl.gov.uk/london-cable-car.
Transportes noturnos em Londres
Os serviços regulares de metro, comboio e autocarro diurnos funcionam no subsolo e na superfície de Londres entre as 5h e as 12h15.
Depois, durante a noite, existem cerca de 40 carreiras especiais de autocarros por dia, sempre assinaladas com a letra N e um número de linha. Estas circulam a intervalos de 15-30 minutos durante toda a noite e as tarifas são as mesmas que as dos serviços diurnos.
Além disso, existem serviços noturnos nas linhas Central, Victoria, Jubilee, Piccadilly e Northern Tube de sexta a sábado e de sábado a domingo à noite. Para além destas, existe uma linha London Overground de Higbury/Islington a New Cross.