O Aeroporto de Miami também serve como um dos centros de transporte terrestre da cidade. Várias linhas de autocarros, metro, comboios e várias auto-estradas cruzam-se perto do terminal.
Comboio automático MIA Mover
A partir do terminal, a primeira coisa a fazer para qualquer meio de transporte é apanhar a curta linha de comboio automático MIA Mover para o centro de transportes "Miami Central Station", onde, entre outras coisas, estão localizadas as empresas de aluguer de automóveis.
O comboio é gratuito e funciona 24 horas por dia, a viagem demora cerca de 3 minutos.
Durante o dia, circula aproximadamente uma vez a cada 2 minutos, o intervalo noturno é alargado para 4-5 minutos. Entre as 0:00 e as 4:30, o comboio funciona apenas com um botão de chamada, que se encontra em cada porta da plataforma. Depois de premir o botão, o comboio chegará, o mais tardar, dentro de 4 minutos.
Siga os sinais "MIA Mover" e o comboio não pode falhar. A partir do canto mais afastado do aeroporto de Miami, pode chegar à única estação de comboios em 15 minutos.
Alugar um carro
Se está a planear ir diretamente do aeroporto para explorar a Flórida, a sua única opção é alugar um carro no próprio aeroporto. A partir do terminal, apanhe o comboio MIA Mover acima mencionado até à Estação Central, onde se encontra, à esquerda, um grande edifício com todas as empresas de aluguer de automóveis que operam em Miami.
Reserve sempre o seu carro online com antecedência para garantir a disponibilidade de um modelo específico e um preço significativamente mais baixo.
Um preço comum para um aluguer de 7 dias é de cerca de 400 usd, com carros melhores, como os descapotáveis, a partir de 520 usd para cima.
Se ficar apenas em Miami durante alguns dias após a chegada, recomendamos que utilize os transportes públicos e alugue um carro quando viajar para fora de Miami.
Autocarro para Miami Beach
As melhores opções de alojamento situam-se na zona mais famosa da cidade, Miami Beach. Diretamente do aeroporto, pode apanhar a linha de autocarro expresso 150, que é complementada pela linha J. O autocarro 150 percorre toda a parte sul de Miami Beach, chamada South Beach, enquanto a linha J termina sensivelmente no meio de Miami Beach, na zona de Mid Beach.
- Tempo de viagem: 30-40 minutos, dependendo do destino
- Frequência: 20 minutos (30 minutos depois das 21:00) tanto para a 150 como para a J
- Horário de funcionamento - 6:00-23:40 para a linha 150, 4:30-0:15 para a linha J
- Horário e mapa da linha 150 / linha J
Compre o seu bilhete na máquina de bilhetes antes de entrar na estação. Depois de sair do MIA Mover, vire à direita e deparar-se-á com dois tipos de máquinas. A da esquerda é para o comboio TriRail, não se aplica a si. A máquina da direita é para os bilhetes do Metrobus e do Metrorail, que é a sua. Pode pagar com dinheiro (moedas e notas) e cartões de crédito.
1 viagem (é permitida 1 transferência para o metro) | 2,25 usd |
1 dia (calendário, não 24 horas) | 5,65 usd |
7 dias de calendário | 29,25 usd |
Os passes de um dia e de vários dias são válidos em todos os autocarros Metrobus e Metro em toda a cidade de Miami.
Deve apanhar a primeira escada rolante à esquerda ou o elevador para a plataforma do autocarro. O autocarro 150 pára na plataforma 10, que é a primeira na escada rolante.
Metro para Downtown Miami
Se se dirigir diretamente para o coração de Miami, onde se situa a zona financeira com os seus arranha-céus e grandes hotéis, utilize a linha laranja. Esta linha faz a ligação com o Metromover na estação Government Center, que oferece comboios gratuitos a cada 5 minutos em toda a baixa de Miami.
- Tempo de viagem Government Center / Brickell - 15 / 17 minutos
- Frequência - 15 minutos nos dias úteis e 30 minutos nos fins-de-semana
- Horário de funcionamento - 5:00am-0:20pm
- Informações sobre o metrô de Miami: miamidade.gov/metrorail
A estação de metro do aeroporto está localizada junto às paragens de autocarro e é necessário passar por torniquetes para chegar à plataforma. Os bilhetes podem ser comprados na mesma máquina que os bilhetes de autocarro e têm o mesmo preço:
1 viagem (é permitida 1 transferência para um autocarro) | 2,25 usd |
1 dia (calendário, não 24 horas) | 5,65 usd |
7 dias de calendário | 29,25 usd |
Os bilhetes diários e de vários dias são válidos em todos os autocarros Metrobus e Metro em toda a cidade de Miami.
Mapa dos transportes públicos para o aeroporto de Miami
Táxi
Os táxis são o único transporte que vai diretamente para os terminais. Neste caso, não é necessário utilizar o comboio automático MIA Mover e basta seguir a navegação "táxi" que o levará diretamente para a frente do terminal.
Os preços de/para o aeroporto são fixados por zona, não há burlas aos turistas. Os preços não incluem a gorjeta, que é habitualmente de 10-15%, mas não é obrigatória.
Exemplos de preços de táxi:
- Miami Beach (Sul, Centro) - 35 usd
- Miami Beach (Norte) - 40 usd
- Centro da cidade - Coconut Grove 22 usd
- Coconut Grove - 22 usd
- Tarifa oficial de táxi para MIA
Comboio para Fort Lauderdale e West Palm Beach
Para viajar para norte de Miami para West Palm Beach, utilize a linha de comboio "Tri Rail".
Os comboios circulam das 4:00 às 21:40 a cada 20 minutos de manhã, uma vez por hora até ao meio-dia e uma vez por meia hora à tarde. Os bilhetes custam de 3,50 usd a 6,90 usd dependendo da distância percorrida.
Também pode utilizar o Tri Rail para ir de Miami para outros aeroportos na área metropolitana de Miami - Fort Lauderdale e West Palm Beach.
- Fort Lauderdale: tempo de viagem 45 minutos, preço 3,75 usd
- West Palm Beach: tempo de viagem 105 minutos, preço 6,90 usd
Informações oficiais sobre o Tri Rail podem ser encontradas em: tri-rail.com
Miami Trolley - Transporte gratuito
Para os viajantes mais económicos, o transporte gratuito também é oferecido quando se viaja para Downtown (não para Miami Beach), por mais demorado e inconveniente que seja. A estação Central do Aeroporto de Miami também é servida pela linha Flagami Route de pequenos autocarros no estilo histórico do Miami Trolley.
Ela funciona de segunda a sábado, das 6h30 às 23h, em intervalos de cerca de 30 a 40 minutos, para a área sudoeste de Miami. A Flagami Route não funciona aos domingos. Não há informações sobre os horários nas paragens de autocarro, mas as localizações dos autocarros online podem ser consultadas no sítio Web oficial. A frequência entre ligações é de cerca de 30-45 minutos.
Informações detalhadas também podem ser encontradas no site: miamigov.com/Get-Trolley
Se se dirige para o centro da cidade, tem de sair na paragem 7th St / 37th Ave, caminhar cerca de 300 metros para sul, onde pode fazer a transferência para outra linha do Miami Trolley chamada Little Havana, que atravessa o bairro cubano de Little Havana e o leva até ao distrito financeiro de Brickell.
A partir daí, o comboio automatizado Metromover ou outras linhas do Miami Trolley levam-no de novo à baixa da cidade gratuitamente. Um processo semelhante espera-o no seu caminho para o aeroporto. Na linha Little Havana, saia na paragem NW 2nd Terrace e caminhe 300 metros para norte para embarcar na linha Flagami em direção ao Aeroporto de Miami.
Todo este processo, incluindo a espera, pode demorar até 2 horas, e mencionamo-lo apenas para lhe mostrar que existe um serviço de transporte gratuito para o aeroporto de Miami.
Outras carreiras de autocarro na zona
Para além dos autocarros 150 e J para Miami Beach, existem outros autocarros que partem da estação central de autocarros do aeroporto de Miami. Estes autocarros não são muito úteis, exceto, talvez, se conseguir um alojamento muito barato fora do centro.
Os preços dos bilhetes são os mesmos que os do metro e dos autocarros 150/J.
Clique no número da linha para ver o horário e o mapa.
- Linha 7A - desvio para Downtown Miami, intervalo de 30 minutos, tempo de viagem de aproximadamente 35 minutos
- Linha 37 - uma linha longa que liga os subúrbios ocidentais de Miami, desde Hialeah, a norte, passando pelo aeroporto, até Coral Gables, a sul (mapa e horário), pode ser utilizada como a ligação mais rápida a Little Havana, chegando em cerca de 20 minutos, com um intervalo de 30 minutos
- Linha 42 - outra linha longa que atravessa os subúrbios ocidentais de Opa-locka, a norte, até Coral Gables, a sul. É muito mais ocidental do que a linha 37 e tem pouca utilidade para os turistas
- Linha 57 - vai do aeroporto até à parte sudoeste de Miami e não tem qualquer utilização, exceto possivelmente para alojamentos privados económicos
- Linha 238 - vai do aeroporto em direção aos subúrbios ocidentais até ao Dolphin Mall, passando por vários hotéis nos limites de Miami
- Linha 297 - vai do aeroporto até ao subúrbio norte de Miami Gardens e não tem qualquer utilidade prática para os turistas