Paris - metro

Paris

O melhor e mais utilizado meio de transporte é o metro de Paris. Existem 2 tipos de transporte ferroviário: o metro clássico e os comboios RER e Transilien, que são utilizados principalmente para o transporte fora da cidade ou para ligações rápidas através do centro.

Reservar um hotel perto de uma estação de metro

Bilhetes de metro e RER

Existe um grande número de bilhetes disponíveis em Paris, que são descritos em pormenor no capítulo Transportes.

A cidade está dividida em zonas, que determinam os bilhetes diários e os bilhetes para vários dias.

  • Todo o dia - sempre válido apenas num determinado dia de calendário e não durante 24 horas
    • Navigo découverté, zonas 1-2 por 8,65 eur
    • Navigo découverté, zonas 1-3 por 11,60 eur
    • Navigo découverté, zonas 1-4 por 14,35 eur
    • Navigo découverté, zonas 1-5 por 20,60 eur
    • Paris Visite Pass, zonas 1-3 por 13,95 eur
    • Paris Visite Pass, zonas 1-5 por 29,25 eur
  • Semanal - Válido apenas durante a semana de calendário, de segunda a domingo, este é o passe mais económico para estadias mais longas se chegar a Paris à segunda, terça ou quarta-feira
    • Navigo découverté, zonas 1-4 por 30,75 eur
  • Passe de vários dias - sempre válido apenas nos dias de calendário e não durante 48 ou 72 horas
    • Paris Visite Pass para 2 dias, zonas 1-3 por 22,65 eur
    • Paris Visite Pass 2 dias, zonas 1-5 por 44,45 eur
    • Paris Visite Pass 3 dias, zonas 1-3 por 30,90 eur
    • Paris Visite Pass 3 dias, zonas 1-5 por 62,30 eur
    • Paris Visite Pass 5 dias, zonas 1-3 por 44,45 eur
    • Passe Paris Visite 5 dias, zonas 1-5 por 76,25 eur

Com o Paris Visite Pass, ao contrário do Navigo découverté, obtém pequenos descontos em alguns pontos turísticos e atracções, ver a lista dos mesmos: transilien.com.

Se não viajar mais do que 4-6 vezes por dia, vale a pena utilizar passes individuais sob a forma dos chamados "passes". ticket t+.

  • 2,15 eur por 1 bilhete
  • 17,35 eur - 10 bilhetes

O bilhete t+ é válido para toda a rede de metro, mas nos comboios RER só é válido na zona 1.

Cada bilhete t+ é válido durante 90 minutos e pode mudar entre linhas de metro e de RER, desde que não saia da zona de pagamento. Assim, não é possível, por exemplo, sair, visitar um local de interesse e, se ainda restar um limite dos 90 minutos iniciais, voltar a circular.

Onde comprar um bilhete?

Existem máquinas em todas as estações de metro e RER que permitem pagar com cartão e dinheiro, bem como uma bilheteira.

Todos os bilhetes podem também ser comprados através de aplicações móveis:

Como utilizar o bilhete

O bilhete é necessário antes de entrar no metro, onde se encontram os torniquetes automáticos.

  • Bilhetes de papel - inserir no torniquete, esperar que o bilhete saia da segunda ranhura e pode passar o torniquete
  • Cartões Navigo de plástico - basta colocá-los no leitor roxo do torniquete
  • Aplicação móvel - não é necessário abrir a aplicação, os bilhetes funcionam por NFC, pelo que pode fixar todo o seu telemóvel ao leitor roxo

No metro, os bilhetes só são utilizados para entrar na estação, enquanto que para sair da estação basta passar pelas portas, que se abrem sozinhas mesmo sem bilhete. A exceção são as estações situadas na zona 4, onde é necessário marcar o bilhete à saída.

Não existem torniquetes nas transferências metro-metro.

Nos comboios RER e Transilien, é sempre utilizado um bilhete, em papel ou móvel, para sair ou mudar de comboio.

Metro de Paris

O metro clássico é assinalado com a letra M ou a palavra "Métro" por cima da entrada da estação. Não se assuste com o facto de, ocasionalmente, algumas linhas de metro passarem por cima da superfície e do exterior, mas estas ficam na periferia do centro.

Mapa e linhas de metro de Paris

O metro tem um total de 16 linhas. Encontrará muitas estações de transferência onde se ligam mais de 2 linhas. Estas são caracterizadas por transbordos mais longos, em que é necessário caminhar um pouco.

No entanto, não tem de se preocupar com o facto de não saber orientar-se. As linhas são diferenciadas tanto pela cor como pelo número, por isso é uma boa ideia ter sempre consigo um mapa do metro.

É importante escolher a plataforma correcta na estação. As linhas são diferenciadas pela estação de destino e pelo número. Uma das razões secundárias para experimentar o metro são as suas estações e entradas únicas que se destacam do ponto de vista artístico e arquitetónico.

As desvantagens do metro são a sobrelotação frequente e uma viagem surpreendentemente lenta. As linhas de metro são antigas e, muitas vezes, fazem curvas apertadas, reduzindo a velocidade da viagem.

Curiosamente, algumas das linhas de metro de Paris funcionam com rodas de borracha.

Os mapas do metro podem ser descarregados em ratp.fr/en/plans.

As linhas de metro estão divididas por cores e números.

  • 1 - La Défense, Fondation Louis Vuitton, Arco do Triunfo, Champs-Elysées, Petit e Grand Palais, Pont Alexandre III, Concorde, Jardins das Tulherias, Louvre, Chatelet, Le Marais, Bastille, Nation, Chateau Vincennes
  • 2 - a linha principal que o leva a Montmartre. Também vai para os seguintes locais: Arco do Triunfo, Bassin de la Villette, Canal Saint-Martin, Cemitério Pere-Lachaise, Nation
  • 3 - oeste-leste via République, Opera, Cemitério Pere-Lachaise, Gare Saint-Lazare
  • 3bis - a linha mais curta não tem interesse turístico e liga as estações Porte de Lilas e Gambetta, a leste da cidade
  • 4 - a linha de base norte-sul permite chegar aos seguintes locais: Montmartre, Gare du Nord, Gare de l'Est, Les Halles, Cité, Quartier Latin, Gare Montparnasse
  • 5 - liga os seguintes locais: Place d'Italie, Gare d'Austerlitz, Bastille, République, Gare de l'Est, Gare du Nord, Bassin de la Villette, Canal Saint-Martin
  • 6 - Arco do Triunfo, Trocadéro, Torre Eiffel, Gare Montparnasse, Place d'Italie, Gare de Bercy, Nation
  • 7 - uma linha sinuosa que se divide em duas partes no extremo sul e que passa, por exemplo, por Bassin de la Villette, Canal Saint-Martin, Gare de l'Est, Ópera, Louvre, Palais Royal, Chatelet, Le Marais, Rue Mouffetard, Place d'Italie
  • 7bis - a segunda linha mais curta, que se separa da linha 7 na estação Louis Blanc, vai até ao bairro de Saint-Gervais
  • 8 - a linha mais longa do metro de Paris está disponível para o transporte para estes locais: Champ de Mars, Invalides, Concorde, Madeleine, Opera, République, Bastille, Zoo
  • 9 - a linha longa que liga a Nation, République, Gare Saint-Lazare, Champs-Elysées, Trocadéro e Pont de Sevres
  • 10 - Gare d'Austerlitz, Quartier Latin, Champ de Mars, Boulogne
  • 11 - não atravessa o centro, mas começa na estação de Chatelet e continua via Pompidou, République e Belleville até aos subúrbios do nordeste
  • 12 - um grande eixo norte-sul liga estes locais: Porte de la Chapelle, Montmartre, Gare Saint-Lazare, Madeleine, Concorde, Musée d'Orsay, Gare Montparnasse
  • 13 - a linha ramifica-se em duas partes a norte e permite aceder, por exemplo, à Basílica de Saint-Denis, Montmartre, Gare Saint-Lazare, Champs-Elysées, Petit e Grand Palais, Invalides, Gare Montparnasse
  • 14 - o percurso com o maior espaçamento entre estações, ligando o aeroporto de Orly, a Gare de Bercy, a Gare de Lyon, o Chatelet, o Palais Royal, o Louvre, a Madeleine, a Gare Saint-Lazare

O metro de Paris funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana?

Nenhuma das linhas de metro funciona sem parar.

O metro de Paris funciona todos os dias com a mesma frequência.

  • Os primeiros comboios a partir do terminal - cerca das 5:30 da manhã.
  • Últimos comboios a partir dos terminais - cerca de 1h35

A frequência entre comboios varia entre 3 e 6 minutos nos dias úteis e entre 4 e 10 minutos nos fins-de-semana.

Os horários pormenorizados e as pesquisas de ligações podem ser consultados no sítio Web: ratp.fr/en/horaires-metro.

Instalações das estações

O metro de Paris é um dos mais antigos do mundo, pelo que as estações são bastante apertadas e têm um carácter histórico. Os corredores muito longos são comuns nas estações de transferência.

Cada estação de metro tem uma bilheteira e máquinas de venda automática.

Normalmente, também existem máquinas de venda automática de bebidas e doces nas plataformas.

Não há casas de banho nas estações de metro.

Se a linha de metro for totalmente automatizada (por exemplo, a linha 1 ou 14), existem sempre paredes com portas automáticas entre a plataforma e o comboio.

Comboios de metro

As linhas modernas totalmente automatizadas têm comboios de metro bonitos e espaçosos, enquanto as linhas mais antigas têm comboios muito antiquados e muito apertados.

No entanto, o metro é limpo e geralmente seguro.

Em alguns tipos de metro antigos, é necessário abrir as portas premindo um botão ou rodando um manípulo prateado.

Comboios RER e Transilien

O segundo sistema ferroviário urbano são os comboios RER, que ligam as cidades à volta de Paris ao centro, mas também são úteis para se deslocar em Paris.

Além disso, têm um maior espaçamento entre paragens, pelo que podem ser mais rápidos do que o metro convencional para se deslocarem no centro.

De um modo geral, as linhas designadas como RER começam fora de Paris, passam pelo centro e continuam para fora da cidade para o outro lado.

O RER tem um total de 5 linhas (marcadas com as letras A, B, C, D e E e distinguidas por cores) e levá-lo-á às zonas mais remotas da cidade e ao aeroporto. Se estiver a planear uma visita ao Castelo de Versalhes, a linha C será o seu transporte de eleição.

Os comboios Transilien são comboios que partem de uma das principais estações parisienses e que circulam de cada vez numa única direção para fora da cidade. Como turista, utilizará estas linhas especialmente para chegar a Versalhes (linhas L e N).

As linhas Transilien são marcadas com as letras H, J, K, L, N, P, R e U e têm normalmente plataformas dedicadas nas estações.

Mapa dos comboios RER e Transilien

Para consultar os horários completos dos comboios em Paris e arredores (metro, RER, Transilien e eléctricos), visite: ratp.fr/plan-transilien.

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