A cidade situada no oeste da Tailândia, onde a paisagem natural complementada por cascatas ilustra a famosa ponte sobre o rio Kwai associada à famosa história durante a Segunda Guerra Mundial, é um dos destinos mais populares para viagens de um ou dois dias a partir de Banguecoque.

Recomendamos também uma visita a uma das grutas próximas e, sobretudo, uma viagem de comboio ainda mais longe, em direção ao terminal de Nam Tok, onde passa o famoso Caminho-de-Ferro da Morte.

A ponte sobre o rio Kwai: factos e mitos

A cidade de Kanchanaburi atrai cerca de 3 milhões de turistas por ano, que se deslocam até aqui pela sua principal atração: a ponte ferroviária sobre o rio Khwae Yai.

Esta foi uma das partes estrategicamente mais importantes da linha férrea Tailândia-Birmânia durante a Segunda Guerra Mundial, quando a Tailândia estava sob controlo japonês. Após a derrota na Batalha de Midway, em 1942, os japoneses precisavam de substituir as rotas de abastecimento navais por terra, e era a linha de Rangum, na Birmânia, para Banguecoque, na Tailândia, que iria servir como uma importante artéria de transporte.

A ponte de Kanchanaburi tornou-se particularmente famosa pelo escritor francês Pierre Boulle com o seu romance A ponte sobre o rio Kwai, que foi transformado num filme com o mesmo nome em 1957. Baseado em factos reais, Pierre Boulle criou um romance fictício passado em Kanchanaburi.

Mas e a ponte sobre o rio Kwai na vida real?

De facto, durante a construção do caminho de ferro Tailândia-Birmânia, foi construída uma ponte fundamental em Kanchanaburi, mas originalmente era de madeira e ficava cerca de 100 metros rio acima da ponte atual. Não restam quaisquer vestígios da ponte de madeira original.

A partir de 1944, foi construída uma nova ponte de betão armado no local atual, mas foi gravemente danificada por um bombardeamento em 1945 e a ponte, tal como se encontra hoje, só foi construída depois da Segunda Guerra Mundial, no final da década de 1940 e início da década de 1950.

Embora o romance se passe no rio Kwai, em 1942 o rio que corria ao longo da via, um pouco mais a sul, era designado por "Khwae", ou Kwai. O rio sobre o qual a ponte estava a ser construída chamava-se então Mae Klong (e não Mekong).

Quando multidões de turistas começaram a afluir à região após o lançamento do filme Ponte sobre o Rio Kwai , em 1957, foi frequente a confusão de que a ponte sobre o rio Kwai era, na realidade, sobre o Mae Klong. Por conseguinte, na primeira metade da década de 1960, foi decidido mudar o nome desta parte do Mae Klong para Khwae Yai (Grande Rio da Fonte) e, ao mesmo tempo, mudar o nome do Kwai original para Khwae Noi (Pequeno Rio da Fonte). Desde então, o Mae Klong tem sido referido como o rio até à confluência dos dois "Kwai".

Para piorar a situação, o famoso filme não foi filmado na Tailândia, mas perto de Kitulgala, no Sri Lanka.

Assim, enquanto a atual ponte sobre o rio Kwai atravessa de facto o rio Kwai hoje, na altura do romance atravessava o rio Mae Klong e tinha um aspeto bastante diferente...

Caminho de ferro da morte e ponte Tham Krasae

A cerca de 40 minutos de comboio da ponte sobre o rio Kwai, encontra-se talvez um íman turístico ainda maior. O troço da linha entre Kanchanaburi e a cidade birmanesa de Thanbyuzayat foi o mais difícil de construir.

A construção da linha foi efectuada por trabalhadores locais juntamente com prisioneiros de guerra e os japoneses não tinham qualquer preocupação com a segurança. Devido às condições desumanas e ao clima rigoroso, abafado e quente, mais de 90.000 trabalhadores asiáticos e cerca de 12.000 prisioneiros de guerra (principalmente britânicos, holandeses e australianos) morreram durante a construção do caminho de ferro Tailândia-Birmânia.

A dificuldade de construção é melhor ilustrada pela ponte Tham Krasae, com cerca de 300 metros de comprimento, que segue de perto o penhasco sobre o rio Kwai. É a ponte de Tham Krasae, com a sua gruta próxima, que constitui a maior atração turística da região.

Há sempre uma paragem de comboio em cada extremidade da ponte. É sempre possível sair e entrar em ambas as paragens, pelo que pode atravessar a ponte de comboio, depois atravessá-la a pé e regressar pelo outro lado. Terá uma hora e três quartos de tempo livre antes de o comboio partir de Tham Krasae para Nam Tok e regressar. Durante este tempo, terá tempo para comer no mercado local, tirar fotografias da gruta próxima e, possivelmente, atravessar a linha até à outra estação.

Se uma curta paragem numa zona idílica de florestas, campos e margens íngremes não for suficiente para si, fique no luxuoso Suan Sai Yok Resort ****, com tarifas a partir de 44 euros, ou na popular e totalmente mobilada Saiyok River House, onde pode ficar a partir de 10 euros por noite.

Alojamento em Kanchanaburi

A viagem a partir de Banguecoque pode ser feita de forma indireta, mas, por uma questão de conveniência, recomendamos definitivamente que fique aqui pelo menos uma noite. Se quiser explorar um pouco as montanhas circundantes, pode ficar mais tempo.

Há uma grande variedade de alojamentos na cidade, desde albergues baratos a belos hotéis resorts. Veja as nossas dicas específicas:

  • Kanchanaburi City Hotel *** - uma pousada barata e bem avaliada, com tarifas a partir de 26 euros por noite, a cerca de 100 metros da ponte sobre o rio Kwai
  • River Kwai View Hotel *** - o único hotel com vista direta para a ponte sobre o rio Kwai, com tarifas a partir de 44 euros por noite
  • Dheva Mantra Resort ***** - estância de luxo de 5* a cerca de 1,5 km da ponte, numa zona muito calma da cidade, mesmo na margem do rio, com tarifas razoáveis a partir de 59 eur por noite

Transportes para Kanchanaburi e horários dos comboios

A cidade fica a 145 km a oeste de Banguecoque e é facilmente acessível de carro e de transportes públicos.

Comboio

A maioria dos turistas utiliza o comboio como meio de transporte, uma vez que a viagem no Caminho-de-Ferro da Morte é uma das principais experiências turísticas. No entanto, a parte mais turística é a que vai de Kanchanaburi, passando pelas pontes de Tham Krasae até Nam Tok.

A viagem de Banguecoque para Kanchanaburi é plana e relativamente sem incidentes, mas rápida e muito barata. A desvantagem é a frequência das ligações, com apenas 2 serviços por dia na rota Banguecoque (Thon Buri) - Kanchanaburi - Nam Tok.

  • Estação de Thon Buri (Banguecoque) - Kanchanaburi: a viagem demora 2,5 horas e custa 100 thb
  • Estação de Thon Buri (Banguecoque) - Tham Krasae: a viagem demora 3,5 horas e custa 100 thb
  • Estação de Thon Buri (Banguecoque) - Nam Tok: a viagem demora 4,5 horas e custa 100 thb
  • Kanchanaburi - Tham Krasae: a viagem demora uma hora e custa 100 thb

O preço para os estrangeiros é fixo neste trajeto e é de 100 baht em qualquer lugar. Os bilhetes não podem ser reservados com antecedência, mas podem ser adquiridos na estação, se o embarque for em Tham Krasae, junto do condutor. O pagamento só pode ser efectuado em dinheiro.

  • Partidas de Thon Buri em direção a Nam Tok: 7 :45 e 13:45
  • Partidas de Kanchanaburi em direção a Nam Tok: 6:05, 10:30, 16:20
  • Partidas de Nam Tok: 5:20, 12:55, 15:30 (a última ligação só vai até à estação de Nong Pladuk e não até Banguecoque)
  • partidas de Kanchanaburi para Thon Buri: 7:19, 14:48
  • partidas de Tham Krasae em direção a Nam Tok: 7:35, 11:48, 17:48
  • partidas de Tham Krasae em direção a Kanchanaburi: 5:57, 13:36, 16:10

Para obter os horários mais recentes, visite o sítio Web oficial dos caminhos-de-ferro tailandeses, railway.co.th, que, no entanto, só é acessível a partir de endereços IP tailandeses. No entanto, os horários mudam muito pouco e, quando mudam, é apenas por alguns minutos.

Em Kanchanaburi, os comboios param em duas estações. A estação principal de Kanchanaburi fica no centro da cidade, mas a estação mais popular para os turistas é Saphan Khwae Yai, mesmo junto à ponte sobre o rio Kwai, onde também param todos os comboios.

Autocarro

Os transportes mais movimentados são os autocarros, ou melhor, na maioria dos casos, os miniautocarros ou as carrinhas. De Banguecoque a Kanchanburi, há serviços de duas vezes por hora ao longo do dia. A grande maioria dos serviços em Banguecoque parte da estação de autocarros de Mochit e também pára na estação de autocarros de South (para mais informações, consulte o guia de Banguecoque ).

Em Kanchanaburi, os serviços param na principal estação rodoviária, que se situa no centro da cidade, a cerca de 3,5 km da ponte sobre o rio Kwai(ver mapa para a localização exacta).

Não é necessário verificar os horários com antecedência. Os autocarros/shuttles circulam de meia em meia hora. O primeiro serviço de Kanchanaburi parte às 4:00 e o último às 19:00. De Banguecoque, a primeira ligação parte às 5:00 e a última por volta das 19:50.

Os bilhetes para Banguecoque custam 150 thb e são pagos em dinheiro na bilheteira fora da plataforma.

O que ver em redor

Descubra todos os sítios a visitar em Tailândia.

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