O aeroporto é composto por dois edifícios separados por cerca de 200 metros. Os terminais não estão ligados por um corredor interno, mas o acesso pedonal à zona pública exterior é possível através de um passadiço assinalado.
Os terminais estão divididos de acordo com as companhias aéreas que os servem.
Um mapa claro do aeroporto está disponível no sítio Web oficial: airport.az/en/map.
Terminal 1
O Terminal 1 data de 2014 e é uma obra-prima arquitetónica extraordinária. O átrio é anormalmente enorme para um aeroporto com vários elementos de design no interior. É arejado e com muitos lugares sentados, a orientação é muito fácil para os passageiros que chegam ou partem, bem como para os que estão apenas em transferência.
O terminal 1 recebe os voos das seguintes companhias aéreas
- Aeroflot
- Air Arabia
- Air Astana
- Air Baltic
- AJet
- Azerbaijan Airlines (os voos domésticos e os voos para a Geórgia e alguns destinos turcos são efectuados a partir do Terminal 2)
- Azimute
- Belavia
- China Southern Airlines
- Flydubai
- FlyArystan
- FlyNas
- Gulf Air
- Iraero
- Iran Air
- Jazeera Airways
- Kuwait Airways
- LOT
- Lufthansa
- Pegasus Airlines
- Pakistan International Airlines
- Qatar Airways
- Qazaq Air
- Redwings
- Rossiya
- Turkish Airlines
- UTair
- Uzbekistan Airways
Terminal 2
O terminal 2 é um edifício separado a cerca de 200 metros do terminal 1. Para fazer a transferência entre eles, é necessário recolher a bagagem e passar pelo controlo de passaportes e alfândegas.
Este terminal é mais antigo e tem consideravelmente menos espaço, mas há poucos voos a partir deste terminal, pelo que também há muitos lugares sentados aqui.
O terminal 2 é utilizado pelas seguintes companhias aéreas
- Azerbaijan Airlines (voos domésticos e voos para a Geórgia + alguns destinos turcos)
- Israir
- Wizz Air
Transferências entre voos
A extensa rede da Azerbaijan Airlines faz de Baku um ponto de ligação relativamente importante na Transcaucásia e na Ásia Central.
Só é possível efetuar um transbordo dentro da zona de trânsito se tiver adquirido o seu bilhete numa única reserva (transbordo garantido).
Neste caso, a sua bagagem será automaticamente transferida e não terá de se preocupar com ela em Baku.
Não é necessário sair da zona de trânsito, mesmo que tenha combinado o seu transbordo a partir de dois bilhetes, que viaje apenas com bagagem de mão e que já tenha um cartão de embarque para o voo de ligação.
Procedimentos de transferência
Ao sair do avião, procure o sinal "Área de transferência" que o encaminhará para os balcões de venda de bilhetes para validar o seu cartão de embarque.
Em seguida, passará pelo posto de controlo de segurança reservado aos passageiros em transferência diretamente para a zona da porta de embarque.
Devido à dimensão relativamente pequena do terminal, o tempo líquido de transferência tende a situar-se entre 30 e 45 minutos.
Não há controlo de passaportes durante o processo de transferência.
Transferência entre terminais
Se tiver de efetuar um transbordo entre os terminais 1 e 2 no âmbito de uma transferência internacional, não precisa de sair da zona de trânsito nem de obter um visto para o Azerbaijão.
Um autocarro gratuito circula no asfalto (ou seja, dentro da zona de trânsito - lado ar).
Depois de sair do avião, deve contactar o pessoal do balcão de informações, uma vez que o autocarro só está disponível mediante pedido (está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana).
Tenho um voo com bilhete único de TBS para DEL com uma mudança de voo em GYD. A minha bagagem é registada. No entanto, não sei como fazer o trânsito entre o meu voo de entrada, que aterra no T2, e o meu voo de saída, que aterra no T1. Como cidadão australiano, preciso de um visto para entrar no Azerbaijão. Contactei a minha companhia aérea (Azerbaijan Airways), que NÃO me pode informar. Telefonei e enviei uma mensagem de correio eletrónico para o aeroporto GYD, que NÃO me pode informar. Enviei uma mensagem de correio eletrónico para o departamento de imigração do Azerbaijão. Se não me puderem informar, desisto, peço um reembolso e voo via Riade.
Editei o texto. Existe um autocarro de transporte entre os terminais 1 e 2, pelo que não sairá da zona de trânsito, pelo que não é necessário visto.
Muito obrigado
Esta informação está actualizada?
A AZAL deu a entender isto no seu sítio Web, mas foi escrito em 2019.
É incrível que os funcionários da GYD e da AZAL não tenham conseguido dar-me esta informação.
Segredos de Estado, acho eu. Neste caso, não o consideraria um erro, mas sim um "enriquecimento cultural". Na altura, procurei informações sobre os caminhos-de-ferro do Azerbaijão - sem sucesso.