Osaka - qual é a melhor forma de viajar

Osaka Namba

A rede de transportes públicos de Osaka é tão densa que, apesar da sua enorme população e da sua sociedade muito rica, praticamente não há engarrafamentos e há muito menos carros nas ruas do que em cidades igualmente desenvolvidas noutras partes do mundo.

Para se deslocar em Osaka, poderá utilizar o metro convencional, os comboios estatais JR, muitos caminhos-de-ferro privados, uma linha de elétrico e uma extensa rede de autocarros urbanos.

A maior parte das vezes, utiliza-se o metro para chegar à maior parte dos locais interessantes de Osaka, exceto, talvez, os Universal Studios e o Templo Sumyioshi, que terão de ser percorridos de comboio ou de autocarro.

Os 10 melhores hotéis em Osaka

Tarifas e preços dos bilhetes

O sistema tarifário é diferente para as diferentes empresas de transportes e, especialmente no caso dos transferes ou dos bilhetes diários, é bastante difícil saber para que linhas é válido um determinado bilhete e para quais não é.

Bilhetes diários

Em Osaka, é possível comprar os seguintes bilhetes diários e de vários dias.

Preço Validade Descontos - atracções
Osaka Amazing Pass 3 300 jpy - 1 dia
5 500 jpy - 2 dias
Metro de Osaka
Caminhos-de-ferro privados (apenas em Osaka)
Autocarros urbanos (apenas em Osaka)
Grátis (atracções selecionadas)
Metro de Osaka 820 jpy - 1 dia (trabalho)
620 jpy - 1 dia (fins-de-semana)
Metro de Osaka
Autocarros urbanos (apenas em Osaka)
Desconto de cerca de 10%
Passe de comboio de Kansai

5 600 jpy - 2 dias
7 000 jpy - 3 dias

Metro de Osaka
Caminhos-de-ferro privados (região de Kansai)
Eléctricos e alguns teleféricos
Desconto de cerca de 10%

Osaka Amazing Pass

Um cartão de desconto para turistas que lhe dá entrada gratuita em algumas atracções turísticas, descontos em algumas lojas e viagens ilimitadas em Osaka.

3 300 jpy 5 500 jpy
1 dia 2 dias

O cartão é sempre válido apenas para um dia de calendário e não para 24 ou 48 horas.

É válido nos seguintes trajectos, apenas dentro de Osaka (não pode ser utilizado para viajar para Nara, Kobe ou qualquer um dos aeroportos de Osaka, por exemplo) - ver mapa.

  • Toda a rede de metro de Osaka
  • Todos os autocarros urbanos (exceto o autocarro shuttle Universal Stuios)
  • Caminho de ferro Kintetsu
  • Caminho de ferro elétrico de Hanshin
  • Caminho de ferro de Hankyu
  • Caminho de ferro elétrico de Keihan
  • Caminho de ferro elétrico de Nankai

Não é válido nas linhas de comboio JR (incluindo a linha urbana JR Osaka Loop), linhas de elétrico Hankai, monocarril de Osaka.

Nos comboios Nankai Limited Express e Kintetsu Limited Express, pagará uma taxa suplementar pela reserva de lugar.

Quando é que o Osaka Amazing Pass vale a pena? Quando visitar pelo menos três das principais atracções turísticas num dia e fizer 3 a 4 viagens em transportes públicos, de preferência numa combinação de metro e outros caminhos-de-ferro.

Onde comprar?

  • O Osaka Amazing Pass só está disponível para utilizadores de smartphones e só pode ser comprado online

Informações oficiais: osaka-amazing-pass.com.

Passe de 1 dia para o metro de Osaka

O passe mais barato para todo o dia é adequado se utilizar muito o metro e os autocarros urbanos e não visitar extensivamente as atracções incluídas no Osaka Amazing Pass.

Com o passe de metro para todo o dia também obtém descontos na entrada em 30 atracções selecionadas (normalmente cerca de 10%), ver lista.

820 jpy 620 jPY
Dias úteis Fins-de-semana e feriados

O bilhete é válido no dia de calendário e não durante 24 horas.

Não precisa de se informar sobre os dias que são feriados no Japão. Nesses dias, a máquina só lhe venderá um bilhete com desconto por 620 ienes.

O bilhete só é válido nas seguintes rotas:

  • Todas as rotas do metro de Osaka
    • Linha Chuo - válido até à estação de Nagata, depois alguns comboios continuam nos carris da linha privada Kintetsu Railway.
    • Linha Midosuji - válida até à estação de Esaka, alguns comboios continuam nos carris da linha ferroviária privada Kita-Osaka Kyuko
  • Todas as carreiras de autocarros urbanos
    • As excepções são os autocarros shuttle da Universal Studios e da IKEA

Onde comprar?

  • Máquinas de venda automática em todas as estações de metro (apenas dinheiro ou cartões de transporte japoneses)
  • Bilheteiras em todas as estações de metro (o pagamento com cartão também está disponível nas principais estações do centro da cidade)

Se utilizar um dos 10 cartões de transporte japoneses (Icoca, PiTaPa, Suica, etc.) para pagar, não há limite diário para as viagens de metro. Se for viajar de metro mais de 4 vezes (3 vezes ao fim de semana), vale sempre a pena comprar um passe de 1 dia, mas pode pagar com cartões de transporte.

Passe de comboio de Kansai

Válido para toda a vasta área de Kansai, incluindo Quioto, Nara ou Kobe, o passe ferroviário é mais adequado para os entusiastas dos caminhos-de-ferro.

Para que valha a pena, é necessário fazer 2 viagens de ida e volta por dia num percurso longo (por exemplo, Osaka - Nara / Kobe / Quioto) ou 1 viagem de ida e volta num percurso longo e várias viagens mais curtas (pelo menos 4-5).

5 600 jpy 7 000 jpy
2 dias 3 dias

O bilhete é válido para os dias de calendário e não para 48 ou 72 horas.

Para além da maioria dos caminhos-de-ferro privados em Osaka, Quioto, Kobe e Nara, o bilhete também é válido no metro de Osaka. Por outro lado, o bilhete não é válido em nenhum comboio da JR (nem mesmo no comboio JR Osaka Loop).

O Kansai Railway Pass também não pode ser utilizado em nenhuma linha de autocarro.

Com o passe do metro, também obtém descontos na entrada em 30 atracções selecionadas (normalmente cerca de 10%), ver lista.

No Nankai Limited Express e no Kintetsu Limited Express, pagará uma sobretaxa pela reserva de lugar.

Onde comprar?

Na compra online, é necessário trocar o voucher por um cartão físico em qualquer ponto de venda.

Bilhetes diários nos caminhos-de-ferro privados

A maioria dos operadores ferroviários também oferece os seus próprios bilhetes de um dia ou de vários dias.

Estes bilhetes nunca valem a pena para viajar apenas à volta de Osaka, mas podem ser convenientes para viagens de um dia a partir de Osaka.

Para saber os preços e a área de utilização, consulte o capítulo sobre o metro de Osaka, que também descreve os comboios.

Podem ser vantajosos com as seguintes companhias, por exemplo:

  • Kintetsu - Nara, Yoshino, Kyoto
  • Hanshin + Hankai - Kobe

Passe JR

O popular passe JR, que abrange toda a rede dos caminhos-de-ferro do Japão, ou a sua variante regional, o JR-WEST Pass, podem ser utilizados para viajar em Osaka?

O JR Pass ou o JR-WEST Pass é válido em Osaka exclusivamente nas linhas ferroviárias JR, pelo que não tem qualquer significado prático para se deslocar na cidade.

Reserve o seu hotel em Osaka com antecedência

Bilhetes simples

Estes passes são bons para quando se pretende passear principalmente pelos bairros centrais, ou passar um dia inteiro em parques temáticos como o Universal Studios ou o Aquário Kaiyukan.

Metro e comboios

Quando se viaja de metro ou comboio, as tarifas são sempre calculadas de acordo com a distância percorrida.

No mapa de tarifas por cima de cada máquina, encontrará o seu destino, com o montante a pagar escrito por baixo.

Depois, seleciona-o no ecrã da máquina e paga.

Também é possível comprar um bilhete de transferência para outras linhas, mas sempre dentro da rede da transportadora. Não é possível, por exemplo, comprar um único bilhete de transferência entre o metro de Osaka e a Kintetsu Railway ou outras companhias.

Os preços variam geralmente entre 190 jpy e 420 jpy, ver o capítulo do Metro de Osaka para mais pormenores.

Autocarros e elétrico de Hankai

No autocarro e no elétrico de Hankai, há uma tarifa fixa de 210 jpy por viagem.

As tarifas de transferência com desconto só podem ser utilizadas quando se faz a transferência para o autocarro<->ou para o metro<->, ver mais pormenores abaixo.

Localizador de transportes

Não existe um motor de busca único para todos os tipos de transporte em Osaka. Pode pesquisar nos sítios Web de cada uma das transportadoras, listados abaixo, ou através de Google.com/maps.

A pesquisa de transportes públicos através do Google funciona bem, incluindo a apresentação de preços exactos.

No entanto, o Google Maps ignora as diferenças entre os sistemas.

Encontrará sempre o percurso mais curto possível, mas não tem em conta se os percursos têm a mesma tarifa. Caso contrário, tem de comprar uma nova tarifa de cada vez que muda, o que torna a viagem mais cara.

Os mal-entendidos são frequentes, especialmente quando se utiliza o passe de 1 dia do metro de Osaka, que não é válido nas linhas de comboio (como a Kintetsu, JR Loop Line, Hansin, Nankai e outras).

Metro e caminhos-de-ferro

A rede básica de transportes em Osaka é constituída por 9 linhas de metro, complementadas por muitos caminhos-de-ferro suburbanos privados e públicos (JR).

Estes caminhos-de-ferro podem ser utilizados para se deslocar na cidade, mas os bilhetes simples e alguns bilhetes diários não são compatíveis entre si.

Para informações pormenorizadas, consultar o capítulo sobre o metro de Osaka.

Autocarros

A extensa rede de autocarros da cidade é ideal para se deslocar em distâncias mais curtas.

Embora os engarrafamentos não sejam frequentes em Osaka, as viagens de autocarro continuam a ser bastante lentas devido ao grande número de semáforos.

Um mapa completo das rotas dos autocarros pode ser encontrado em: bus.osakametro.co.jp/routemap. Os autocarros circulam normalmente entre as 5h30 e a meia-noite e a frequência de cada linha é normalmente de 20-30 minutos.

Descrevemos sempre as rotas de autocarro úteis para uma atração específica na secção O que ver.

Embarque sempre pela segunda porta e saia pela porta do condutor.

Deve premir sempre o botão vermelho "Stop" antes de sair.

Como pagar a tarifa

As tarifas fixas aplicam-se em todas as carreiras de autocarro 210 jpy.

Pode pagar em dinheiro exato ou com os 10 cartões de transporte japoneses (Icoca, Suica e outros). Os cartões de crédito normais como Visa, Mastercard e outros não podem ser utilizados.

O pagamento é sempre efectuado à saída do condutor.

Para pagar com cartão, basta encostá-lo ao leitor. Se pagar em dinheiro, coloque o dinheiro na caixa e, se não tiver dinheiro exato, pode trocar uma nota de 1000 ienes na casa de câmbio junto à caixa.

Tarifa de transporte

Se utilizar um cartão de transporte (Icoca, Suica, etc.) para pagar, o preço de 210 ienes é válido durante 90 minutos com qualquer número de transferências Bus-Bus.

O desconto é sempre de 100 ienes sobre a tarifa normal quando se passa do autocarro para o metro ou vice-versa.

Se pagar em dinheiro, a tarifa com desconto não pode ser utilizada.

Para informações detalhadas sobre as tarifas de transferência: subway.osakametro.co.jp/fare.

Elétrico de Hankai

Existem apenas 2 linhas clássicas de elétrico de rua em funcionamento em Osaka, que circulam no sul da cidade.

São utilizadas principalmente para chegar ao Templo Sumiyoshi Taisha a partir da estação Tennoji ou do arranha-céus Harukas 300.

Como pagar a tarifa

Há uma tarifa fixa em ambas as linhas de elétrico 210 jpy.

Pode pagar em dinheiro ou com os 10 cartões de transporte japoneses (Icoca, Suica e outros). Os cartões de crédito normais, como Visa, Mastercard e outros, não podem ser utilizados.

O pagamento é sempre efectuado à saída do condutor.

Táxi, Uber

Os típicos táxis pretos são um meio de transporte extremamente popular entre os habitantes locais e os turistas e estão literalmente omnipresentes.

É possível fazer sinal a um táxi acenando em qualquer parte da rua e as praças de táxis oficiais são também muito comuns, onde muitos táxis estão sempre à espera, muitas vezes em centros comerciais, monumentos ou estações de metro.

As deslocações de táxi em Osaka são muito seguras e não existem esquemas de preços excessivos.

Normalmente, os táxis podem ser pagos em dinheiro e muitos aceitam também cartões Visa, Mastercad ou American Express ou cartões de transporte japoneses (Icoca, Suica e outros).

A condução é sempre feita por taxímetro. As tarifas mais comuns são as seguintes:

  • 660 jpy - primeiros 2 km
  • 80 jpy - cada 296 metros adicionais ou 1 minuto de espera (os táxis maiores têm uma tarifa ligeiramente superior)

Normalmente, paga-se aproximadamente o mesmo preço por uma viagem pelo centro. 2 000 jpy.

Gorjeta

Não é comum dar gorjeta em Osaka quando se apanha um táxi.

No entanto, pode arredondar o valor para a dezena mais próxima. Se tiver de pagar 1.900 ienes, pode deixar 2.000 ienes para o taxista.

Aplicações móveis

Embora existam aplicações móveis como a Uber e a DiDi em Osaka, os preços são sempre os mesmos que os dos táxis normais e só são calculados com base na viagem real (de acordo com o taxímetro).

A vantagem, no entanto, é que pode sempre pagar com cartão quando utiliza as aplicações.

Este artigo pode conter ligações de afiliados a partir das quais a nossa equipa editorial pode receber comissões se clicar na ligação. Consulte a nossa página Política de publicidade.

Ainda há perguntas?

Se tiver perguntas ou comentários sobre o artigo...

0 comentários

Iniciar sessão no Cestee

... a comunidade mundial de viajantes

Continuar com o Google Continuar com o Facebook

Ainda não tem a sua conta de viagem? Registe-se