Os transportes públicos da cidade são representados principalmente pelas icónicas pontes elevadas do metro que atravessam a baixa de Chicago. No entanto, também é possível utilizar a extensa rede de autocarros e caminhos-de-ferro periféricos.
Bilhetes de metro e de autocarro
Tanto o metro como os autocarros são operados pela CTA, pelo que pode utilizar os mesmos tipos de pagamento e, por vezes, de bilhetes para ambos os meios de transporte. Toda a rede de autocarros e de metro da CTA tem apenas uma zona.
Tarifa simples (2 horas)
As tarifas simples são sempre válidas por 2 horas e pode utilizar um total de 3 viagens durante essas 2 horas. No entanto, as transferências gratuitas dentro da validade de 2 horas só são possíveis nos autocarros OU no metro.
Se transferir do metro para um autocarro ou vice-versa, pagará sempre uma nova tarifa.
Tipo de transporte | Preço |
---|---|
Metro "L" | 2,50 usd |
Autocarro (cartão sem contacto ou cartão Ventra) |
2,25 usd |
Autocarro (Dinheiro - bilhete do motorista) |
2,50 usd |
Se pagar em dinheiro ao motorista, deve ter o montante exato.
Passes diários
Se vai viajar mais do que uma vez em Chicago, vale a pena comprar passes diários. Estes passes são válidos para um número ilimitado de viagens de metro e de autocarro CTA. Não são válidos nos comboios METRA.
No entanto, este tipo de tarifa não pode ser pago com PAYG, um cartão proprietário sem contacto, uma vez que não existem limites diários para esta forma de pagamento.
Para adquirir um passe diário, é necessário comprar primeiro um cartão Ventra, quer fisicamente numa máquina em cada estação de metro, quer através da aplicação móvel Ventra.
A compra do cartão é gratuita se carregar uma tarifa de pelo menos 5 dólares diretamente no cartão.
Validade do bilhete | Preço |
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24 horas | 5 usd |
72 horas | 15 usd |
168 horas | 20 usd |
Estes bilhetes não são válidos apenas para o dia de calendário, mas para todo o período de 24, 72 ou 168 horas a partir do momento em que são marcados.
Onde comprar os bilhetes
Existem 3 formas principais de comprar um bilhete.
- PAYG (Pay-as-you-go) - O pagamento com o seu próprio cartão sem contacto (telemóvel/relógio) é conveniente quando se utilizam bilhetes simples. Não estão definidos limites diários, pelo que, se andar mais vezes, pagará bastante mais do que 5 € por dia, que é o preço de um passe diário.
- Coloca-se o cartão no leitor amarelo quando se entra no autocarro ou na plataforma do metro
- Ventra Card - Um cartão clássico com chip comprado numa máquina em cada estação de metro. O cartão é gratuito se carregar mais de 5 € de tarifa e, por conseguinte, só é válido para os passes de dia inteiro e de vários dias.
- Aplicação móvel Ventra - Pode adquirir um cartão Ventra através da aplicação móvel para carregar qualquer montante ou uma tarifa de um dia inteiro/múltiplos dias. O cartão é carregado no telemóvel através da tecnologia NFC (como no pagamento sem contacto).
Metro - "Chicago L
O sistema de metro de Chicago é muitas vezes familiarmente designado pela letra "L" da palavra „elevated“, que significa elevado, logo a seguir às estruturas das pontes para os comboios da baixa.
Há um total de 8 linhas de metro na cidade, 6 das quais vão para a Baixa, o centro, onde 4 delas formam um loop e 2 outras atravessam o loop.
As estações e os comboios são muitas vezes muito sujos e apertados e cruelmente lentos no centro, mas, por outro lado, continua a ser o meio de transporte mais rápido e eficiente. As estações estão bem sinalizadas.
Uma vez que o metro é o meio de transporte mais utilizado, compilámos informações detalhadas, mapas e tarifas num capítulo sobre o Metro de Chicago.
Autocarros da CTA
Uma extensa rede de autocarros complementa o metro em todas as partes da cidade. Os autocarros são operados pela mesma empresa que os comboios do metro - a Chicago Transportation Authority CTA. É também por isso que se aplicam os mesmos tipos de bilhetes nos autocarros e no metro.
Surpreendentemente, as largas avenidas de Chicago não sofrem de engarrafamentos, pelo que as viagens de autocarro são relativamente rápidas.
O problema é a falta de informação nas paragens de autocarro; normalmente, apenas se obtém o número da linha e o seu percurso. Normalmente, é em vão que se procura um mapa ou um horário detalhado.
Por isso, antes de utilizar os autocarros, estude o mapa de toda a rede de transportes públicos em transitchicago.com e verifique quais os autocarros que param no seu hotel e se serão convenientes para a sua viagem à baixa.
Como utilizo os meus bilhetes?
A forma mais fácil é pagar com o seu próprio cartão de crédito. O embarque faz-se sempre pela porta da frente, onde se coloca o cartão no leitor amarelo. Quando sair, não deve colocar o cartão no leitor.
Ser-lhe-ão cobrados 2,25 usd por viagem. Se mudar para outra linha de autocarro no espaço de 2 horas, não lhe será cobrado qualquer valor pela viagem seguinte. No entanto, deve colocar o cartão no leitor de qualquer forma. Não há transferência com desconto para o metro.
Nos autocarros, pode utilizar um bilhete diário por 5 usd, que também é válido no metro e só pode ser comprado nas máquinas das estações de metro (ver detalhes acima).
Infelizmente, não há limite diário de 5 dólares quando se utiliza o seu próprio cartão sem contacto, por isso, se viajar mais de duas vezes por dia, vale a pena comprar um passe diário físico.
Comboios METRA
Existem também comboios suburbanos para bairros mais remotos, que pode utilizar para coisas como ficar num hostel ou airbnb mais barato.
Os comboios são operados pela METRA e não cobram um bilhete de dia inteiro de 10 usd, que pode utilizar no metro ou nos autocarros normais.
Pode sempre comprar os bilhetes numa máquina de bilhetes na estação, onde pode pagar com cartão ou dinheiro. O bilhete é depois classicamente verificado pelo condutor do comboio. Se viajar a partir de uma estação onde não haja máquina, pode comprar o seu bilhete ao condutor sem qualquer custo adicional, mas apenas com dinheiro.
Os bilhetes de ida começam em 4 usd e aumentam consoante a distância, até cerca de 8 usd. Aos fins-de-semana, pode comprar um bilhete por 10 usd, com o qual pode viajar ilimitadamente em todas as linhas de comboio do METRO nos dois dias do fim de semana.
Também é possível comprar bilhetes individuais nos comboios METRA através da aplicação móvel Ventra. Basta mostrar o bilhete no seu telemóvel ao condutor durante o check-in.
Para mais informações, visite o sítio Web oficial metrarail.com.
Bicicletas partilhadas
Hoje em dia, talvez todas as metrópoles modernas operem um sistema de partilha de bicicletas, e Chicago não é exceção.
Existe um serviço chamado Divvy Bikes, que tem estações espalhadas por toda a cidade. Em cada uma delas, pode pagar a sua bicicleta com um cartão de crédito ou através da aplicação móvel Divvy Bikes, e será gerado um código para desbloquear o cadeado.
- 1 usd para desbloquear a bicicleta + 0,18 usd por 1 minuto de utilização
- 18,10 usd "Day Pass" - mas apenas válido por 3 horas, depois disso + 0,18 usd por 1 minuto de utilização
Táxis e aplicações de partilha de boleias
Os táxis tradicionais, bem como as aplicações Uber e Lyft, são predominantes em Chicago.
Uma viagem de Uber ou Lyft é normalmente cerca de 10 a 20% mais barata do que um táxi normal, e os tempos de espera na baixa são muito curtos.
Se preferir apanhar os táxis clássicos, basta fazer sinal a um carro na rua com um aceno. As viagens de táxi em Chicago são muito seguras e pode sempre pagar com cartão. São muito raros os casos de burla de taxistas contra turistas.