Cairo - qual é a melhor forma de viajar

Cairo

Embora a selva do Cairo ofereça transportes públicos decentes para os padrões africanos, a forma mais eficiente de se deslocar na cidade é a pé ou de táxi.

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A pé

À primeira vista, o Cairo é tudo menos uma cidade amiga dos peões. Mas o facto é que caminhar é o meio de transporte mais eficiente, pelo menos no centro e no Cairo histórico islâmico, as principais zonas turísticas.

Antes de sair para as ruas do Cairo, é bom preparar-se para algumas coisas:

  • Deixe os seus sapatos novos em casa... As ruas do Cairo são extremamente poeirentas e os mercados deitam muito lixo diretamente para os passeios.
  • Não espere travessias pedonais. Atravessar as ruas é uma disciplina muito selvagem no Cairo e é preciso ser destemido, parecer confiante e estar sempre atento ao trânsito. Quando surgir uma brecha, basta abrir caminho por entre os carros, que eles ajustarão a sua condução.

O Cairo é um local relativamente seguro e não há maior perigo do que os carteiristas no centro ou nas zonas turísticas. No entanto, tenha muito cuidado, pois especialmente nos mercados estará literalmente corpo a corpo no meio de multidões de pessoas. Nestas condições, é muito fácil não se aperceber de um furto.

Táxis e Uber no Cairo

Os táxis são o meio de transporte mais relevante para as distâncias que não está disposto a percorrer a pé. O metro está longe de o levar a todas as atracções e os autocarros são extremamente inconvenientes para um turista.

Os motoristas de táxis e Uber são omnipresentes no Cairo, em qualquer local e a qualquer hora do dia ou da noite.

Uber

Usar a aplicação móvel Uber é a forma mais conveniente de se deslocar pela cidade do Cairo. A desvantagem é óbvia: é necessário ter acesso à Internet. Obtenha um sim de dados local no aeroporto ou compre um sim eletrónico no conforto da sua casa, com antecedência, através do nosso popular airalo.com.

A Uber funciona aqui como em qualquer outra cidade do mundo. Escolhe a sua rota na aplicação, esta liga-o automaticamente ao motorista mais próximo e mostra-lhe o preço a pagar. Quando a viagem termina, esse preço é debitado no seu cartão, que tem de introduzir previamente na aplicação.

Não tem de pagar mais dinheiro, não regateia o preço, não regateia, sabe exatamente quanto vai pagar. Se vai ficar no Cairo por um longo período de tempo, recomendamos definitivamente a compra de um cartão SIM de dados só para usar o Uber, que é realmente de longe o meio de transporte mais conveniente no Cairo.

Quando utilizar a Uber, é muito útil conhecer os números árabes orientais utilizados no Egipto, que são muito diferentes dos números árabes clássicos com que estamos familiarizados. Quando pede um Uber, a aplicação mostra-lhe o número da matrícula do carro, mas nos familiares algarismos árabes. No entanto, estes não são utilizados nas matrículas reais e tem de traduzir os números árabes para árabe oriental na sua cabeça:

  • 1 = ١
  • 2 = ٢
  • 3 = ٣
  • 4 = ٤
  • 5 = ٥
  • 6 = ٦
  • 7 = ٧
  • 8 = ٨
  • 9 = ٩

Exemplos de preços da Uber

  • Centro da cidade (Tahrir) - Pirâmides: aprox. 90 egp
  • Aeroporto CAI - Centro (Tahrir): aprox. 120 egp a 140 egp
  • Centro (Tahrir) - Cidadela de Saladino: aprox. 40 egp

Obter dados e-sim em airalo.com

Táxis clássicos

Os táxis oficiais são brancos com um subtil sombreado preto nas portas. Não existem taxímetros no Cairo e o preço depende inteiramente da sua capacidade de negociação. Se estiver perto de uma atração turística, será muito difícil negociar um táxi ao preço que um habitante local conduziria. O taxista sabe que, mais cedo ou mais tarde, apanhará outro turista e conduzirá a um preço que ele próprio estabelece.

Se tiver oportunidade, afaste-se um pouco mais da atração turística (pelo menos 500 metros) e apanhe um táxi. Isto também é verdade no aeroporto do Cairo, onde há taxistas na primeira fila mesmo à saída, que são muito difíceis de negociar, mas se descer as escadas para o parque de estacionamento, as suas hipóteses aumentam.

Esta é outra regra. Um táxi parado tem menos probabilidades de negociar um bom preço.

É uma boa ideia aprender pelo menos os números árabes, embora a maioria dos taxistas do Cairo compreenda os preços em inglês.

Metro

O metro do Cairo tem atualmente 3 linhas, estando em construção uma quarta linha em direção às pirâmides, que provavelmente só estará concluída em 2028. O metro é ótimo para se deslocar das povoações mais afastadas da periferia do Cairo para o centro, mas para os turistas a sua utilização é francamente limitada.

Com exceção do Bairro Copta e do novo centro da cidade do Cairo, a maior parte das atracções turísticas são contornadas pelo metro. No entanto, é possível chegar facilmente à estação de comboios e, dentro de pouco tempo (2024-2025), esperemos que finalmente ao aeroporto.

Leia mais na nossa página sobre o Metro do Cairo.

Autocarros no Cairo

Para os estrangeiros, o serviço de autocarros é uma confusão. Embora seja possível chegar a todos os cantos do Cairo de autocarro, é difícil saber qual é o melhor autocarro sem falar árabe.

Existem dois operadores de autocarros no Cairo:

  • Mwasalat Misr - um operador privado com autocarros mais modernos e um sítio Web em inglês: mwasalatmisr.com
  • CTA - uma empresa municipal de transportes sem sítio Web.

Só é possível encontrar um mapa de rotas de autocarros com a Mwasalat Misr, caso contrário não encontrará um mapa completo de toda a rede em qualquer parte da Internet.

Apenas o Google Transit, que conhece os dois transportadores e apresenta a maioria das paragens corretamente no mapa, pode ajudá-lo a planear o seu transporte.

Marcações dos autocarros e das paragens de autocarro

O primeiro problema surge quando se procura uma paragem de autocarro e o itinerário certo, que pode ter encontrado no Google. A localização das paragens de autocarro assinaladas no Google Maps corresponde a uma precisão de +- 100 metros. Não estão marcadas de forma alguma, o que também é uma vantagem. Mesmo que não esteja mesmo na paragem, basta acenar enfaticamente ao autocarro para que este pare.

Prima sempre o botão de paragem ao entrar.

A sinalização dos autocarros do Mwasalat Misr (verde-azul-branco) é clara. Têm painéis digitais e as marcações dos números das linhas estão sempre nos números árabes clássicos que conhecemos aqui.

Por outro lado, as marcações dos autocarros azuis da CTA são muito pouco claras. Os sinais estão apenas em árabe e os números utilizados são os números árabes orientais, que são bastante diferentes dos números árabes clássicos. A exceção é a linha turística 2002, que vai do centro, passando pela estação de metro de Gizé, até às pirâmides. São também utilizados autocarros mais modernos com a conhecida numeração árabe.

Bilhetes: preços e onde comprá-los

Os bilhetes de autocarro só podem ser comprados dentro da viatura e apenas com dinheiro. O ideal é ter as notas mais pequenas possíveis.

Nos autocarros azuis da CTA (as linhas são marcadas apenas pelo número), o bilhete é comprado ao condutor, que se encontra na primeira porta ou que atravessa ativamente a carruagem. O bilhete custa 7,50 egp.

Para os autocarros Mwasalat Misr branco-verde-azul (linhas marcadas com a letra M e um número), pode comprar um bilhete ao condutor por 10 egp.

Carrinhas e mini-autocarros

Para além dos autocarros regulares, um grande número de carrinhas e mini-autocarros de várias idades e com várias vidas úteis percorrem as ruas principais. Conduzir um miniautocarro é fácil, basta acenar a um miniautocarro em qualquer ponto e ele parará para si se não estiver cheio.

Quando quiser sair, basta dizer ao motorista. O pagamento é sempre efectuado imediatamente após o embarque ao motorista. Não recebe nenhum bilhete em papel como nos autocarros, basta ter pago.

O preço dos bilhetes varia entre 1 egp e 8 egp, consoante a distância percorrida.

Os miniautocarros não estão numerados por linha, mas não é difícil navegar no sistema. Normalmente, as carrinhas percorrem uma determinada rua de uma ponta à outra.

Tuk-tuk

Para além dos táxis, um grande número de veículos de três rodas com dois lugares também percorre as ruas do Cairo. São conhecidos sobretudo na Ásia como tuk-tuks. Tal como acontece com os táxis, o preço é determinado exclusivamente por negociação e é geralmente semelhante ao de um táxi.

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