Copenhaga - metro

Copenhagen

O sistema de metro de Copenhaga só está em funcionamento desde 2002, o que o torna moderno e muito eficiente. Os comboios do metro são automáticos e sem condutor, proporcionando aos passageiros uma vista panorâmica da linha a partir dos bancos da frente e de trás.

O metro é subterrâneo no centro, enquanto na periferia é subterrâneo.

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As 4 linhas de metro são complementadas por uma movimentada rede ferroviária urbana.

Linhas de metro

Existem 4 linhas de metro em funcionamento em Copenhaga. Em algumas secções, duas linhas funcionam em conjunto, reduzindo a frequência para metade.

As linhas de metro estão sempre marcadas com uma cor e um número.

  • M1 (verde) + M2 (amarelo) - na maior parte do percurso, estas linhas circulam em conjunto desde o terminal de Vanløse, na parte oriental da cidade, até ao centro histórico (Kongens Nytorv e Christianshavn). Aqui, as linhas separam-se. A M1 verde segue diretamente para sul até ao terminal de Vestamager, a M2 amarela segue ao longo da costa até ao aeroporto de Copenhaga.
  • M3 (vermelho) - uma linha circular e muito movimentada que liga locais importantes do centro. A secção mais movimentada entre Østerport, Kongens Nytorv e a estação principal passa ao lado da M4
  • M4 (azul) - a linha central liga a Estação Central, Kongens Nytorv e Østerport, continuando mais a norte até ao moderno bairro de Orientkaj. Está a ser construída uma extensão para sul, até Elleberg.

Para além do metro, também é possível utilizar os comboios no centro e nas imediações.

Sítio Web oficial do metro: intl.m.dk

Localizador de transportes públicos de Copenhaga: dinoffentligetransport.dk/en

Linhas de comboio

A linha ferroviária de base entre a estação principal e a estação Østerport é mais rápida do que as linhas de metro M2 + M4 que circulam no mesmo percurso. Além disso, os comboios também circulam para a zona mais vasta de Copenhaga.

Algumas linhas são designadas como S-tog e circulam exclusivamente na cidade, outras vêm de mais longe (Re, IC, ICL), mas pode facilmente utilizá-las para se deslocar em Copenhaga com um bilhete de transporte público normal.

Como funciona o metro?

O metro de Copenhaga é puramente automático, sem operador no local. As estações são modernas e muito limpas, tal como os conjuntos de metro.

Não há restrições para entrar na plataforma, não há torniquetes para passar e apenas os inspectores de bilhetes verificam os bilhetes aleatoriamente.

A plataforma está separada dos carris por paredes de vidro com portas de correr que se abrem automaticamente quando o metro chega à estação. Não há botões para abrir as portas, todas se abrem automaticamente.

Horários e horas de funcionamento

Todas as linhas de metro circulam a cada 2-4 minutos nos dias úteis e a cada 4-5 minutos nas horas de menor movimento e aos fins-de-semana.

O metro de Copenhaga funciona 24 horas por dia. O intervalo noturno varia entre 6 e 20 minutos. A linha vermelha circular M4 circula apenas numa direção durante a noite.

Pode encontrar informações pormenorizadas sobre os horários no sítio Web oficial do metro: intl.m.dk/travel-information/the-timetable

Tarifas do metro

O metro e todos os comboios estão integrados no sistema de transportes públicos, pelo que pode utilizar um bilhete comum, que também é válido para autocarros e ferries.

Os preços baseiam-se no número de zonas percorridas. O centro de Copenhaga está dividido nas zonas 1, 2 e 3, enquanto a parte sul da cidade, com o aeroporto, está na zona 4.

O bilhete mais barato existe para duas zonas, sendo os bilhetes para todo o dia e para vários dias vendidos apenas para as zonas 1-4.

  • 24 horas (zonas 1-4) - 90 dkk
  • 48 horas (zonas 1-4) - 160 dkk
  • 72 horas (zonas 1-4) - 220 dkk
  • 90 minutos para 3 zonas de ligação (por exemplo, deslocação para o aeroporto) - 30 dkk
  • 75 minutos para 2 zonas de ligação (apenas deslocação ao centro da cidade) - - 24 dkk

Pague a sua tarifa através da aplicação móvel DOT Tickets. Quando compra um bilhete na aplicação, escolhe a data e a hora exacta a partir da qual o bilhete é válido e não tem de se preocupar com mais nada.

A alternativa, claro, é o clássico bilhete de papel, que pode ser comprado nas máquinas quadradas prateadas em cada estação de metro. Estas estão sempre localizadas antes de entrar na plataforma.

Para além destas máquinas, também encontrará outras mais pequenas e arredondadas que vendem um cartão Rejsekort para os viajantes frequentes. No entanto, devido ao preço de compra de 80 dkk, não valem de todo a pena para os turistas em Copenhaga.

Mapa do metro de Copenhaga

Que linhas de metro e que comboios circulam em que sentido? Os mapas oficiais em .pdf de todos os meios de transporte podem ser descarregados em: dinoffentligetransport.dk/en.

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