Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade e Manhattan

A Estátua da Liberdade é o símbolo de Nova Iorque e da América como um todo. A estátua neoclássica de cobre comemora a amizade e a ajuda que a França estendeu aos colonos americanos em 1776 na sua luta pela independência da Grã-Bretanha. O Símbolo da Liberdade está situado na Liberty Island, abaixo de Manhattan, desde 1886 e é atualmente uma das atracções turísticas mais procuradas do mundo.

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A estátua em si representa a deusa romana da liberdade, Libertas. Na mão direita, segura uma tocha erguida acima da cabeça, enquanto na mão esquerda segura uma placa com a inscrição JULY IV MDCCLXXVI, que é a data em algarismos romanos de 4 de julho de 1778, o dia em que os EUA declararam a independência.

Na base da estátua estão representadas correntes partidas, símbolo da emancipação da escravatura.

A altura da Estátua da Liberdade e uma visita à coroa

A estátua de cobre mede 46 metros desde os pés até à ponta da tocha, mas está assente numa base de granito com 47 metros de altura, o que faz com que a altura total a partir do solo seja de 93 metros.

Existe uma plataforma de observação na coroa, que a estátua usa na cabeça, que pode ser visitada. No entanto, o acesso é feito apenas por escadas, com um elevador que só o leva ao topo do pedestal de granito, e a própria estátua de 46 metros de altura só pode ser alcançada por 162 escadas estreitas e íngremes, que mais parecem uma escada.

Taxas de entrada e ferries

O acesso à Estátua da Liberdade em Liberty Island só é possível mediante a compra de bilhetes no sítio Web statuecruises.com. Os bilhetes incluem o transporte de barco a partir da doca do Battery Park ou da doca do Liberty State Park, em Nova Jersey.

Existem 3 opções de bilhetes para escolher, os preços de ambos os portos são os mesmos:

  • General Admission24,50 USD Incluindo admissão e ferries para Liberty Island e Ellis Island, bem como a admissão ao pequeno Museu da Estátua da Liberdade,
  • Pedestal Reserve Ticket24,80 USD mais a entrada no pedestal da Estátua da Liberdade. Os bilhetes são limitados em número e requerem reserva antecipada,
  • Crown Reserve Ticket24,80 USD permite-lhe um acesso extra à coroa. Faça as suas reservas com pelo menos 4 a 6 meses de antecedência.

Os barcos partem do Battery Park a cada 15-20 minutos, das 8:30h às 16:00h.

  • Site oficial do Monumento Nacional da Estátua da Liberdade: nps.gov/stli
  • O único vendedor oficial de bilhetes e operador de ferry: statuecruises.com

Como ver a Estátua da Liberdade de graça?

Se não lhe apetecer pagar, também pode ver a Estátua da Liberdade a algumas dezenas de metros de distância no cruzeiro de Staten Island. O barco parte a cada 30 minutos de Staten Island Ferry (a cerca de 5 minutos do Battery Park) e é gratuito.

Os barcos navegam para Staten Island 24 horas por dia, por isso sinta-se à vontade para desfrutar das vistas nocturnas também.

Outras excelentes vistas da estátua podem ser obtidas diretamente a partir do Battery Park ou do Liberty State Park, em Nova Jérsia, de onde partem os ferries.

Alojamento com vista para a Estátua da Liberdade

Quer manter o símbolo da América à vista? Reserve uma estadia num dos hotéis de luxo que oferecem vistas para o South Fork do rio Hudson e, por extensão, para a própria estátua.

A História e a História da Estátua da Liberdade

Já sabe a informação mais prática que precisa para visitar a estátua, mas como e onde é que a estátua realmente surgiu?

Um presente da França para os americanos

A ideia inicial de um grande monumento à liberdade partiu da mente de um marquês francês chamado Édouard René de Laboulay, presidente da Sociedade Francesa Anti-Escravatura e um importante pensador da época. Afinal de contas, foram os franceses que deram um contributo significativo para a independência dos Estados Unidos, quando lutaram lado a lado com eles contra os britânicos. Laboulaye esperava que a formidável dádiva da França também contribuísse para que o povo francês derrubasse o reinado de terror de Napoleão III.

O escultor principal foiFréderic August Bartholdi, que, de visita a Nova Iorque, ficou intrigado com a pequena ilha à entrada do porto, pela qual todos os navios tinham de passar.

A falta de dinheiro e a intervenção de Pulitzer

A primeira proposta surgiu em 1870, mas o projeto debateu-se constantemente com a falta de dinheiro e, no início, com uma atitude muito tíbia dos nova-iorquinos, que só começaram a mudar de opinião após a ameaça de que a estátua acabaria por ser construída em Boston.

A data de conclusão original de 1876 (o 100º aniversário da independência dos EUA) não foi cumprida, pelo que o braço da tocha foi enviado para a Feira Mundial de Filadélfia. Foram necessários mais 10 anos para que a estátua ficasse concluída e, a 4 de julho de 1886, foi inaugurada em Paris, onde estava a ser concluída.

Depois disso, foi novamente desmontada em 300 partes e enviada por navio para Nova Iorque, onde, mais uma vez devido à falta de fundos, continuava a faltar a enorme base de granito. Os esforços para angariar contribuições para a sua construção junto de homens de negócios abastados não tiveram êxito e foi o famoso jornalista Joseph Pulitzer que conseguiu angariar fundos suficientes. O famoso jornalista Joseph Pulitzer foi o principal responsável pela angariação de fundos. Lançou uma campanha maciça no seu jornal, The World, com a ideia de que a estátua era um presente do povo francês para o povo americano. Após este anúncio, os americanos comuns começaram a contribuir em grande escala para a construção do pedestal.

A inauguração final teve lugar na cidade de Nova Iorque, a 28 de outubro de 1886.

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