Cairo - metro

Cairo

Em 1987, o Cairo marcou uma estreia em África: tornou-se a primeira cidade do continente a ter um metro completo e continua a ser apenas uma das três cidades africanas com metro (as outras são Argel e Lagos).

Encontrar hotéis perto de estações de metro

O metro do Cairo é agora uma parte indispensável do sistema de transportes públicos, transportando diariamente dezenas de milhares de pessoas das povoações periféricas para o centro da cidade e vice-versa. Os visitantes e os turistas também utilizam o metro, embora não vá a todas as atracções turísticas e, por isso, seja mais um complemento aos táxis, ao Uber ou às deslocações a pé.

Linhas de metro no Cairo

O Cairo dispõe de 3 linhas de metro, estando uma quarta em construção, bem como partes significativas da terceira linha.

  • Linha 1 (oficialmente assinalada a azul, mas também a vermelho em vários sítios Web) - corre no sentido norte-sul e pode ser utilizada para ir do centro para o Bairro Copta ou para a principal estação ferroviária (estação Al-Shohadaa), por exemplo. Também passa pela praça central Tahrir (estação Sadat).
  • Linha 2 (oficialmente assinalada a vermelho, mas também a amarelo ou laranja em vários sítios) - vai dos subúrbios do norte até Gizé, passando pelo centro. Pode utilizá-la para ir até à estação ferroviária principal (estação Al-Shohadaa), à Praça Tahrir (estação Sadat), em direção às pirâmides (estação Gizé, onde terá de mudar para um autocarro ou miniautocarro e percorrer mais cerca de 15 km) ou para a Torre do Cairo
  • Linha 3 (oficialmente assinalada a verde, em vários sítios também a turquesa) - corre no sentido este-oeste e ainda está em construção. Ainda não é muito atractiva para os turistas, no máximo para viagens mais curtas dentro do centro, para o moderno bairro de Heliópolis ou para a ilha de Zamalek. Futuramente, também conduzirá ao principal aeroporto do Cairo.

Mapa do Metro do Cairo

O site oficial do Metro do Cairo fornece um mapa indicativo do metro, mas também mostra secções que ainda não foram construídas, algumas das quais apenas constam dos planos e ainda nem sequer estão em construção. Assim, pode ser mais confuso do que útil.

Por isso, criámos o nosso próprio mapa da atual rede de metro do Cairo.

Bilhetes de metro

Quanto custa um bilhete de metro no Cairo? Onde é que os bilhetes são vendidos? Ler neste capítulo.

No Cairo não existem bilhetes diários ou de hora marcada. Paga-se sempre por uma viagem, não é necessário pagar novamente quando se muda de comboio. Os bilhetes só são vendidos nas bilheteiras, que existem várias em cada estação de metro.

As tarifas estão divididas em três escalões:

  • de 1 a 9 estações - de 10 a 16 estações 6 egp
  • de 10 a 16 estações - de 10 a 16 estações 8 egp
  • 16 e mais estações 12 egp

Em cada estação, encontrará um mapa que indica, a cores, o bilhete necessário para chegar ao seu destino.

Na grande maioria dos casos, quando se viaja pelo Cairo, o bilhete custa apenas 5 libras.

O funcionário da bilheteira dá-lhe um bilhete amarelo com uma banda magnética, que insere no torniquete quando entra no metro e retira (o bilhete sai do torniquete após cerca de um segundo). Quando sai da estação, tem de voltar a introduzir o bilhete no torniquete, onde permanece.

Não é necessário pagar o montante exato na bilheteira, o operador também o troca por notas maiores. Diga o nome da estação a que se dirige. Também pode comprar bilhetes de reserva numa estação, que não têm de ser utilizados de imediato.

Horários e intervalos

Todas as linhas de metro funcionam entre as 5:15 e a 1:00, mas durante o Ramadão só começam entre as 5:45 e as 6:00 e terminam às 2:00.

Os intervalos variam entre 4 e 10 minutos ao longo do dia, sendo sempre mais curtos de manhã e à tarde e mais longos ao fim da noite.

Estações de metro e comboios

Na parte central do Cairo, o metro é subterrâneo; nos arredores da cidade, vem à superfície como comboio elevado. As estações de metro estão marcadas com um M vermelho e, normalmente, não têm serviços adicionais, como casas de banho ou lojas.

Cada estação de metro tem uma bilheteira e uma moldura de segurança pela qual é necessário passar para entrar. No entanto, não é necessário tirar os cintos e os objectos metálicos como nos aeroportos, basta passar pela moldura.

Os comboios do metro são limpos e espaçosos e também têm ar condicionado.

Carruagens para mulheres

Existem carruagens especiais só para mulheres, alinhadas em cada conjunto de comboios, e sempre no mesmo local. Por isso, um sinal cor-de-rosa na plataforma com as palavras "Ladies" (senhoras) pode indicar a zona exacta onde pára a carruagem só para mulheres.

Duas carruagens só para mulheres estão sempre alinhadas. Uma tem autocolantes vermelhos (ou melhor, cor-de-rosa) por cima da porta, indicando que está sempre reservada às mulheres quando o metro está a funcionar. A outra carruagem tem autocolantes verdes, indicando que os homens podem utilizar esta carruagem depois das 20:00.

Embora os homens não sejam autorizados a entrar nestas carruagens, as mulheres podem escolher livremente a sua carruagem. Podem viajar nas carruagens reservadas às mulheres, bem como em todas as outras carruagens, juntamente com os homens.

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