Paris - qual é a melhor forma de viajar

Paris

Paris é uma cidade enorme, mas com um centro bastante compacto, pelo que muitos dos pontos turísticos podem ser explorados a pé durante o dia. Mas provavelmente não conseguirá evitar os transportes públicos.

Reservar um hotel no centro de Paris

Os transportes públicos em Paris são assegurados pela RATP, que opera o metro, os comboios RER, os comboios Transilien, os autocarros, os eléctricos e o funicular de Montmartre.

Informações pormenorizadas estão disponíveis no sítio Web oficial ratp.fr

Bilhetes para os transportes públicos

A mesma tarifa aplica-se a todos os modos de transporte, ou seja, metro, comboios, autocarros, eléctricos e teleférico de Montmartre, mas as condições de utilização podem variar ligeiramente em pormenor, por exemplo, no caso dos comboios RER.

A gama de bilhetes é bastante vasta e a sua aquisição exige alguma reflexão sobre o número de vezes que vai utilizar os transportes públicos em Paris e os locais onde se vai deslocar. A mesma tarifa aplica-se a todos os modos de transporte, ou seja, metro, comboios, autocarros, eléctricos e teleférico de Montmartre, mas os pormenores podem variar ligeiramente em termos de condições de utilização para os comboios RER, por exemplo.

Para se deslocar em Paris, é necessário explicar primeiro o sistema de zonas.

Zonas de transportes públicos em Paris

Paris e os seus arredores estão divididos em 5 zonas, sendo que quanto mais alta for a zona, mais pagará pelo seu bilhete.

  • Zona 1 - o núcleo histórico de Paris e os limites administrativos da cidade
  • Zona 2 - os arredores imediatos de Paris (por exemplo, Stade de France, Vincennes, Saint-Ouen, Boulogne, Issy, Ivry)
  • Zona 3 - a área mais vasta em torno de Paris (por exemplo, La Défense, Saint-Denis, Antony, Viroflay, Villejuif, Choisy)
  • Zona 4 - locais mais afastados do centro (por exemplo, Aeroporto de Orly, Castelo de Versalhes, Museu do Ar de Le Bourget)
  • Zona 5 - locais mais afastados do centro (por exemplo, aeroporto CDG, Chateau Fontainebleau, Disneyland Paris)
  • Mapa das zonas de transportes públicos em Paris

Bilhetes simples e de vários dias

Para os visitantes de Paris, existem 4 variantes de bilhetes de um dia ou de vários dias, cada um com as suas vantagens e desvantagens, pelo que deve sempre calcular antecipadamente onde quer ir e com que frequência quer viajar em Paris.

Passe Navigo

Embora o passe Navigo seja principalmente para os habitantes locais, com o preenchimento de todos os dados pessoais, existe uma "versão mais leve", o Navigo Découverte, que também está disponível para visitantes e turistas.

Preços e variantes

Podem ser adquiridas duas opções de tarifas no cartão Navigo Découverte ou na aplicação móvel.

  • Todo o dia - válido apenas num determinado dia de calendário até às 24:00.
    • 8,65 eur - para 2 zonas (por exemplo, 1-2, 2-3, etc.)
    • 11,60 eur - para 3 zonas
    • 14,35 eur - para 4 zonas (conveniente para deslocações para Versalhes ou para o aeroporto de Orly)
    • 20,60 eur - para 5 zonas (conveniente para viajar para a Disneyland ou para o aeroporto CDG)
  • Semanal - sempre válido para a semana de calendário, de segunda-feira a domingo. O último dia em que se pode adquirir um passe semanal é quinta-feira, com a condição de que só será válido até ao domingo seguinte.
    • 30,75 eur - para 5 zonas
    • A opção para o número inferior de zonas com o centro da cidade de Paris não é vendida
  • Fim de semana para pessoas com menos de 26 anos, denominado Navigo Jeunes - válido para o dia de calendário das 0h00 às 24h00, apenas aos sábados, domingos ou feriados
    • 4,70 eur - para as zonas 1-3
    • 10,35 eur - para as zonas 1-5

Como comprar?

  • Cartão físico por 5 euros (recarregável) com a sua própria fotografia
  • Através da aplicação móvel Île-de-France Mobilités (Google Play / App Store)

Traga a sua fotografia de casa ou mande tirar uma fotografia numa das numerosas máquinas fotográficas existentes nas estações. As fotografias não têm de ter dimensões específicas. O empregado do balcão corta a fotografia para a adaptar ao cartão.

Só pode comprar um cartão físico nos escritórios da SNCF Transilien nas principais estações e em algumas agências da RATP, normalmente no aeroporto CDG ou nas principais estações (não nas estações de metro normais).

Na aplicação móvel, é necessário registar-se, preencher os seus dados pessoais e aceitar a utilização do bilhete através da tecnologia NFC.

Uma vez comprado o bilhete e carregado no seu telemóvel, não precisa de abrir a aplicação de cada vez, basta encostar o telemóvel ao leitor NFC, exatamente da mesma forma que quando paga com cartão.

Onde é que o bilhete se aplica?

Em todos os transportes públicos de Paris e da região de Île-de-France, de acordo com as zonas adquiridas.

Quem beneficia do título de transporte?

A versão Navigo Découverté para toda a semana é o bilhete mais vantajoso se viajar para Versalhes, para a Disneylândia ou de comboio para o aeroporto CDG, por exemplo, e chegar a Paris numa segunda, terça ou quarta-feira.

A versão diária é a mais vantajosa se efetuar mais de 4 viagens em transportes públicos num dia de calendário.

Informações oficiais sobre o Navigo Découverte: iledefrance-mobilites.fr/navigo-decouverte.

Passe Paris Visite

Estes bilhetes são os mais utilizados.

Para além de viagens ilimitadas em todos os tipos de transportes públicos parisienses numa determinada zona, o passe Paris Visite oferece também descontos interessantes na entrada em certos monumentos (para uma lista detalhada dos descontos, ver, por exemplo, este sítio Web: transilien.com).

Vale a pena comprar o Paris Visite se tenciona utilizar o mais possível os transportes públicos e não gosta de percorrer longas distâncias a pé.

Preços e opções

As crianças com menos de 11 anos beneficiam de um desconto de 50% e as crianças com menos de 4 anos viajam gratuitamente.

Zonas 1 dia 2 dias 3 dias 5 dias
1-3 13,95 euros 22,65 euros 30,90 euros 44,45 euros
1-5 29,25 euros 44,45 euros 62,30 euros 76,25 eur

Tal como o Navigo, o Paris Visite Pass só é válido para dias consecutivos de calendário, ou seja, das 0:00 às 24:00.

Assim, por exemplo, se comprar um passe de 1 dia às 22h00, este só será válido até à meia-noite seguinte, ou seja, apenas por 2 dias. Se comprar um bilhete de 3 dias às 20:00 de segunda-feira, este só é válido até às 24:00 de quarta-feira, e não durante 72 horas.

Como comprar?

  • Bilhete em papel - tem uma banda magnética, por isso não o guarde no mesmo compartimento que os seus cartões de crédito na sua carteira
  • Através da aplicação móvel Bonjour RATP (Google Play / App Store)

Pode comprar os bilhetes Paris Visite em todas as máquinas do metro, comboio, elétrico e principais paragens de autocarro. Deve escrever o seu nome e as datas em que pretende utilizar o bilhete a caneta no bilhete.

Na aplicação móvel, é necessário aceitar a utilização do bilhete através da tecnologia NFC.

Uma vez comprado o bilhete e carregado no telemóvel, não é necessário abrir a aplicação de cada vez, basta encostar o telemóvel ao leitor NFC da mesma forma que quando se paga com cartão.

Onde é que o bilhete é válido?

Em todos os transportes públicos de Paris e da região Île-de-France, de acordo com as zonas adquiridas.

Quem beneficia do bilhete?

Utilize o Paris Visite Pass apenas se viajar muito. Para que o passe valha a pena, é necessário efetuar mais de 6 viagens num dia.

O passe de 5 zonas só pode compensar o Navigo Découverte se chegar a Paris numa sexta-feira, sábado ou domingo, dias em que o Navigo Découverte já não está à venda para essa semana.

Informações oficiais sobre o Paris Visite Pass: ratp.fr/paris-visite-travel-pass.

De utilização única ticket t+

Os bilhetes de transporte público de utilização única são designados por ticket t+.

Preços e variantes

Existe apenas 1 variante de bilhete para adultos e crianças a partir dos 4 anos. As crianças com menos de 4 anos viajam gratuitamente.

  • 2,15 eur - 1 bilhete
  • 17,35 eur - Caderneta de 10 bilhetes (só pode ser comprada através da aplicação móvel)

Onde é que o bilhete é válido?

Em todos os transportes públicos de Paris e da região de Île-de-France, de acordo com as seguintes regras:

  • Metro - todas as carreiras, independentemente das zonas
  • Comboios RER - apenas na zona 1
  • Autocarros e eléctricos - todos os percursos da região de Île-de-France, independentemente das zonas
    • Não é válido em OrlyBus e RoissyBus
    • Não válido nas linhas de elétrico T11, T12 e T13
  • Teleférico de Montmartre - válido para 1 viagem
  • Comboios Transilien (linhas H, J, K, L, N, R, U) - bilhete não válido aqui

Cada modo de transporte tem um período de validade diferente. Com o ticket t+ pode mudar de comboio livremente, mas apenas entre determinados meios de transporte:

  • Validade 90 minutos - transferência metro-metro, metro-RER, RER-RER
  • Validade de 90 minutos - autocarro-autocarro, elétrico, elétrico-autocarro

Com o bilhete, não é possível efetuar transferências entre os comboios metro/RER e os transportes de superfície (autocarro/elétrico). Neste caso, é sempre necessário comprar um novo bilhete t+.

Como comprar?

  • Bilhete em papel - tem uma banda magnética, por isso não o guarde no mesmo compartimento que os cartões de crédito na sua carteira
  • Através da aplicação móvel Bonour RATP (Google Play / App Store)

Na aplicação móvel, é necessário aceitar a utilização do bilhete através da tecnologia NFC.

Uma vez comprado o bilhete e carregado no seu telemóvel, não precisa de abrir a aplicação de cada vez, mas basta colocar o seu telemóvel no leitor NFC da mesma forma que quando paga com cartão.

Quem beneficia do bilhete?

Ticket t+ São vantajosos se efetuar 4 ou menos viagens em Paris num só dia. Se comprar uma caderneta de 10 bilhetes, viajar com um bilhete t+ é mais vantajoso do que com bilhetes diários, mesmo que efectue 5 viagens por dia.

Informações oficiais sobre o bilhete t+: ratp.fr/ticket-t.

Tarifas ponto a ponto

Estes bilhetes estão disponíveis nos comboios RER e Transilien.

São bilhetes clássicos de comboio ponto a ponto, sem validade temporal específica, e só podem ser utilizados num determinado percurso e num determinado dia. No entanto, não é necessário utilizar o comboio a uma hora específica.

Pode utilizar esta tarifa se estiver a viajar em Paris com um bilhete t+ ou um passe diário apenas para as zonas 1-3 e quiser fazer uma viagem fora dos limites da cidade durante um dia (por exemplo, até Versalhes).

As tarifas serão apresentadas, por exemplo, no motor de busca ratp.fr.

Os bilhetes podem ser comprados nas máquinas de venda automática da Transilien.

Motores de pesquisa de ligações e aplicações

Encontre facilmente o seu itinerário de uma determinada paragem até ao seu destino sem ter de fazer pesquisas complicadas em mapas e horários. Pode utilizar vários sítios Web para procurar ligações.

Metro e RER

O metro, complementado pelos comboios RER mais rápidos, é o meio de transporte mais rápido e mais utilizado. Muitos viajantes nunca utilizam um autocarro ou elétrico durante a sua estadia, simplesmente porque o metro ou o comboio podem levá-lo a absolutamente todo o lado. É rápido e muito fácil.

Reservar um hotel perto de uma estação de metro

Como o metro é, de longe, o meio de transporte mais importante em Paris, compilámos informações detalhadas num capítulo separado sobre o metro em Paris.

Autocarros

Os autocarros são um meio de transporte negligenciado. Afinal de contas, o metro é mais simples e é mais fácil saber para onde vai uma determinada linha.

Infelizmente, as paragens de autocarro e os sítios Web não têm mapas claros da rede de autocarros.

No entanto, os autocarros são muitas vezes uma excelente forma de se deslocar e poupam muito tempo em comparação com o metro. As linhas de metro são muitas vezes bastante sinuosas e as entradas nas estações ou os transbordos fazem-se através de corredores muito compridos. Em contrapartida, encontrará sempre a paragem de autocarro claramente assinalada na rua.

Nos pormenores dos locais a visitar em Paris, descrevemos assim linhas de autocarro úteis que pode facilmente utilizar como turista.

Rotas e horários

Os horários de uma linha específica, bem como um mapa simplificado do percurso, podem ser consultados em ratp.fr/en/horaires-bus.

Os serviços diários normais funcionam aproximadamente das 5h30 às 12h30.

A frequência é geralmente de 5 a 10 minutos, mas pode ir até 30 minutos aos fins-de-semana e nos percursos marginais.

Se o número de uma linha de autocarro estiver riscado na diagonal, significa que o autocarro não faz todo o seu percurso.

O sítio web ratp.fr/plan-bus apresenta um mapa das carreiras de autocarro no centro da cidade, mas apenas as carreiras de alta frequência (4-7 minutos) estão representadas e muitas outras carreiras úteis estão em falta.

Paragens de autocarro e embarque

Nas paragens de autocarro, encontrará sempre os horários e um ecrã digital com a hora a que a linha vai chegar.

Nos autocarros normais, o embarque só é feito pela porta da frente, onde se coloca o bilhete no validador (ou se coloca o telemóvel no leitor).

Em algumas linhas, existem autocarros articulados - é possível embarcar por todas as portas, e os leitores e validadores estão sempre em todas as portas.

Todas as paragens são sinalizadas, pelo que é necessário acenar ao motorista antes de embarcar e premir o botão de paragem bem antes de sair na paragem.

Eléctricos

Outro meio de transporte menos utilizado são os eléctricos que circulam no centro de Paris e nos seus subúrbios.

Têm apenas 13 linhas, designadas T1-T13.

Deve marcar o seu bilhete quando entra no elétrico, e pode embarcar por todas as portas. Todas as paragens de elétrico estão equipadas com máquinas de bilhetes.

Aplicação de partilha de bicicletas

Uma alternativa muito boa para se deslocar na cidade, para além das deslocações a pé e dos transportes públicos, é a bicicleta.

Uma grande vantagem neste sentido é o facto de Paris ser (à exceção de Montmartre ou do Quartier Latin) uma cidade plana e também com uma grande infraestrutura para ciclistas.

A maior parte dos pontos turísticos e atracções situam-se nas planícies e a ciclovia ao longo do Sena é muito popular entre os habitantes locais. No total, existem várias empresas de partilha de bicicletas.

A Vélib é uma das mais populares devido ao seu preço acessível. Encontrará suportes para bicicletas por toda a cidade, principalmente nas estações de metro e nos locais turísticos. Pode comprar o aluguer de uma bicicleta no local, numa máquina de venda automática, utilizando um cartão de crédito ou uma aplicação móvel.

Existem 2 grandes aplicações de partilha de bicicletas em Paris, com estações espalhadas pela cidade:

Os preços da Velib' são fixados da seguinte forma para quem não é subscritor:

  • Viagens de 0-30 minutos: 1 euro
  • 30-60 minutos de viagem: + 1 euro extra
  • Cada 30 minutos adicionais de deslocação: + 1 eur extra

Teleférico de Montmartre

Uma atração turística popular é o curto funicular no bairro de Montmartre, que leva à famosa Basílica do Sacré-Coeur. O teleférico tem apenas 108 metros de comprimento e supera uma diferença de altura de 36 metros. Duas cabinas circulam sobre carris ao longo do percurso.

O teleférico funciona diariamente das 6:00 às 12:45 e tem intervalos de cerca de 5 a 10 minutos.

As tarifas são as mesmas de todos os outros veículos da RATP e aplicam-se todos os tipos de bilhetes acima descritos.

Para informações sobre o funicular para o Sacré-Coeur: parisjetaime.com//funiculaire-de-montmartre.

Transportes noturnos

Paris convida a passeios noturnos românticos, a uma longa sessão num bar, ou simplesmente precisa de estar no aeroporto tão cedo que as linhas diurnas ainda não estão a funcionar.

Os transportes noturnos de Paris são assegurados pela rede Noctilien de linhas de autocarro com a letra "N" e um número. Cada linha funciona com intervalos de cerca de 20 a 30 minutos e a rede é muito densa no centro.

Os autocarros noturnos têm bilhetes para todo o dia e para vários dias, bem como bilhetes t+, mas de uma forma ligeiramente diferente dos serviços diurnos.

Se viajar de autocarro noturno dentro das zonas 1-2, só precisa de 1 bilhete t+ para 90 minutos (pode mudar de linha à vontade). Se passar a fronteira de qualquer outra zona, precisa de um novo bilhete t+.

Assim, se apanhar um autocarro noturno, por exemplo, do centro da cidade para o aeroporto CDG na zona 5, precisa de 4 vezes o bilhete t+.

Horários dos autocarros noturnos: ratp.fr/en/horaires-noctilien.

Táxi, Uber, Bolt

Milhares de táxis percorrem as ruas de Paris, mas devem ser a última escolha em termos de transporte.

O trânsito no centro da cidade é muito denso e, na grande maioria dos casos, chega-se mais depressa e mais barato de metro ou de comboio RER.

A tarifa inicial dos táxis clássicos é de 2,75 eur, e paga-se cerca de 0,90 eur por quilómetro durante o dia ou 1,20 eur durante a noite. Se ficar preso no trânsito, pode também ser aplicada a tarifa horária (cerca de 30 euros).

Os serviços alternativos de táxis Uber e Bolt também funcionam bem em Paris e têm normalmente preços significativamente mais baixos do que os táxis convencionais. Descarregue as suas aplicações e chame um carro a qualquer hora e em qualquer lugar:

Transporte para o aeroporto

Para informações detalhadas sobre o transporte para os aeroportos de Paris, consulte os nossos guias especiais para aeroportos em todo o mundo.

Confira as opções de conexão mais baratas e mais rápidas, quanto tempo leva para chegar ao aeroporto e outras informações práticas sobre o número de terminais e a localização das companhias aéreas em cada prédio.

Este artigo pode conter ligações de afiliados a partir das quais a nossa equipa editorial pode receber comissões se clicar na ligação. Consulte a nossa página Política de publicidade.

Ainda há perguntas?

Se tiver perguntas ou comentários sobre o artigo...

0 comentários

Iniciar sessão no Cestee

... a comunidade mundial de viajantes

Continuar com o Google Continuar com o Facebook

Ainda não tem a sua conta de viagem? Registe-se