São Martinho - qual é a melhor forma de viajar

São Martinho

São Martinho não dispõe de uma boa infraestrutura de transportes. Na faixa do maior aglomerado populacional, que vai de Philipsburg a Koolbaai, Simpson Bay e aeroporto, passando por Marigot e Grand Case, formam-se filas de trânsito prolongadas e desordenadas, que deixam retidos automóveis, táxis e mini-autocarros.

Os transportes públicos são assegurados apenas por pequenas carrinhas, que circulam sobretudo nas estradas principais.

De carro em São Martinho

A deslocação de automóvel na ilha de São Martinho é o meio de transporte mais prático, mas as costas oeste e sul, em particular, estão sujeitas a um tráfego extremamente intenso. No entanto, se pretender aventurar-se para além das principais praias e das grandes cidades, o automóvel é, sem dúvida, altamente recomendado.

Em São Martinho, conduza pela direita.

Reservar um carro no aeroporto SXM

A maioria das principais empresas multinacionais de aluguer de automóveis opera na ilha, complementada por algumas empresas regionais das Caraíbas.

Quanto custa alugar um carro em São Martinho? Qual é a qualidade das estradas? Quais são os regulamentos aqui e como posso abastecer na bomba? Leia a secção detalhada Aluguer de automóveis em São Martinho.

Transportes públicos - autocarros e miniautocarros

Existem autocarros que circulam em rotas regulares, tanto na parte holandesa como na parte francesa, mas na grande maioria dos casos são pequenas carrinhas (mini-autocarros).

Os mini-autocarros também circulam em três rotas transfronteiriças.

É muito fácil reconhecer um miniautocarro: tem sempre um sinal no para-brisas com o ponto de partida e o ponto de chegada do percurso (por vezes - de forma um pouco mais lógica - apenas o destino).

Além disso, os miniautocarros têm sempre a letra "B" e números na matrícula.

Ao entrar no autocarro, deve cumprimentar sempre o motorista e os outros passageiros de forma simpática.

Paragens e preços dos bilhetes

As tarifas só são pagas em dinheiro diretamente ao motorista. Não se recebe um bilhete em papel, apenas se paga.

Paga-se sempre ao sair.

  • 1,50 usd – 2 usd Dependendo da distância do lado holandês (só paga 2 usd se for de Philipsburg para Maho ou Marigot)
  • 1,50 eur – 5 eur por distância do lado francês

Os pagamentos nos Países Baixos só são aceites em dólares americanos. Não é possível pagar em euros ou florins das Antilhas.

No lado francês, o pagamento pode ser efectuado em euros e dólares americanos.

Os autocarros têm percursos fixos e, embora existam também paragens assinaladas em muitos locais, a carrinha pára em qualquer ponto do percurso.

Se for embarcar, não precisa de parar numa paragem assinalada, mas tente sempre parar num local onde a carrinha possa encostar à berma da estrada e sair da faixa de rodagem. Os melhores locais são os cruzamentos ou as rotundas.

Ao sair, grite para o condutor "Stop, please!"

O mesmo sistema de miniautocarros funciona tanto do lado holandês como do lado francês.

Todas as carreiras funcionam diariamente entre as 6h45 e as 20h00, aproximadamente.

Itinerários dos miniautocarros

Principais rotas de miniautocarros com uma frequência de 5 a 10 minutos.

  • Philipsburg - Cole Bay - Simpson Bay - Aeroporto SXM - Maho
  • Philipsburg - Cole Bay - Marigot
  • Marigot - Grand Case - Hope Estate - Baie Orientale (Soualiga) - Quartier d'Orléans (Bairro Francês)
    • Alguns serviços funcionam apenas entre Marigot e Grand Case ou Baie Orientale (Soualiga)
  • Philipsburg - Madame Estate - Lower Princes's Quarter - Quartier d'Orléans (Bairro Francês)

As carreiras secundárias, com uma frequência de 15 a 20 minutos, circulam nas zonas menos frequentadas.

  • Maho - Mullet Bay
  • Marigot - Sandy Ground - Baie Nettlé - Terres Basses
  • Philipsburg - Saint Peters
  • Linha da cidade de Marigot (Concordia)

Na parte francesa, existem ainda pequenas rotas de ligação à volta da ilha a partir da linha principal, mas estas apenas funcionam duas vezes por dia e destinam-se principalmente a crianças em idade escolar e a trabalhadores pendulares.

Conforto nos autocarros

Os autocarros são, em 99% dos casos, pequenas carrinhas para um máximo de 12 pessoas.

A grande maioria das carrinhas tem ar condicionado, mas também é possível ver carrinhas mais antigas sem ar condicionado. É frequente a carrinha encher até ao último lugar, pelo que há sempre 3 pessoas numa fila e o conforto não é grande.

Se a carrinha tiver todos os lugares ocupados, não pára para o embarque.

Se viajar com malas grandes, é melhor apanhar um táxi, pois não caberá no miniautocarro.

Táxi

Em São Martinho, não existem aplicações de táxis móveis, pelo que terá de confiar apenas nos táxis que passam.

Os táxis têm um aspeto semelhante ao dos mini-autocarros - normalmente têm a forma de carrinhas para 8 a 12 pessoas, mas também pode ver carros normais.

Normalmente, os táxis não têm o clássico sinal de "Táxi" no tejadilho, apenas um pequeno sinal atrás do para-brisas, ou mesmo isso.

Do lado holandês, pode certamente reconhecer um táxi pela matrícula, que diz sempre "Taxi". Do lado francês, os táxis têm matrículas normais e não os reconhecerá por isso.

Como apanhar um táxi?

Geralmente, não há muitos táxis em São Martinho e, especialmente nos dias em que vários navios de cruzeiro chegam a Philipsburg ao mesmo tempo, há uma escassez de táxis, uma vez que todos se dirigem para o porto.

Pode fazer sinal a um táxi acenando em qualquer sítio da rua. Se houver um lugar vazio, o táxi pára para si.

A sua melhor hipótese de apanhar um táxi na rua é nas estradas principais, entre as 19:00 e as 21:00 horas.

Devido à escassez de táxis, é frequente ter de partilhar a viagem com outros passageiros, mas será sempre levado diretamente para o seu destino.

Existem também 4 praças de táxi na ilha, onde há sempre vários táxis à espera.

Se quiser chamar um táxi para a hora exacta, informe a receção do hotel.

Preços dos táxis

Os taxímetros não são utilizados aqui, mas os preços são fixados por decreto, tanto do lado holandês como do lado francês.

Os motoristas são honestos e é muito raro pedirem-lhe um preço mais elevado.

O pagamento é feito apenas em dinheiro.

Se viajar em casal, paga apenas uma tarifa (e não cada pessoa separadamente). No entanto, se partilhar um táxi com desconhecidos, cada pessoa paga sempre por si, mesmo que façam exatamente o mesmo percurso.

Exemplos de preços actuais em 2025:

Os preços de Philipsburg são a partir do centro da cidade. Se viajar a partir das docas dos barcos, pagará sempre mais 5 usd.

  • Philipsburg - Maho/Mullet Bay: 20 usd
  • Aeroporto de SXM - Philipsburg: 20 usd
  • Aeroporto de SXM - Marigot: 20 usd
  • Aeroporto de SXM - Dawn Beach: 40 usd
  • Aeroporto de SXM - Simpson Bay: 15 usd
  • Aeroporto de SXM - Grand Case: 45 usd
  • Aeroporto de SXM - Orient Beach/Anse Marcel: 50 usd
  • Philipsburg - Marigot: 25 usd
  • Philipsburg - Anse Marcel/Orient Beach: 30 usd
  • Philipsburg - Dawn Beach: 15 usd
  • Marigot - Grand Case: 20 usd
  • Marigot - Aeroporto de Grand Case: 25 usd
  • Marigot - Anse Marcel/Orient Beach: Marigot - Grand Case: Marigot - Grand Case Airport: Marigot - Anse Marcel/Orient Beach: 35 usd
  • Marigot - Maho: 20 usd

A moeda preferida é o dólar americano, tanto na parte holandesa como na francesa. No entanto, o euro também é aceite por 90% dos taxistas a uma taxa de 1:1 em relação ao dólar, sem qualquer problema.

Não é possível pagar um táxi em florins das Antilhas.

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