O LAX tem um total de 9 terminais. Todos os edifícios estão dispostos num complexo em forma de ferradura à volta do icónico theme building, que alberga o miradouro.
Ver tarifas de hotéis em Los Angeles
Apesar da sua enorme dimensão, a disposição dos edifícios do aeroporto torna-o fácil de ver e as distâncias entre terminais são curtas.
Os terminais são dedicados a companhias aéreas específicas. O seu terminal de partida estará sempre assinalado no seu bilhete. Todas as chegadas internacionais têm lugar no Terminal Internacional Tom Bradley (TBIT), que é o único que dispõe de controlo de imigração.
No entanto, as partidas internacionais são divididas noutros terminais, uma vez que não existe controlo de passaportes quando se parte dos EUA. Por conseguinte, em alguns casos, os voos internacionais não ficarão estacionados no TBIT, onde será transportado através da pista à chegada.
Qual terminal?
De que terminal do aeroporto de Los Angeles partirá o seu voo? Para obter uma descrição clara de todas as companhias aéreas e voos específicos, visite: flylax.com.
- Terminal 1: Air Transat, Allegiant, Breeze Airways, Cayman Airways, Condor, Lynx Air, Norse, Southwest, Sun Country, Viva Aerobus
- Terminal 2: Virgin Atlantic, Westjet
- Terminal 3: AeroMexico, Delta
- Terminal 4: American Airlines (alguns voos a partir do T5)
- Terminal 5: American Airlines (alguns voos a partir do T4), JetBlue, Spirit
- Terminal 6: Air Canada, Horizon, Southern Airways Express
- Terminal 7: United (parte dos voos com partida do T8)
- Terminal 8: United (parte dos voos do T7)
- Terminal B (TBIT = Tom Bradley International): Aer Lingus, Air France, Air China, Air Premia, Air New Zealand, Air Tahiti Nui, All Nippon Airways, Asiana, Austrian, Avianca, British Airways, Cathay Pacific, China Airlines, China Eastern, China Southern, Copa, El Al, Emirates, Eva Air, Fiji Airways, Finnair, Flair Airlines, FrenchBee, Hainan Airlines, Hawaiian, Iberia, ITA Airways, Japan Air Lines, KLM, Korean Air, LATAM, Level, LOT Polish, Lufthansa, Philippine Airlines, Qantas, Qatar Airways, SAS, Saudia, Sichuan Airlines, Singapore Airlines, Starlux, Swiss, Turkish Airlines, Volaris, Xiamen Airlines, Zipair
Para além do edifício principal, o Terminal Internacional B tem um edifício remoto mais pequeno no meio da área do aeroporto (west gates), que está ligado ao terminal principal por um corredor subterrâneo com passadeiras móveis.
A aerogare 5 dispõe igualmente de um edifício remoto no meio da placa de estacionamento dedicado aos voos da American Eagle. A partir do terminal principal 5, as portas de embarque 52B-52I podem ser acedidas através de um autocarro shuttle que circula na pista (aproximadamente de 5 em 5 minutos).
Mapa do aeroporto
Um mapa interativo de todo o aeroporto e de cada terminal pode ser consultado no sítio Web oficial do aeroporto: maps.lawa.org.
Transporte entre terminais
No "lado ar" (zona de trânsito) e no "lado terra" (zona pública), todos os terminais estão ligados por corredores pedonais.
No entanto, devido à disposição dos edifícios em forma de ferradura, pode valer a pena sair, atravessar a área e passar novamente pela segurança quando se desloca de certos terminais. Isto é particularmente verdade quando se desloca dos Terminais 1 ou 2 para os Terminais 5, 6, 7 ou 8.
Um autocarro gratuito também circula entre os terminais (aproximadamente uma vez a cada 5 minutos durante 24 horas) através do lado terra. A paragem do autocarro shuttle entre os terminais está sempre assinalada com um sinal cor-de-rosa com um pictograma do autocarro.
Transferência entre voos
Como é que faço a transferência entre voos de ligação?
Devido à sua localização, o LAX é um ponto de transferência frequente quando se viaja para o Havai, Oceânia, Austrália, Ásia Oriental ou México.
Embora o aeroporto de Los Angeles tenha 9 terminais, os transbordos são relativamente rápidos e bem sinalizados. Se tiver de se deslocar entre terminais, na maior parte dos casos terá apenas de passar para o edifício seguinte.
Quais são os controlos a que sou submetido quando faço o transbordo?
Quais são os procedimentos exactos para cada tipo de transferência?
- Internacional -> Internacional: controlo de imigração e de segurança
- Internacional -> nacional: controlo de imigração e de segurança
- Nacional -> Internacional: sem controlo
- Nacional -> nacional: sem controlo
Tenho de abandonar a zona de trânsito aquando da transferência entre terminais?
Se chegar a Los Angeles num voo internacional, chegará sempre ao terminal B (TBIT). Deve sair da zona de trânsito, passar pela imigração e deslocar-se pela zona exterior entre terminais. O check-in é efectuado novamente e a passagem pela segurança é feita na zona de trânsito.
Se estiver a chegar de outro destino dentro dos EUA, pode dirigir-se diretamente para a porta de ligação, tanto para voos domésticos como internacionais.
Preciso de recolher a minha bagagem?
Se estiver a chegar ao LAX vindo do estrangeiro, deve sempre levantar a sua bagagem e voltar a apresentá-la no balcão de check-in.
Se estiver a voar de um destino dentro dos EUA e tiver uma escala de, no máximo, 8 horas, a sua bagagem será automaticamente transferida. Não importa se continua num voo internacional ou doméstico.
Preciso de me candidatar ao ESTA?
Sempre que sair de um voo internacional, deve recolher as suas bagagens e sair da zona de trânsito.
Por conseguinte, é necessário ter um ESTA eletrónico para entrar nos Estados Unidos (para 21 usd processamento em linha no sítio Web oficial: esta.cbp.dhs.gov).
Quanto tempo demora o controlo de imigração?
Se chegar durante as horas de menos movimento, pode estar na secção pública em 20 minutos, mas especialmente durante a hora de ponta da tarde para quem chega da Europa ou da Ásia, a fila da imigração pode demorar mais de 2 horas.
Se tiver menos de 1,5 horas para fazer a transferência, é aconselhável informar os informadores de que tem uma transferência apertada antes de entrar na fila. Nesse caso, pode ser encaminhado para a fila prioritária.
Se não conseguir a sua ligação garantida devido à duração do controlo de imigração, a companhia aérea providenciará gratuitamente o voo seguinte. No entanto, nestes casos, não será fornecido alojamento a expensas da companhia aérea.
Tenho de passar pelo controlo de passaportes à partida?
Não. Já não existe um controlo de imigração à partida dos EUA.