Hong Kong - metro

Hong Kong

O metro é a forma mais rápida e clara de se deslocar em Hong Kong.

É a forma mais fácil de chegar à maioria das atracções e a densa rede estende-se até aos subúrbios mais afastados, perto da fronteira com a China. O ideal é escolher um alojamento a uma curta distância a pé do metro, pois assim a sua deslocação em Hong Kong será muito fácil.

Hotéis perto de estações de metro em Hong Kong

O metro de Hong Kong é operado pela MTR. Para uma visão geral do sítio Web oficial, visite: mtr.com.hk.

Mapa e linhas do metro de Hong Kong

A rede MTR tem um total de 175 km de vias e 9 linhas. O sistema de transportes é um dos melhores da Ásia.

O mapa oficial do metro pode ser consultado em: mtr.com.hk/system_map.

Também criámos o nosso próprio mapa do metro MTR para lhe dar uma melhor visão da localização das estações em mapas reais do Google.

O metro MTR opera um total de 9 linhas de metro divididas por cor e nome.

  • Airport Express (verde escuro) - vai das estações expressas Central de Hong Kong e Kowloon West para o aeroporto
  • LinhaTung Chung (cor de laranja) - vai das estações Central de Hong Kong e Kowloon West até à ilha de Lantau, com uma ligação a autocarros baratos para o aeroporto a partir da estação de Tung Chung
  • Linhada ilha (azul escuro) - linha central que percorre a costa norte da ilha de Hong Kong (principal centro da cidade)
  • LinhaTsuen Wan (vermelha) - vai da Estação Central via Tsim Sha Tsui e Nathan Road até à zona de Tsuen Wan
  • LinhaTuen Ma (castanha) - o itinerário mais longo que liga as principais zonas de Kowloon ao passeio marítimo de Tsim Sha Tsui e às zonas periféricas de Tuen Mun e Sha Tin
  • LinhaKwun Tong (verde) - atravessa Kowloon sob a Nathan Road e segue para Kai Tak, Kwun Tong e Tseung Kwan O
  • Linha Ferroviáriado Leste (azul claro) - uma linha longa que vai da estação central "Admiralty" através de Kowloon Leste até aos postos fronteiriços de Shenzhen, China
  • LinhaTseung Kwan O (roxa) - liga a ilha de Hong Kong ao bairro de Tseung Kwan O
  • LinhaSouth Island (amarela) - permite ligações rápidas ao centro de Hong Kong e à parte sul da ilha de Hong Kong(Ocean Park)
  • LinhaDisneyland Resort (cor-de-rosa) - liga a linha laranja Tung Chung da estação de Sunny Bay à Disneyland de Hong Kong

Preços dos bilhetes - como pagar a sua tarifa

As tarifas são sempre calculadas de acordo com a distância percorrida ou o número de estações percorridas. Os transbordos não são contabilizados, uma vez que não se passa por nenhum torniquete durante o transbordo.

Quanto custa andar de metro?

O custo médio é entre 4,80 hkd e 15 hkd dentro do centro (dependendo da distância). Para uma viagem mais distante, os preços rondam os 25 hkd a 30 hkd e a viagem mais cara até à fronteira chinesa custa cerca de 50 hkd.

Aplicam-se tarifas especiais na linha "Airport Express", em que se paga 100 hkd por uma viagem do centro da cidade até ao Aeroporto HKG de Hong Kong.

Um motor de busca interativo com as tarifas exactas para a viagem escolhida pode ser encontrado no sítio Web oficial: mtr.com.hk.

Existem várias opções de pagamento de tarifas no Metro de Hong Kong.

  1. Cartão Octopus
  2. Bilhetes simples (pagamento em dinheiro ou com aplicações móveis locais)
  3. Passe de um dia

Como utilizar o Octopus Card no metro?

Informações detalhadas sobre o preço e como funciona o Octopus Card estão descritas no capítulo Transportes.

O Octopus Card é definitivamente a opção mais conveniente para pagar as tarifas em todos os transportes (também é válido em todos os autocarros, miniautocarros e ferries). Além disso, no metro, as tarifas com o cartão Octopus são 5% mais baratas do que os bilhetes simples.

O cartão pode ser adquirido em qualquer estação de metro no balcão do "Serviço de Apoio ao Cliente" ou nos mini-mercados 7-Eleven ou Circle K. O pagamento é sempre efectuado em dinheiro.

Quando viajar no metro, basta colocar o Octopus Card no leitor do torniquete à entrada da plataforma e depois novamente ao sair.

Assim, o ideal é ter o cartão à mão para passar pelos torniquetes o mais rapidamente possível.

Bilhete diário

Para os turistas que planeiam percorrer distâncias maiores num determinado dia (por exemplo, para Tuen Mun, Sha Tin ou para a fronteira com a China), pode valer a pena comprar um bilhete diário.

Este é válido em todas as linhas de metro, exceto no Airport Express, e em todos os autocarros. No entanto, não é válido nos ferries.

O passe de um dia pode ser comprado numa máquina de bilhetes e só pode ser pago em dinheiro.

O preço é de 65 hkd.

Bilhetes simples

O pagamento de bilhetes simples só é adequado para os viajantes que realmente só vão uma vez.

Para comprar bilhetes numa máquina de venda automática, seleccione o seu destino no mapa apresentado no ecrã. O pagamento só pode ser efectuado em dinheiro.

Em alternativa, pode pagar a tarifa com o seu próprio cartão de crédito (apenas Visa) ou através das aplicações móveis WeChat, Alipay, M Pay ou Union Pay, anexando um código QR ao leitor no torniquete. Apenas os torniquetes roxos são dedicados a este fim.

O metro de Hong Kong funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana?

Nenhuma das linhas de metro funciona 24 horas por dia.

Os primeiros comboios do metro iniciam o seu percurso a partir dos terminais por volta das 5:30h e os últimos comboios iniciam o seu percurso por volta das 0:30h, sendo que os últimos comboios só chegam ao centro da cidade por volta da 1:00h e continuam até ao segundo terminal.

A frequência das linhas centrais varia entre 2 e 5 minutos, consoante a hora do dia.

As linhas menos movimentadas têm uma frequência de cerca de 7 minutos.

Qual é o aspeto das estações de metro?

As estações estão muito bem sinalizadas e equipadas.

Em cada estação encontrará mini-mercados que vendem snacks e cartões Octopus (normalmente 7-Eleven ou Circle K), cafés, lojas de flores ou pequenos produtos electrónicos.

Existem também casas de banho gratuitas em cada estação e, na grande maioria dos casos, caixas multibanco.

Nas estações estão afixados grandes mapas da zona, com as saídas assinaladas por letras.

As plataformas estão sempre separadas dos carris por uma parede de vidro com portões automáticos que se abrem quando o comboio chega.

As estações de transferência são frequentemente muito bem concebidas para que a linha de ligação parta do extremo oposto da mesma plataforma.

As entradas para o metro estão sempre marcadas com um grande logótipo vermelho da MTR.

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