Oslo - qual é a melhor forma de viajar

Ópera em Oslo

Os transportes públicos de Oslo são geridos pela Ruter, que opera o metro, os eléctricos, os autocarros e os ferries, e pelos comboios regionais da Vy.

Viajar em Oslo nos transportes públicos é rápido, seguro e relativamente barato. Um bilhete custa 42 nok e um bilhete diário, por exemplo, custa 127 nok.

Em seguida, descrevemos em pormenor os bilhetes e os diferentes meios de transporte.

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Bilhetes para os transportes públicos

Toda a cidade de Oslo está situada na Zona 1, pelo que não tem de se preocupar com outras zonas.

Além disso, todas as linhas de metro, elétrico e autocarro vermelho estão na Zona 1, que em alguns locais ultrapassa os limites administrativos de Oslo. No entanto, um bilhete para a Zona 1 (por exemplo, Bekkestua, Østerås) será suficiente para estes casos.

O aeroporto Oslo OSL situa-se na zona 4. Se viajar de/para o aeroporto pelo menos duas vezes num período de 24 horas e depois pelo menos uma vez na cidade, vale a pena comprar um bilhete de 24 horas para todas as zonas.

Preços dos bilhetes

O quadro seguinte apresenta os preços dos bilhetes mais utilizados. Para obter os preços mais recentes e a gama completa, visite o sítio Web oficial em ruter.no/tickets-and-fares.

Validade Preço - 1 zona Preço - 4 zonas
Bilhete simples 60 minutos 42 nok - adultos
16,80 nok - 6-17 anos
21 nok - Seniores com mais de 67 anos
124 nok - adultos
48 nok - 6-17 anos
60 nok - seniores com mais de 67 anos
bilhete de 24 horas 24 horas 127 nok - adultos
64 nok - 6-17 anos
64 nok - Seniores com mais de 67 anos
291 nok - adultos
146 nok - 6-17 anos
146 nok - seniores com mais de 67 anos
Bilhete de 7 dias 168 horas 352 nok - adultos
177 nok - 6-17 anos
177 nok - seniores com mais de 67 anos
852 nok - adultos
426 nok - 6-17 anos
426 nok - seniores com mais de 67 anos

Um bilhete semanal vale a pena para uma estadia de 3 dias se utilizar mais de 3 bilhetes simples por dia.

A forma mais fácil de comprar bilhetes para zonas adicionais, se tiver um passe diário apenas para a Zona 1, por exemplo, é através da aplicação móvel Ruter. Basta introduzir o local para onde pretende ir e a aplicação recomenda-lhe automaticamente a compra de um bilhete.

Neste caso, paga 27 nok pela viagem até à zona seguinte.

Por exemplo, se tiver um bilhete diário para 1 zona por 127 coroas e se dirigir ao aeroporto de Oslo-Gardermoen à noite, não compre um bilhete de aeroporto na máquina por 124 nok, mas compre a restante tarifa na aplicação móvel por 109 nok.

Onde comprar bilhetes?

Pode comprar bilhetes para os transportes públicos de duas formas:

Aplicação móvel Ruter

Pode descarregar a aplicação oficial através de Google Play / App Store.

Paga o bilhete, ativa-o através da aplicação no momento que escolher e depois não tem de se preocupar com nada.

Não é necessário anexar o bilhete ao validador. Basta mostrá-lo no controlo aleatório dos transportes.

Bilhete com chip

Continua a ser possível comprar um bilhete de papel clássico com um chip.

Já não existem máquinas de venda automática em Oslo, mas pode comprar bilhetes em todas as lojas 7-Eleven, Deli De Luca, Narvesen e Mix. O bilhete em papel tem de estar sempre preso ao validador antes de entrar numa estação de metro ou de comboio ou no interior de carruagens de metro, elétrico, autocarro ou barco.

Em Oslo, não é possível pagar as tarifas com o seu próprio cartão sem contacto.

Localizadores de ligações

Quais são os melhores sítios Web para encontrar ligações entre paragens em Oslo?

Pode encontrar todas as ligações de metro, comboio, elétrico, autocarro e barco através dos sítios Web oficiais das empresas de transportes.

Pode encontrar os horários de cada linha em formato pdf, apenas em norueguês, nesta página: ruter.no/rutetabeller-og-linjekart.

Os mapas de todas as linhas podem ser consultados em: ruter.no/route-maps.

As ligações actuais e os horários de partida de todos os transportes em Oslo também são fornecidos em google.com/maps.

Metro

Oslo tem um total de 5 linhas de metro. Na zona central da cidade, entre as estações de Majorstuen e Tøyen, todas as linhas circulam em conjunto e formam uma linha muito movimentada sob o centro histórico.

O metro de Oslo proporciona um transporte conveniente para as montanhas, áreas de esqui ou trilhos para caminhadas.

Para informações pormenorizadas sobre como utilizar os bilhetes de metro, onde encontrar mapas das linhas ou quais os horários, consulte o capítulo separado - Metro de Oslo.

Eléctricos

Oslo tem um bom sistema de eléctricos, que os passageiros podem utilizar em 6 linhas.

Os típicos eléctricos azuis são óptimos para viajar pelo centro da cidade, mas também para as zonas mais afastadas, onde poderá encontrar alojamento mais barato.

A viagem nos eléctricos é rápida e muito clara. Todas as paragens estão equipadas com indicadores electrónicos da hora de partida.

As seguintes linhas de elétrico são as mais úteis para os turistas:

É sempre possível utilizar todas as portas para entrar e sair do elétrico.

Horários e mapa

Para obter um mapa das linhas de elétrico em Oslo, visite esta página: ruter.no/route-maps.

Todas as linhas de elétrico têm os seguintes parâmetros:

  • Dias úteis - frequência durante o dia de 10 a 12 minutos, ao fim da tarde de 15 a 20 minutos; funcionamento de aproximadamente 5:30 a 1:15
  • Fins-de-semana - frequência de 15 a 20 minutos; funcionamento de aprox. 6:30 a 1:15
  • Horário pormenorizado: ruter.no/rutetabeller-og-linjekart/trikk/

Autocarros

Os autocarros complementam a rede de metro e eléctricos e são particularmente úteis para os arredores de Oslo.

Existem dois tipos de autocarros em Oslo.

  • Vermelho - linhas urbanas cujos percursos se situam inteiramente na zona 1.
    • O embarque e o desembarque são possíveis em todas as portas
  • Verde - linhas suburbanas, que partem sempre da Zona 1 para as cidades e aldeias fora de Oslo ou apenas nos arredores de Oslo, sem entrar diretamente no centro
    • O embarque só é possível pela porta da frente, onde se mostra ao motorista um bilhete da aplicação móvel ou um bilhete em papel comprado antecipadamente
    • O motorista também vende bilhetes para estas ligações, mas com um custo adicional de 20 nok

Para os turistas, as seguintes linhas de autocarro são as mais úteis:

  • Linha 30 - passa pelo centro e vai para o Museu da Península de Bygdøy.
  • Linha 41 - vai da estação de metro de Røa até à área de esqui de Wyller
  • Linha 48 - vai da estação de metro de Voksenkollen até à área de esqui de Tryvann

Horários e mapa

Para obter um mapa das carreiras de autocarros em Oslo, visite esta página: ruter.no/route-maps.

Os autocarros urbanos que passam pelo centro da cidade em rotas movimentadas têm um intervalo de 10-15 minutos nos dias úteis e de 15-30 minutos nos fins-de-semana.

Comboios

Para se deslocar rapidamente na cidade, pode também utilizar as linhas de comboio regionais de Vy.

Os bilhetes Ruter não são válidos nos comboios expresso de longa distância Vy, Go-Ahead, SJ e Flytoget para o aeroporto.

Pode utilizar os bilhetes Ruter nas linhas L1, L2, RE10, RE11, R12, R13, R14, RE20, R21, R22, R23, RE30, R31.

As seguintes estações de comboio estão situadas na zona 1:

  • Oslo S -> direção oeste: Nationaltheatret, Skøyen, Lysaker, Stabekk
  • Rota Oslo S -> direção Lillestrøm: Bryn, Alna, Grorud, Haugenstua, Høybråten, Lørenskog
  • Rota Oslo S -> direção Ski: Nordstrand, Ljan, Hauketo, Holmlia, Rosenholm
  • Rota Oslo S -> direção Gjøvik: Tøyen, Grefsen, Nydalen, Kjelsås, Snippen, Movatn

Percursos frequentes

Os comboios substituem praticamente o metro para se deslocar do centro para os subúrbios ocidentais de Oslo. Os comboios circulam a cada 2-6 minutos na linha Oslo S - Nationaltheatret - Skøyen - Lysaker - Stabekk - e em direção a Drammen.

Existem também serviços frequentes para o Aeroporto de Oslo Gardermoen (linhas RE10, RE11, R12).

A forma mais fácil de encontrar ligações e horários é no sítio Web Ruter.no.

Bilhetes

Os bilhetes comprados através da aplicação móvel Ruter podem ser transportados no telemóvel e apresentados ao condutor.

Os bilhetes com chip Ruter comprados nas bancas de jornais devem ser activados, ligando-os a um leitor na plataforma.

Os bilhetes de papel comprados nas máquinas de venda automática não precisam de ser marcados de forma alguma e, mais uma vez, basta apresentá-los ao revisor no momento do controlo.

Ferries

Os serviços de barco incorporados na rede de transportes públicos incluem várias linhas de ferry, todas elas com partida do cais central de Aker brygge.

Os ferries partem para as pitorescas ilhas do Oslofjord, todas elas na Zona 1, pelo que não é necessário pagar mais por uma viagem de ferry para além do seu bilhete diário: Hovedøya, Lindøya, Gressholmen, Langøyene, Nakkholmen e Bleikøya.

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Existem duas linhas de ferry para estas ilhas:

  • B1 - rota durante todo o ano, com partidas de 20 em 20 minutos no verão e de uma em uma hora no inverno, servindo todas as ilhas, exceto Langøyene
  • B2 - rota sazonal de verão, com partidas de 1 vez de 30 em 30 minutos, que serve as ilhas de Hovedøya, Gressholmen e Langøyene

Outro serviço movimentado durante todo o ano, com partidas de 1x em cada 30 minutos, liga a cidade de Nesoddtangen, na península:

  • B10 - Aker brygge
  • B11 - Lysaker

Nesoddtangen já se encontra na zona 2, pelo que, se tiver um bilhete diário para a zona 1, terá de pagar um suplemento através da aplicação móvel Ruter 27 nok.

As linhas B20, B21 e B22, pouco frequentadas, também fazem parte da Ruter e partem para pontos nas zonas 2, 3 ou 4.

Pode encontrar ligações e comprar bilhetes em ruter.no.

A linha B9, que liga Aker brygge à península do museu Bygdøy, não está incluída no sistema de transportes públicos e é necessário comprar um bilhete a bordo por 79 nok (só pode ser pago com cartão).

Os ferries estão equipados com decks interiores e exteriores que oferecem vistas espectaculares sobre as ilhas e o centro de Oslo.

No interior do ferry encontrará tomadas ou casas de banho.

Bicicletas partilhadas

Se estiver interessado num modo de transporte diferente, ligeiramente mais rápido e mais ativo do que andar a pé, pode alugar uma bicicleta nos bicicletários públicos e bastante movimentados, mediante o pagamento de uma pequena taxa.

A Oslo Bysykkel opera bicicletas partilhadas.

Para desbloquear uma bicicleta, é necessário instalar a aplicação móvel Oslo Bysykkel, através da qual também se paga a viagem.

Os preços são os seguintes:

  • 25 nok - 60 minutos numa bicicleta manual; para uma bicicleta eléctrica, os primeiros 5 minutos da viagem estão incluídos e depois 2,50 nok por minuto.
    • Se exceder uma hora de utilização, ser-lhe-ão automaticamente cobrados 15 nok por cada 15 minutos de utilização.
    • O tempo máximo de aluguer é de 3 horas, após as quais a bicicleta é bloqueada
  • 119 nok - O passe de 72 horas inclui sempre 180 minutos por deslocação. No entanto, o número de viagens durante as 72 horas é ilimitado; no caso das bicicletas eléctricas, apenas os primeiros 2 minutos de viagem estão sempre incluídos, após o que são contabilizados 2,50 nok por minuto.
  • 169 nok - Um passe de 30 dias que inclui 60 minutos por viagem; para as bicicletas eléctricas, apenas estão incluídos os primeiros 2 minutos da viagem, após o que são contabilizados 2,50 nok por minuto
    • A adesão renova-se automaticamente e deve ser cancelada manualmente

Táxi

Apesar dos preços elevados, os táxis são muito populares em Oslo e vê-se uma grande quantidade deles nas ruas.

Pode facilmente fazer sinal a um táxi clássico na rua. A maioria dos taxistas só aceita cartões de crédito e não dinheiro. Os táxis têm sempre taxímetro e o comportamento injusto dos taxistas é absolutamente raro em Oslo.

Pode consultar os preços dos táxis normais no sítio Web da maior empresa de táxis da cidade: oslotaxi.no/en/prices

As aplicações móveis Uber e Bolt são muito utilizadas em Oslo, e a Bolt é normalmente mais barata. No entanto, vale sempre a pena comparar os preços em ambas as aplicações.

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