O metro de Banguecoque, juntamente com o transporte por barco, é um dos únicos meios de transporte público relevantes para se deslocar na cidade. Não existem eléctricos e o serviço de autocarros é extremamente confuso. Para obter informações sobre todas as opções de deslocação, consulte o capítulo Transportes.
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No entanto, mesmo o metro de Banguecoque tem especificidades que não encontrará noutras cidades de dimensão semelhante.
Linhas de metro de Banguecoque
Atualmente, a cidade é atravessada por 8 linhas de metro, ou seja, 1 linha do metro subterrâneo clássico (que circula acima do solo nas extremidades), 6 linhas do metro subterrâneo puro que circula em corredores de betão elevados e 1 linha do comboio automático subterrâneo.
Ainda assim, o metro está longe de cobrir todas as direcções e áreas da cidade, e é difícil circular pela cidade sem viagens adicionais de táxi.
O metro não é um sistema unificado, mas é operado por 4 empresas diferentes que não reconhecem os bilhetes umas das outras.
Transporte rápido metropolitano MRT
Este sistema é composto por três linhas:
- Linha do Círculo Azul (MRTA Blue Line) - passa pelo centro histórico e por algumas zonas da moderna Banguecoque populares para alojamento; também vai até à estação central de Bang Sue e pára perto da estação rodoviária de Mo Chit. Estações importantes:
- Sanam Chai - centro histórico, Wat Pho, Palácio Real + miradouro Wat Arun
- Hua Lamphong - Buda de Ouro, Chinatown
- Silom
- Sukhumvit
- Parque Chatuchak - Mercado Chatuchak, estação de autocarros Mo Chit
- Bang Phai - Templo Wat Paknam
- Linha roxa (MRTA Purple Line) - A partir da estação de transferência para a linha azul Tao Poon, no norte da cidade, continua mais para norte, para além de Banguecoque, e não tem qualquer utilidade para os turistas
Sítio Web oficial do MRT: metro.bemplc.co.th
A linha azul é maioritariamente subterrânea, enquanto as linhas roxa e amarela são totalmente subterrâneas. A Linha Azul é também a mais movimentada de todas as linhas do Metro de Banguecoque.
BTS Skytrain
Este sistema opera duas linhas verdes - clara e escura - que se cruzam na estação de Siam.
- A linha verde clara (Sukhumvit Line) - percorre Banguecoque no sentido norte-sul, passando pelo centro de Sukhumvit e Siam a partir das atracções turísticas, e também pára perto das estações de autocarros de Mo Chit e Ekkamai. As estações importantes incluem:
- Linha Verde Escura (Silom Line) - começa no centro da moderna Banguecoque, no distrito de Siam, e continua através do rio até ao leste da cidade, passando pelo popular distrito de Silom. Estações importantes:
- Siam
- Sala Daeng - Distrito de Silom
- Chong Nonsi - arranha-céus de Mahanakhon
- Krung Thon Buri - mudar para a linha dourada em direção a ICONSIAM
- Linha dourada (Gold Line) - percurso curto desde a linha verde escura até ao centro comercial de luxo ICONSIAM
- Linha amarela (Yellow Line) - passa na parte oriental de Banguecoque e ainda não tem muito interesse do ponto de vista turístico
- Linha cor-de-rosa (Pink Line) - passa na parte norte de Banguecoque e liga, por exemplo, a linha vermelha do metro do aeroporto de Don Mueang à linha verde clara ou roxa. A transferência da linha do aeroporto para a linha cor-de-rosa faz-se na estação de Lak Si.
Sítio Web oficial do BTS Skytrain: www.bts.co.th/eng
Todos os percursos são feitos acima do solo. As linhas verdes têm o carácter de conjuntos clássicos de metro, enquanto a linha dourada é o chamado peoplemover, um comboio automático sem condutor.
A linha dourada também tem tarifas separadas das duas linhas verdes e é sempre necessário comprar um bilhete separado.
Caminho de ferro SRT
A última transportadora é a Thai State Railway, que opera três linhas subterrâneas electrificadas.
- Suvarnabhumi City Line (Airport Rail Link) - Liga o moderno centro de Banguecoque ao aeroporto de Suvarnabhumi. Estações importantes:
- Phaya Thai - terminal com transferência para a linha verde clara do BTS
- Makassan - extremo norte do bairro de Sukhumvit
- Linha vermelha - liga a estação de Bang Sue, no norte da cidade, ao aeroporto de Don Mueang
- Linha vermelha ligeira - vai da estação de Bang Sue para leste até Taling Chan e não tem praticamente qualquer utilidade para os turistas
Sítio Web oficial: www.srtet.co.th
Mapa do metro de Banguecoque
Como os sítios Web oficiais dos vários sistemas não disponibilizam mapas de alta resolução, criámos o nosso próprio mapa da atual rede de metro de Banguecoque.
Bilhetes do metro de Banguecoque
Cada um dos 3 sistemas acima referidos tem os seus próprios bilhetes, para além do comboio automático de curta duração Golden Line, que nem sequer reconhece os bilhetes das outras duas linhas da empresa que o opera.
Se fizer uma transferência dentro de um sistema (por exemplo, da linha verde-clara para a linha verde-escura ou da linha azul para a linha púrpura), não é necessário comprar um bilhete novamente quando faz a transferência. No entanto, se estiver a fazer uma transferência entre sistemas, tem sempre de comprar um novo bilhete.
Como é que compro um bilhete?
Em algumas linhas de metro pode pagar com o seu próprio cartão VISA sem contacto, noutros locais só pode comprar fichas numa máquina.
Bilhetes na máquina de venda automática
Existem máquinas de venda automática em cada estação de metro que só aceitam dinheiro (moedas e notas até um valor máximo de 100 baht). Para além disso, existe um balcão de atendimento em cada estação, mas também não é possível pagar com cartão. A vantagem das caixas registadoras é que também pode trocar notas de 500 e 1 000 baht.
A máquina muda de tailandês para inglês no canto superior direito.
Em seguida, selecciona a estação para onde se dirige no mapa do ecrã tátil. Os ecrãs são antigos, pelo que é possível que, à primeira vez, tenha de selecionar uma estação diferente e tenha de repetir o processo.
No lado direito do ecrã, verá o preço a pagar. Não é necessário pagar o valor exato, basta lembrar que a máquina só devolve em moedas.
Da máquina sairá uma ficha preta (para MRT, SRT e Airport Rail Link) ou um bilhete de papel (para BTS Skytrain), que depois utilizará no torniquete. Quando entrar, basta colocar a ficha/ticket em frente do leitor. Não se esqueça de guardar a ficha/bilhete durante toda a viagem. À saída, basta introduzir o bilhete ou ficha no torniquete e deixá-lo lá, libertando-o.
- Este sistema funciona em todas as linhas de metro
O seu próprio cartão sem contacto
Apenas nas linhas do sistema MRT (ou seja, o círculo azul principal e o círculo roxo em direção a Nonthaburi) é possível pagar com um cartão sem contacto. Atualmente, apenas os cartões VISA podem ser utilizados para pagamento.
Basta colocar o cartão no leitor do torniquete ao entrar na estação e depois ao sair da estação.
Preços dos bilhetes em Banguecoque
Todos os sistemas de metro são sempre cobrados em função da distância percorrida.
O preço mais baixo (geralmente 1 ou 2 paragens) é de 15 thb, e o preço mais elevado situa-se entre 40 thb e 50 thb, mas nesse caso é preciso percorrer quase toda a cidade. Em média, pagará cerca de 30 thb.
Para o sistema BTS Skytrain (linha verde clara + verde escura), existem também passes diários válidos apenas para um determinado dia. Não se compram estes bilhetes numa máquina, mas apenas numa bilheteira com pessoal. Mais uma vez, estes bilhetes diários só podem ser utilizados para esse sistema. Um bilhete diário para as linhas BTS custa 140 thb.
Para o sistema MRT, em vez de um bilhete diário, pode comprar um cartão de valor armazenado por 180 thb (valor de 100 baht para a tarifa + 80 baht para a emissão do bilhete). No entanto, pode recarregar o cartão para qualquer montante (sempre apenas em dinheiro). No entanto, as tarifas não são mais baratas do que as fichas, pelo que a única mais-valia é a comodidade de não ter de voltar a comprar uma tarifa de cada vez que entra no metro.
Horários e intervalos
Todas as linhas de metro em Banguecoque partem para a linha entre as 5h15 e as 5h30 das estações terminais, ou seja, do centro da cidade por volta das 6h00. As últimas viagens são efectuadas entre as 23h20 e as 23h40 a partir das estações terminais, ou seja, a partir do centro, por volta da meia-noite.
Os intervalos nas linhas Azul e Verde são de 5 a 10 minutos, mais curtos de manhã e à tarde, mais longos ao meio-dia e aos fins-de-semana (mas não superiores a 10 minutos).
Quando se viaja para o aeroporto Suvarnabhumi BKK, o intervalo é de 10-15 minutos, enquanto para o aeroporto Don Mueang DMK é de 12-20 minutos.
Comboios de metro
Todos os comboios do metro são modernos e climatizados. Por vezes, até com excesso de ar condicionado, e a diferença entre a temperatura exterior e interior do comboio, superior a 15 graus, não é exceção.
Os comboios e as estações estão impecavelmente limpos e viajar de metro em Banguecoque é muito seguro.