O seu voo da Wizz Air foi cancelado ou sofreu um atraso de 2 horas ou mais? Então tem direito a uma indemnização de até 600 euros por pessoa.
Pode pedir uma indemnização diretamente à companhia aérea ou, de forma simples e gratuita, a agências especializadas.
A indemnização ao abrigo do Regulamento CE 261 aplica-se a todos os voos operados pela Wizz Air.
A exceção é a unidade especialmente criada da Wizz Air Abu Dhabi, formalmente sediada nos Emirados Árabes Unidos. Os voos desta companhia aérea (código de bilhete "5W") só estão sujeitos a indemnização quando partem de um aeroporto da UE.
Voo atrasado com a Wizz Air
Se sofrer um atraso de 2 horas ou mais no aeroporto de partida, a Wizz Air deve fornecer-lhe um refresco gratuito proporcional à duração do atraso.
Se o atraso no aeroporto de chegada for igual ou superior a 3 horas, também tem direito a uma indemnização financeira de 250 a 600 euros, consoante a distância entre os dois aeroportos.
Só terá direito a uma indemnização financeira se a Wizz Air for a culpada pelo atraso. Para mais informações, consulte Indemnização por atrasos de voos.
Distância | Atraso | Indemnização |
---|---|---|
até 1 500 km | 3h+ | 250 euros |
1 500 a 3 500 km | 3h+ | 400 eur |
mais de 3 500 km | 3h+ | 300 eur |
mais de 3 500 km | 4h+ | 600 eur |
Voo cancelado com a Wizz Air
Se o seu voo for cancelado pela Wizz Air mais de 14 dias antes da partida, tem direito a uma alteração gratuita da data ou a um reembolso do preço original do bilhete.
No entanto, se o seu voo for cancelado menos de 14 dias antes da partida, também tem automaticamente direito a uma compensação financeira até 600 euros.
Mais uma vez, a indemnização só será devida se a companhia aérea cancelar o voo e não devido a circunstâncias imprevistas.
Leia mais sobre este assunto no artigo Indemnização por cancelamento de voo.
Onde pedir a indemnização
A Wizz Air tem um formulário de contacto especial para a compensação em wizzair.com/refunds-and-compensations.
No entanto, as companhias aéreas tentam muitas vezes evitar a indemnização e arrastar todo o processo ignorando e mentindo, pelo que deve contactar diretamente a agência.
Mesmo que a Wizzair lhe dê uma indemnização sem desculpas, isso não significa que a verá na sua conta tão cedo. O truque preferido da Wizzair (em geral) é esperar até ao fim do seu próprio período de 30 dias (por vezes, nem sequer entram em contacto consigo no último dia) para fingir que lhe enviam algo. E mesmo que peçam rapidamente os dados da sua conta e lhe prometam que o dinheiro estará na sua conta no prazo de 10 dias úteis, pode esperar talvez 20 dias e nada acontece até que lhes lembre. Nessa altura, dir-lhe-ão que acabaram de introduzir o pagamento e que este demorará 10 a 20 dias úteis.
https://www.apf.gv.at/en/agency-...ights.html Se estiver a voar de ou para a Áustria e a Wizzair não quiser saber quais são as suas obrigações, contacte-a. Mais cedo ou mais tarde, receberá uma indemnização da parte deles e não terá de pagar qualquer percentagem a uma agência privada.
Estou muito contente por não ter tido de esperar pela Wizzair nem de me lembrar, embora já o tivesse imaginado.
No ano passado, após um pedido, fui indemnizado em duas ou três semanas (por um atraso devido a um problema técnico na então nova rota BUD-IST).
Suponho que Varadi estava grato pelas novas faixas horárias para Istambul, onde a Wizzair começou a voar a partir de BUD juntamente com as tradicionais Turkish Airlines (para IST) ou Pegasus Airlines (para SAW).
Estou a tratar deste assunto há quase um mês. Poucos dias depois de ter preenchido o formulário, prometeram-me o dinheiro no prazo de 10 dias e pediram-me os meus dados, que enviei prontamente. Quase um mês depois de o terem enviado, não mexeram um dedo, pelo que lhes recordei o facto e recebi uma mensagem a dizer que tinham introduzido o pagamento e que eu deveria recebê-lo na minha conta dentro de 10 a 20 dias, o que me deixa claro que estão a fazer isto de propósito para atrasar o pagamento o mais possível. Já me tinham utilizado estas tácticas de atraso antes, quando tentavam convencer-me de que eu não tinha direito a nada. Primeiro, deixaram o assunto apodrecer durante 30 dias e, depois, tentaram safar-se com uma conversa. Na verdade, tem havido progressos. 😂