A rede de transportes públicos de Quioto é densa e inclui um metro, várias empresas de autocarros, autocarros turísticos e várias empresas ferroviárias.
A maior parte das vezes, utilizará os autocarros para chegar a todos os locais de interesse. No entanto, é de esperar longos períodos de viagem e, frequentemente, carruagens muito cheias.
O metro também proporciona ligações rápidas, mas, ao contrário dos autocarros, serve mais os habitantes locais e não vai a muitos dos locais de interesse.
A forma mais rápida de chegar à zona de Arashiyama é de comboio.
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Bilhetes diários cómodos
O sistema tarifário é diferente para as várias empresas de transportes e, especialmente no caso dos transferes ou dos bilhetes diários, é bastante difícil saber para que linhas é válido um determinado bilhete e para quais não é.
Em Quioto, existem dois tipos básicos de passe diário + um passe popular para toda a área de Kansai.
Preço | Validade | |
---|---|---|
Metro e autocarro 1 dia | 1 100 jpy |
Metro de Quioto |
Metro 1 dia | 800 jpy | Metro de Quioto |
Passe de comboio de Kansai | 5 600 jpy - 2 dias 7 000 jpy - 3 dias |
Metro de Quioto Metro de Osaka Caminhos-de-ferro privados (região de Kansai) ** Eléctricos e alguns teleféricos |
* Para estas transportadoras, o bilhete para todo o dia só é válido em algumas linhas:
- Autocarro de Quioto - válido em todas as linhas, exceto nas linhas 10, 18, 32, 34, 51, 54, 90, 95
- Autocarro JR Oeste - válido apenas na estação de Quioto - Toganoo (linha Tako-Keihoku)
- Autocarro Keihan - válido apenas nas linhas 29, 29C, 84, 901
** O Kansai Railway Pass dentro de Quioto não é válido em todas as companhias ferroviárias:
- Comboios JR - não pode ser utilizado
- Comboio Keihan - pode ser utilizado
- Comboio Eizan - pode ser utilizado, exceto para embarque na estação Demachyianagi (por isso, se for transferido do comboio Keihan, deve pagar um bilhete na estação mais próxima "Mototanaka" ou caminhar cerca de 1 km)
- Teleféricos de Eizan - não podem ser utilizados
- Caminho de ferro Hankyu - pode ser utilizado
- Kintetsu Railway - pode ser utilizado
- Eléctricos Randen (Keifuku Railway) - não pode ser utilizado
Metro e autocarro 1 dia
Um bilhete de dia inteiro para as duas linhas de metro e todas as linhas de autocarro de Quioto é o melhor preço para se deslocar na cidade.
- 1 100 jpy
- Válido para 1 dia de calendário e não para 24 horas
Vale a pena se fizer mais de 4 viagens de metro ou de autocarro num dia, mas pode facilmente fazer isso se visitar 2-3 pontos turísticos mais distantes entre si.
Além disso, as tarifas individuais nunca são transferíveis, pelo que paga um bilhete separado por cada viagem de autocarro.
Para informações detalhadas, visite o sítio Web oficial em city.kyoto.lg.jp.
Onde comprar?
- Máquinas de venda automática em cada estação de metro (apenas dinheiro ou cartões de transporte japoneses)
- Centro de informações na estação de autocarros através da estação de Quioto (ver mapa)
- Diariamente das 7:30 às 19:30
- Com o motorista, dentro do autocarro, ao sair
Metro 1 dia
Um passe diário apenas para o metro não é muito conveniente para os turistas, uma vez que o metro apenas o leva a um número limitado de locais de interesse.
- 800 jpy
- É válido por 1 dia de calendário e não por 24 horas
Um bilhete normal de metro custa cerca de 260 jpy para uma viagem pela cidade, pelo que um bilhete para um dia inteiro vale a pena para 3 ou mais viagens de metro e, no máximo, uma viagem de autocarro (um dia custa 230 jpy).
Para mais informações, consulte o sítio Web oficial city.kyoto.lg.jp.
Onde comprar?
- Máquinas de venda automática em cada estação de metro (apenas dinheiro ou cartões de transporte japoneses)
- Centro de informações na estação de autocarros através da estação de Quioto (ver mapa)
- Diariamente das 7:30 às 19:30
Passe de comboio de Kansai
Válido para toda a área de Kansai, incluindo Osaka, Quioto, Nara ou Kobe, o passe de comboio é mais adequado apenas para os entusiastas dos caminhos-de-ferro.
Para que valha a pena, é necessário efetuar 2 viagens de ida e volta por dia no percurso longo (por exemplo, Osaka - Nara / Kobe / Quioto) ou 1 viagem de ida e volta no percurso longo e várias viagens mais curtas (pelo menos 4-5).
5 600 jpy | 7 000 jpy |
---|---|
2 dias | 3 dias |
O bilhete é válido para os dias de calendário e não para 48 ou 72 horas.
Para além da maioria dos caminhos-de-ferro privados em Osaka, Quioto, Kobe e Nara, o bilhete também é válido nos metropolitanos de Osaka e Quioto. Em contrapartida, o bilhete não é válido em nenhum comboio da JR (nem mesmo na linha urbana JR Osaka Loop) e, em Quioto, não é válido nas linhas de elétrico Randen ou nos teleféricos Eizan.
O Kansai Railway Pass também não pode ser utilizado em nenhuma linha de autocarro.
O passe de metro também lhe dá descontos na entrada em 30 atracções selecionadas (normalmente cerca de 10%), ver lista.
Onde comprar?
- Online em Klook, kkday, waug, ver informações: surutto.com/kansai
- Em dois pontos de venda em Quioto, ver lista
Ao comprar online, deve trocar o voucher por um cartão físico em qualquer ponto de venda.
Localizador de transportes
Não existe um motor de busca único para todos os tipos de transporte em Quioto. Pode procurar nos sítios Web de cada transportadora, indicados abaixo, ou através de Google.com/maps.
A pesquisa de transportes públicos através do Google funciona bem, incluindo a apresentação de preços exactos.
No entanto, o Google Maps ignora as diferenças entre os sistemas.
Encontrará sempre o percurso mais curto possível, mas não tem em conta se os percursos têm a mesma tarifa. Caso contrário, tem de comprar uma nova tarifa de cada vez que muda, o que torna a viagem mais cara.
Os mal-entendidos são frequentes, especialmente quando se utiliza o passe de um dia para o autocarro do metro, que não é válido nas linhas ferroviárias (como a JR ou a Randen quando se vai para Arashiyama, Hankyu ou Keihan).
Um folheto útil com exemplos das ligações mais comuns pode ser encontrado nos sítios Web do metro e dos autocarros urbanos: city.kyoto.lg.jp/pdf.
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Metro e comboio
A rede básica de transportes de Quioto é constituída por 2 linhas de metro, complementadas por muitos caminhos-de-ferro suburbanos privados e estatais (JR).
Estes caminhos-de-ferro podem ser frequentemente utilizados para se deslocar na cidade, mas os bilhetes simples e alguns bilhetes diários não são compatíveis entre si.
Para mais informações, consulte o capítulo sobre o Metro de Quioto.
Autocarros
Os autocarros são o principal meio de transporte para os turistas, uma vez que se deslocam para todos os locais de interesse.
Viajar de autocarro é muito conveniente se tiver pago um bilhete diário para o metro + autocarro por 1100 ienes.
No entanto, tenha em atenção que Quioto é uma cidade grande com muitos semáforos e, por isso, a viagem de autocarro é frequentemente muito longa.
Se apanhar um autocarro do centro para a periferia (por exemplo, para a zona de Arashiyama ou para o Templo Kinkakuji ), a viagem demorará cerca de 45 minutos.
Nas rotas para as atracções turísticas (especialmente de/para os distritos de Gion e Higashiyama ), há muitas vezes longas filas nas paragens de autocarro durante 40-60 minutos.
Tarifa única
Em toda a cidade de Quioto, todos os operadores de autocarros aplicam uma tarifa única de 230 jpy.
Nas partes mais afastadas das linhas 16, 17, 18, 19, 32, 34, 52, 54, 90, 95 (Kyoto Bus), 33 (Kyoto City Bus) e todas as linhas do Keihan Bus, as tarifas são baseadas na distância percorrida.
- O embarque é sempre efectuado pela porta traseira
- Se estiver a viajar numa linha com uma tarifa fixa de 230 ienes (a grande maioria das linhas), não precisa de bilhete para embarcar
- Se estiver numa linha com uma tarifa por secções, tire um bilhete à porta e depois pague o montante adequado ao condutor, de acordo com o bilhete, ou coloque um cartão de transporte (Icoca, Suica, etc.) no leitor ao embarcar e desembarcar
- A tarifa fixa de 230 jpy só é paga ao desembarcar ao condutor em dinheiro exato ou com um dos 10 cartões de transporte japoneses (Icoca, Suica e outros)
- Se não tiver o montante exato, existe uma máquina de troca de dinheiro no balcão do condutor, onde pode trocar uma nota de 1000 ienes por trocos pequenos
- Saia sempre na porta da frente para pagar a tarifa
- Não existe uma tarifa de transferência com desconto. Paga-se sempre 230 jPY por viagem.
No mapa de rotas dos autocarros de Quioto, verá que as paragens incluídas na tarifa fixa estão marcadas com um círculo branco e as paragens incluídas na tarifa de secção estão marcadas com um quadrado preto.
Autocarro da cidade de Quioto
A maior empresa de transportes de Quioto opera autocarros verdes em muitas rotas por toda a cidade.
Todas as rotas desta empresa operam apenas dentro da zona de tarifa fixa por 230 jpy, exceto a rota 33 em direção à estação de Katsura.
- O bilhete de autocarro + metro para todo o dia é válido em todas as carreiras, incluindo as carreiras turísticas EX100 e EX200.
Sítio Web oficial: city.kyoto.lg.jp
Autocarro de Quioto
Os autocarros creme com uma faixa vermelha partem da estação de Quioto para zonas como Arashiyama ou vice-versa para nordeste, em direção a Iwakura e Ohara.
A maioria dos trajectos para as zonas turísticas está incluída na zona de tarifa fixa de 230 ienes.
- Os bilhetes de autocarro + metro para todo o dia são válidos apenas nas linhas 16, 17, 24, 26, 40, 52, 63, 65, 66, 73, 75, 76, 92, 94
Sítio Web oficial: kyotobus.jp
Autocarro Keihan
Os autocarros vermelhos e brancos operam na zona do extremo sudoeste da cidade.
As tarifas em todas as rotas são baseadas no número de paragens percorridas e variam entre 230 jpy e 390 jpy.
- O passe diário de autocarro + metro só é válido nas linhas 29, 29C, 84, 301
Sítio Web oficial: keihan.co.jp/buses
Autocarro JR Oeste
O ramo de autocarros da empresa ferroviária JR-WEST opera duas linhas em Quioto. Ambas têm tarifas fixas de 230 jPY.
Em ambas as linhas é possível utilizar o JR Pass ou a variante regional do JR-WEST Pass.
- Linha 205 - vai da estação de Quioto até à Universidade de Ritsumeikan e não passa pelos principais locais turísticos
- Não se aplica o passe diário de autocarro + metro
- Linha Takao-keihoku - vai da estação de Quioto até à zona turística de Toganoo, no noroeste.
- Aplica-se um bilhete de autocarro + metro para todo o dia
Sítio Web oficial: nishinihonjrbus.j-server.com.
Autocarros turísticos
Existem duas empresas que operam autocarros turísticos em Quioto, nos quais não se aplica nenhum dos bilhetes acima referidos.
Estes autocarros são caros, mas não têm as filas que se formam para os autocarros normais.
K'Loop
O K'Loop opera em três rotas diferentes. No entanto, a frequência é de 80 minutos, pelo que é necessário um pouco de planeamento para utilizar estes autocarros.
Os autocarros fazem o percurso para os seguintes pontos turísticos, por exemplo: Fushimi Inari-Taisha, Castelo Nijo, Kinkakuji, Templo Toji, Ginkakuji, Gion.
Os bilhetes são vendidos nas seguintes variantes:
- Bilhete de 1 dia - 1 500 jpy
- 1 viagem - 500 jpy
Para mais pormenores, visite kloop.jp.
Autocarro Sky Hop
Embora a empresa opere formalmente 3 rotas, na realidade todas elas funcionam numa única rota. A única diferença é o número de paragens.
Todas as rotas partem sempre da estação de Quioto.
Por exemplo, os autocarros vão para os seguintes locais: Castelo Nijo, Kinkakuji, Palácio Imperial de Quioto, Ginkakuji, Gion.
Devido aos preços elevados e ao número limitado de atracções a que os autocarros vão, não recomendamos este meio de transporte.
Os bilhetes só são vendidos em opções de dia inteiro ou de 2 dias e não é possível comprar um bilhete único para apenas uma viagem.
- Bilhete de 1 dia - 4 000 jpy
- Bilhete para 2 dias - 6 000 jpy
Os bilhetes podem ser adquiridos no autocarro (são aceites pagamentos em dinheiro e com cartão de crédito) ou online em skyhopbus.com/kyoto.
Táxi, Uber
Os típicos táxis pretos são um meio de transporte extremamente popular entre os habitantes locais e os turistas e estão literalmente omnipresentes.
É possível fazer sinal a um táxi acenando em qualquer ponto da rua e as praças de táxis oficiais são muito comuns, onde muitos táxis estão sempre à espera, muitas vezes em centros comerciais, monumentos ou estações de metro.
As viagens de táxi em Quioto são muito seguras e não existem fraudes com tarifas demasiado caras.
Os táxis podem normalmente ser pagos em dinheiro e muitos aceitam também cartões Visa, Mastercad ou American Express ou cartões de transporte japoneses (Icoca, Suica e outros).
A condução é sempre feita por taxímetro. As tarifas mais comuns são as seguintes:
- 660 jpy - primeiros 2 km
- 80 jpy - cada 296 metros adicionais ou 1 minuto de espera (os táxis maiores têm uma tarifa ligeiramente superior)
Normalmente, paga-se aproximadamente o mesmo preço por uma viagem pelo centro. 2 000 jpy.
Gorjeta
Não é comum dar gorjeta em Quioto quando se apanha um táxi.
No entanto, pode arredondar o montante para a dezena mais próxima. Se tiver de pagar 1900 ienes, não há problema em deixar 2 000 ienes ao taxista.
Aplicações móveis
Embora existam aplicações móveis como a Uber e a DiDi em Quioto, os preços são sempre os mesmos que os dos táxis normais e só são calculados com base na viagem efectiva (de acordo com o taxímetro).
A vantagem, no entanto, é que pode sempre pagar com cartão quando utiliza as aplicações.