Osaka - metro

Osaka Namba

O metro é a espinha dorsal dos transportes em Osaka, e com a sua densa rede de linhas, a maioria dos viajantes não precisará de autocarros ou táxis.

Uma vez que muitos mapas mostram os caminhos-de-ferro urbanos e suburbanos como linhas de metro, também os descreveremos neste capítulo. De facto, existem diferenças acentuadas entre o metro e as outras linhas ferroviárias de Osaka, por exemplo, no que diz respeito à emissão de bilhetes.

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Mapa do metro e dos caminhos-de-ferro

Não existem mapas oficiais claros de todos os caminhos-de-ferro de Osaka, pelo que criámos o nosso próprio mapa do metro de Osaka, dos comboios JR e de todos os caminhos-de-ferro privados.

Metro de Osaka

O metro clássico é o caminho de ferro urbano mais extenso de Osaka, com 9 linhas frequentes.

A frequência dos comboios é de 2 a 5 minutos nos dias úteis e de 4 a 8 minutos nos fins-de-semana.

Todas as linhas de metro de Osaka funcionam aproximadamente das 5:30 às 0:15.

O site oficial com a lista das linhas e horários pode ser encontrado em: subway.osakametro.co.jp.

Tarifas

Os seguintes tipos de bilhetes são válidos no metrô de Osaka.

As tarifas para crianças de 6 a 11 anos são sempre metade da tarifa de adulto. As crianças com menos de 6 anos viajam gratuitamente no metro.

O preço dos bilhetes simples é calculado de acordo com a distância.

O bilhete diário é válido por 1 dia de calendário e não por 24 horas.

Bilhetes simples / de transferência 190 jpy - 300 jpy
Todo o dia - dias úteis 820 jpy
Todo o dia - fins-de-semana e feriados 620 jpy

Com um bilhete de dia inteiro também tem descontos em várias atracções, ver informações oficiais: subway.osakametro.co.jp. Este bilhete também é válido para os autocarros urbanos.

Para saber o preço exato da tarifa única, consulte kensaku.osakametro.co.jp.

Que outros bilhetes e passes são válidos para andar no metro de Osaka?

Passe de 1 dia do Metro de Osaka Sim
Passe JR / Passe JR-WEST Não
Passe dos Caminhos-de-Ferro de Kansai Sim

Como utilizar os bilhetes?

No metro de Osaka, é possível utilizar os bilhetes tradicionais em papel ou os cartões de transporte.

Bilhetes de papel

Os bilhetes podem ser comprados nas máquinas de venda automática em cada estação de metro. Também é possível utilizar uma bilheteira com um funcionário. Os bilhetes clássicos de papel só podem ser pagos em dinheiro.

Se comprar um bilhete simples, procure primeiro a estação de destino no mapa por cima da máquina, onde está escrito o montante. Em seguida, selecione-a no ecrã da máquina e pague.

O bilhete de papel é introduzido no torniquete de um lado e o torniquete devolve-lho do outro lado. Não se esqueça de levar o bilhete, pois vai precisar dele novamente quando sair da estação.

Se utilizar um bilhete simples, o torniquete guardá-lo-á à saída. Se for um bilhete diário, o torniquete devolve-o novamente.

Cartões de transporte

Também pode utilizar um dos 10 cartões de transporte do Japão para pagar o seu bilhete.

  • Icoca
  • Pitapa
  • Suica
  • Pasmo
  • Toica
  • Manacá
  • Kitaca
  • Sugoca
  • Nimoca
  • Hayakaken

Em Osaka, o pagamento com estes cartões não tem desconto em relação ao pagamento em dinheiro.

O cartão Icoca é vendido em Osaka e pode ser adquirido numa máquina em qualquer estação de metro por 500 jpy. Escolhe-se o montante que se quer carregar no cartão.

Em seguida, é-lhe cobrada uma tarifa com base na sua viagem. Não é necessário verificar o preço do bilhete quando se efectua o pagamento. Basta colocar o cartão no leitor do torniquete quando entra e sai da plataforma.

O cartão pode ser utilizado em todos os meios de transporte do Japão.

Instalações das estações de metro

Todas as estações estão equipadas com casas de banho muito limpas e sempre acessíveis gratuitamente.

A maioria das estações tem máquinas de venda automática na zona das bilheteiras e, por vezes, na plataforma, onde normalmente só se pode pagar com dinheiro.

Na grande maioria das estações, encontrará também cacifos automáticos para bagagem, com preços que variam entre 400 jpy e 800 jpy por 24 horas, consoante o tamanho da bagagem.

Caminhos-de-ferro na cidade e arredores

Para além do metro, existem várias companhias de caminhos-de-ferro em Osaka.

JR-WEST

Os comboios da empresa pública JR são utilizados principalmente para viajar para fora de Osaka (incluindo cidades vizinhas como Nara, Kobe e Quioto), mas também em algumas ligações dentro da cidade.

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Os comboios destas linhas circulam com uma frequência de 10-15 minutos.

São convenientes para os viajantes que possuem um JR Pass ou JR-WEST Pass.

As tarifas individuais são calculadas de acordo com a distância e os preços variam entre 190 jpy e 290 jpy.

Passe de 1 dia para o metro de Osaka Não
Passe JR / Passe JR-WEST sim
Passe dos Caminhos-de-Ferro de Kansai não

Nos comboios Limited Express ou Haruka Express, é sempre necessário adquirir uma reserva de lugar com a tarifa, mesmo que esteja a viajar com um JR Pass ou JR-WEST Pass.

Pesquisa de ligações: westjr.co.jp

Linha férrea de Kintetsu

Estes comboios não são muito úteis para viajar apenas em Osaka.

São adequados para viagens na área circundante, especialmente para estes sítios:

  • Nara
  • Parque Nacional de Yoshino

Os bilhetes podem ser comprados nas máquinas de venda automática (bilhetes de papel) ou pode pagar com um dos 10 cartões de transporte japoneses.

Passe de 1 dia para o metro de Osaka Não
Passe JR / Passe JR-WEST não
Passe dos Caminhos-de-Ferro de Kansai sim

Também estão disponíveis passes de vários dias para a rede ferroviária Kintetsu:

  • 1 dia por 1 800 jpy (apenas para as linhas do eixo Osaka - Nara - Quioto) - este passe só é válido para pelo menos 4 viagens num dia, o que não é muito viável
  • 2 dias por 3 000 jpy (apenas para as linhas do eixo Osaka - Nara - Quioto)
  • 5 dias por 4 500 jpy (para toda a rede Kintetsu) - um bilhete muito bom para viajar para Nara, Yoshino, Ise-Shima, Nagoya

Nos comboios Limited Express, é sempre necessário adquirir uma reserva de lugar para além do preço do bilhete.

Sítio Web oficial: kintetsu.co.jp

Caminho de ferro elétrico de Nankai

Este comboio vai da estação de Namba até ao sul de Osaka, e pode ser utilizado para chegar ao Santuário Sumiyhosi-Taisha ou ao Aeroporto de Kansai, por exemplo.

Também se pode apanhar o Nankai Railway para o Mosteiro do Monte Koya.

Os bilhetes podem ser comprados nas máquinas de venda automática (bilhetes de papel) ou podem ser pagos com um dos 10 cartões de transporte do Japão.

Nos comboios Limited Express, é sempre necessário adquirir uma reserva de lugar juntamente com o bilhete.

Passe de 1 dia para o metro de Osaka Não
Passe JR / Passe JR-WEST não
Passe dos Caminhos-de-Ferro de Kansai sim

Sítio Web oficial: nankai.co.jp

Comboios Hankyu

Estes comboios servem os subúrbios a norte de Osaka e são também uma alternativa aos comboios JR mais rápidos para viajar para Kobe e Quioto.

Por exemplo, o Hankyu Railway leva-o ao Parque Nacional de Minoo.

Os bilhetes podem ser comprados nas máquinas de venda automática (bilhetes de papel) ou podem ser pagos com um dos 10 cartões de transporte do Japão.

Passe de 1 dia para o metro de Osaka Não
Passe JR / Passe JR-WEST não
Passe dos Caminhos-de-Ferro de Kansai sim

Existe um passe diário para toda a rede de comboios Hankyu e Hanshin por 1 600 jpy. No entanto, só vale a pena para mais de 3 viagens entre Osaka e Kobe ou Quioto, o que não faz muito sentido.

Sítio Web oficial: hankyu.co.jp

Comboio elétrico de Hanshin

Estes comboios são mais convenientes para viajar entre o centro de Osaka (Namba) e Kobe.

Os bilhetes podem ser comprados nas máquinas de venda automática (bilhetes de papel) ou pode pagar com um dos 10 cartões de transporte japoneses.

Passe de 1 dia para o metro de Osaka Não
Passe JR / Passe JR-WEST não
Passe dos Caminhos-de-Ferro de Kansai sim

Existe um passe diário para toda a rede de comboios Hankyu e Hanshin por 1 600 jpy. No entanto, só vale a pena para mais de 3 viagens entre Osaka e Kobe, o que não faz muito sentido.

Sítio Web oficial: hanshin.co.jp

Monocarril de Osaka

Um comboio automatizado liga o Aeroporto de Itami ao Expocity 70 Park e à parte nordeste de Osaka, onde faz a ligação com o metro Purple Line.

Os bilhetes podem ser comprados nas máquinas de venda automática (bilhetes em papel) ou pagos com um dos 10 cartões de transporte japoneses.

Passe de 1 dia para o metro de Osaka Não
Passe JR / Passe JR-WEST não
Passe dos Caminhos-de-Ferro de Kansai sim

Sítio Web oficial: osaka-monorail.co.jp

Linha férrea de Keihan

Utilize os comboios desta companhia para viajar desde o distrito central, passando pela estação de Yodoyabashi, até aos subúrbios do nordeste e até Quioto, mas é mais rápido chegar lá pelos comboios Hankyu ou JR.

Os bilhetes podem ser comprados nas máquinas de venda automática (bilhetes de papel) ou podem ser pagos com um dos 10 cartões de transporte do Japão.

Passe de 1 dia para o metro de Osaka Não
Passe JR / Passe JR-WEST não
Passe dos Caminhos-de-Ferro de Kansai sim

Sítio Web oficial: keihan.co.jp

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