Ligações no aeroporto Copenhaga

Copenhagen

O aeroporto de Copenhaga é composto por um edifício dividido em 2 terminais. O átrio de chegadas é comum a ambos os terminais e abre numa única saída para o metro, autocarro e comboios.

Ver hotéis perto do aeroporto de Copenhaga

Os terminais são numerados 2 e 3, e costumava haver um terminal "Go" para companhias aéreas de baixo custo, que já não está a funcionar. A distinção dos terminais é utilizada para os balcões de check-in.

Se viajar com bagagem registada ou precisar de um cartão de embarque físico em papel, siga o quadro de partidas à entrada do aeroporto ou a seguinte chave:

  • Terminal 2 - todas as companhias aéreas, exceto as que fazem o check-in no Terminal 3
  • Terminal 3 - SAS, Air Baltic, Alsie Express, DAT - Danish Air Transport, Icelandair, TAP Air Portugal, Wideroe

Para uma melhor orientação, consulte o mapa dos terminais no sítio Web do aeroporto.

Controlos de segurança

Se viajar apenas com bagagem de mão e tiver um cartão de embarque impresso ou no seu telemóvel, pode dirigir-se à segurança em qualquer terminal. Ambos conduzem a uma zona de trânsito comum a todas as portas de embarque.

Utilize os sinais variáveis que lhe dão uma indicação do tempo de espera aproximado em cada ponto de controlo de segurança. Se o tempo de espera for inferior em mais de 10 minutos no posto de controlo mais distante, vale a pena ir para o outro terminal.

O aeroporto de Copenhaga é conhecido pelos seus tempos de espera subitamente muito longos nos controlos de segurança.

Especialmente na hora de ponta da manhã (entre as 5:30 e as 7:00), a fila de espera pode chegar aos 45 minutos. O aeroporto não permite que se pague um suplemento pelo serviço de fast-frack para todos os passageiros, por isso, chegue sempre pelo menos 2 horas antes da partida.

Zona de trânsito

A área atrás da segurança é comum aos dois terminais e está dividida em várias secções. As portas de embarque estão assinaladas com as letras A, B, C, D, E, F.

As partidas para os países não pertencentes ao espaço Schengen são sempre efectuadas pelas portas C15-C40, D101-D104 ou F101-F105, às quais se acede através do controlo de passaportes. Por vezes, podem formar-se filas de espera de mais de 30 minutos.

Se estiver a voar para um país não pertencente ao espaço Schengen, esteja no aeroporto 2,5 horas antes da partida para estar seguro.

Os números específicos das portas de embarque aparecem em Copenhaga cerca de 45-65 minutos antes da partida. Até lá, é obrigado a passar o seu tempo numa zona central com lojas, restaurantes e lugares sentados mínimos.

Transferências entre voos

O aeroporto de Copenhaga é um aeroporto muito simples para transferências. Não tem de lidar com diferentes terminais quando muda de avião, pois todas as portas de embarque se encontram numa área comum.

As distâncias não são longas, mas o aeroporto não dispõe de passadeiras rolantes (travelators), pelo que pode caminhar 15 minutos de uma ponta à outra do terminal.

O tempo de transferência é sempre o tempo que consta do seu bilhete, se viajar com uma única reserva. Normalmente, em Copenhaga, é possível mudar de voo em cerca de 30 minutos.

Existem três tipos de transferências:

  • Schengen -> Schengen: não tem de passar por nenhum controlo. Sai do avião diretamente para a área de partidas, onde só tem de encontrar o número da porta de embarque do voo de ligação no quadro.
  • Schengen -> Não-Schengen: passa apenas pelo controlo de passaportes. Sairá novamente do avião diretamente para a área de partida, esperando o voo de ligação nas portas C, D ou F.
  • Não Schengen -> qualquer voo: independentemente do seu destino, tem sempre de passar por um controlo de segurança de trânsito especial, onde não há filas muito longas. Em todos os casos, passa-se também pelo controlo de passaportes.

Para obter informações oficiais, perguntas e respostas sobre a transferência entre voos, consulte o sítio Web do aeroporto.

Este artigo pode conter ligações de afiliados a partir das quais a nossa equipa editorial pode receber comissões se clicar na ligação. Consulte a nossa página Política de publicidade.